Mais um grande avanço tecnológico para Olinda. No mês em que comemora 480 anos, o município ganha um presente que representa muito para o seu desenvolvimento.
O nome da cidade passou a integrar a lista de cidades inteligentes que foi anunciada na última segunda-feira (16), na CeBIT 2015 - a maior feira mundial de tecnologia da informação e comunicação – realizada em Hannover, Alemanha.
O objetivo da iniciativa é acelerar a adaptação de normas, com base em tecnologia FIWARE, buscando o desenvolvimento de aplicações e soluções para smart cities (cidades inteligentes).
A proposta é uma iniciativa da Open & Agile Smart Cities e visa transformar as cidades contempladas em motores de crescimento e inovação.
Cidades de Portugal, Finlândia, Bélgica, Itália e Espanha também fazem parte da lista de 31 localidades escolhidas. No Brasil, além de Olinda, estão inclusas ainda as cidades de Anápolis, Porto Alegre, Vitória, Colinas de Tocantins e Taguatinga.
O projeto, que tem o apoio do Banco Mundial, é uma iniciativa do Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia da Frente Nacional de Prefeitos e da União Europeia.
“A ideia é criar uma rede de cidades que possam desenvolver, através da tecnologia, projetos sustentáveis que proporcionem o desenvolvimento e o bem-estar da população, melhorando, consequentemente, os serviços oferecidos por estes municípios”, explica Cláudio Nascimento, diretor de tecnologia de Olinda.
Do Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário