Um lugar encantador, histórico, cultural, de riquezas naturais, no inverno coberta por uma leve neblina, com diversas fontes, local montanhoso (alto), vem atraindo diversos turistas e empresários curiosos para uma cidade que conta, apenas, com 24 mil habitantes. Assim é o município de Areia, localizado no estado da Paraíba do qual desperta olhares e ouvidos atentos, apresentando seu potencial para diversas localidades brasileiras que desejam desenvolver o turismo em suas cidades.
Com o projeto “Empreender e Acolher no Araripe”, sendo executado na região pelo SEBRAE-Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, promoveu entre os dias 23 a 25 de abril, uma visita técnica na cidade de Areia (PB) com foco na experiência do desenvolvimento através do turismo. A cidade paraibana é referência nacional e internacional na produção econômica associada ao turismo através da exploração sustentável das belezas naturais.
Uma equipe formada pela gestora do projeto, Rossana Webster, consultores Jaqueline Freire e Jorge Roseno, membros do Comitê de Turismo do Sertão do Araripe das cidades de Araripina, Trindade, Ipubi, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Moreilândia, Bodocó e Exú, além de empresários e outros convidados tiveram o prazer de conhecer a história de Areia na sua particularidade, apresentada pela guia turística Gabi.
Hospedados em uma pousada charmosa com o nome de Aconcheg’art da dona Leda, diversos locais foram visitados ao exemplo da Casa Museu Pedro Américo, com inúmeras réplicas dos quadros do mais célebre cidadão areiense - entre elas a famosa obra "O Grito do Ipiranga", encomendada por Dom Pedro II, a Igreja matriz Nossa Senhora da Conceição (construída em 1813), a Igreja dos Escravos, o Colégio Santa Rita (das Irmãs Franciscanas, alemãs), Espaço da Arte, criada por uma associação de artesãos, Restaurante Rural Vó Maria, Hotel Fazenda Triunfo, o povoado de Pilões (a beleza de toda sua origem, na sua religiosidade e a fomentação de eventos esportistas), a Vila Santa Maria - o sítio do Mel (do qual a equipe seguiu em pau de arara), Várzea do Coaty - Caminhos do Engenho e para fechar com chave de ouro, a equipe realizou sua visita a Cachaçaria Triunfo, uma das mais tradicionais da Paraíba produzida pelos empresários Antônio Augusto e pela simpática Maria Júlia, construída com muita dificuldade e criatividade, sendo elas válidas e superadas,transformando-se atualmente em um grande empreendimento, aberto aos turistas que desejam conhecer sua história de sucesso.
A cidade de Areia, fica a 130km de João Pessoa, vive sua beleza das décadas passadas, com seu tombamento histórico, Areia é apenas calçada, não podendo ser asfaltada, além de suas belas residências tendo suas características permanentes desde a sua construção centenária. O que pudemos observar é a ausência e a necessidade da sua municipalização no Trânsito.
Com seu primeiro teatro, Universidade federal, negros refugiados, primeira cidade a construir o jornal impresso, recebe estudantes de países como a Espanha para realizar estudos na área do turismo, foi a segunda cidade do Brasil a decretar a abolição da escravatura antes mesmo da lei ser assinada pela Princesa Isabel. Possui 117 engenhos, uma banda filarmônica centenária, entre tantas outras conquistas a cidade fará seus 150 anos em 18 de maio deste ano.
Após todo este encontro turístico e cultural, a equipe do SEBRAE realizou junto aos seus participantes um relatório final, avaliando o resultado e o que foi extraído para ser implantado e fomentado em suas cidades.
“Saímos todos encantados e muito honrados pelo SEBRAE em nos proporcionar tamanha oportunidade de aprendizado sobre como podemos elevar nossas cidades nas suas potencialidades turística e cultural”, disse Ana Abrantes, jornalista e futura empreendedora do turismo na região.
Por Ana Abrantes
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