No dia 4 de junho, o Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade promove conferência em Petrolina para tratar dos problemas do uso de agrotóxicos na região do Vale do São Francisco. O evento será realizado no auditório do Sest-Senat, localizado na rua Souza Leão, 10, quilômetro 2.
Durante a conferência trabalhadores rurais da região e pessoas interessadas poderão fazer propostas para reverter o quadro atual. Também será possível denunciar irregularidades para que os órgãos de controle abram investigação. A conferência ainda tem como objetivo organizar um Fórum regional que articule os atores da região para enfrentamento do problema.
De acordo com o grupo, composto por várias entidades, a situação do uso de agrotóxicos em Pernambuco é preocupante e precisa ser urgentemente revertida. Além do desrespeito à legislação que protege os trabalhadores, notadamente na região da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco e outras regiões produtoras de hortifrutigranjeiros, o problema atinge também os consumidores, por estarem comprando produtos com índices elevados de substâncias nocivas.
Para saber mais sobre o evento, acesse facebook.com/ForumAgrotoxicosPE ou se comunique através do emailforumagrotoxicospe@gmail.com.
Programação
7h30 – Credimento
8h – Abertura
8h30 – Mesa temática: Agrotóxicos, Saúde e Ambiente: como reverter a contaminação dos alimentos, trabalhadores e sociedade?
10h – Recebimento de denúncias
12h30 – Intervalo
14h – Elaboração de plano de ação para o Estado
16h30 – Encerramento
Fórum
O Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade se propõe a ser um espaço de diálogo, articulação e ação entre os diversos atores envolvidos no problema. Desde 2001, o Fórum vem atuando com o objetivo de articular ministérios públicos, órgãos governamentais, sociedade civil e movimentos sociais para uma abordagem intersetorial do problema do uso de agrotóxicos. Apesar dos avanços pontuais conquistados, o uso indiscriminado de agrotóxicos tem aumentado no Brasil e em Pernambuco.
Da ASCOM/ MPT
Nenhum comentário:
Postar um comentário