No dia 6 de fevereiro é comemorado o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do nosso Meio Ambiente e pelo desenvolvimento sustentável. A natureza é um grande patrimônio da humanidade, do qual depende a nossa sobrevivência.
Na região do Araripe, divisa dos Estados do Piauí, Pernambuco e Ceará pode-se contar com a equipe da Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe que desenvolve trabalhos de educação ambiental, reflorestamento (através de doação de mudas), resgate de animais em risco, recebimento de animais aprisionados entregues pela população (para reintegração a seu habitat), visitas a locais que esteja ocorrendo algum dano ambiental, orientações a agricultores sobre suas Reservas Legais e implantação do Cadastro Ambiental Rural – CAR, dentre outros assuntos ligados à preservação do meio ambiente.
A Patrulha Ambiental tem seu corpo técnico formado por Gestores Ambientais, Agrônomos, Engenheiros Ambientais, Engenheiros Florestais, Veterinário e Biólogo, que doam seus serviços, quando solicitados, às causas que envolvem a preservação dos recursos naturais e de nossa Fauna.
Todos os dias devemos exercer nossa responsabilidade socioambiental na sociedade através de práticas sustentáveis. Entretanto, existe uma data oficial para homenagear quem tem maior autoridade no assunto. Por isso 06 de fevereiro, comemoramos o Dia do Agente de Defesa Ambiental no Brasil.
Responsável por proteger áreas verdes e a biodiversidade, o agente está presente em muitas áreas do território nacional, conforme estipulado na Constituição Federal de 1988, art. 225 referente ao Direito Ambiental.
O Agente de Defesa Ambiental nada mais é do que um guardião oficial do patrimônio natural de um país. Ele é responsável por impedir devastações, exploração florestal, caça ilegal, dentre outras irregularidades determinadas pelo Ministério do Meio Ambiente.
A profissão de agente também entra na lista dos empregos sustentáveis, das quais as funções assemelham-se os guardas florestais, engenheiros e gestores ambientais, capazes de realizar relatórios sobre a situação de uma área verde e quais os riscos que ela pode enfrentar caso haja maior incidência de fenômenos ligados ao aquecimento global.
Outro compromisso do agente é, não só supervisionar, mas ensinar práticas sustentáveis nas demais esferas sociais. Por isso, ele está presente em setores públicos e privados como professores de ecologia e profissionais que coordenam projetos de educação ambiental destinados a crianças, jovens e até mesmo adultos. Além disso, você também pode ser um agente no seu dia a dia.
Fonte/ Fotos - Patrulha Ambiental
Nenhum comentário:
Postar um comentário