Na Semana do Meio Ambiente a Patrulha Ambiental desenvolveu várias ações de preservação, doação e educação ambiental na região onde desenvolve seus trabalhos.
A primeira atividade foi entregar o Gato Macambira (Leopardus emiliae) resgatado na cidade de Simões – PI, à equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS – TANGARA, órgão da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco. Estima-se que nos próximos 15 anos, ou três gerações, ocorrerá um declínio de pelo menos 10% dessa população, (pesquisa realizada em 2013) principalmente pela perda e fragmentação de habitat causado pela expansão agrícola.
Há conectividade com as populações dos países vizinhos, mas não existem informações sobre a dinâmica fonte-sumidouro. Portanto, a espécie foi categorizada como vulnerável (VU) C1. Outra atividade foi o resgate de 06 (seis) pacus (Forpus xanthopterygius), também conhecido como tuim, cuiúba, chuim, periquitinho. O menor psitacídeo do Brasil, foram resgatados no distrito de Gergelim – Araripina – PE, onde segundo o informante, a árvore onde se encontrava o cupim, que servia de ninho foi derrubada.
E no Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Patrulha Ambiental se deslocou até a comunidade do Sitio Samambaia – Araripina – PE, e realizou a distribuição de 150 mudas de plantas nativas e frutíferas, Oiti (Licania tomentosa), Barriguda (Cavanillesia arborea), Cedro (Cedrus) e Jaca (Artocarpus heterophyllus).
Essa ação teve a ajuda do empresário Anderson da empresa AGROTOP que contribuiu com o combustível para o recolhimento das mudas no viveiro e deslocamento até a comunidade.
Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.
Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.
Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.
Fotos: Patrulha Ambiental
Imagens: Google
Fonte: https://www.icmbio.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário