Autoridades, pecuaristas, expositores e visitantes prestigiaram a abertura da 73ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, ontem (16), no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. O evento comemora um marco importante: é a primeira edição após Pernambuco ter recebido certificado internacional de área livre de febre aftosa com vacinação, em maio deste ano.
A declaração de território livre - concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal - permitiu que o estado expusesse, pela primeira vez, espécies das raças de ovinos Santa Inês e caprinos Boer e Anglo Nubiano. A medida suspendeu as restrições impostas há 14 anos pelo programa de combate à febre aftosa.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos destacou a dimensão da integração que o evento proporciona. “Essa exposição tem possibilitado o envolvimento de vários segmentos da agropecuária pernambucana. Produtores, criadores, pecuaristas, agricultores familiares, artesões, assentados da reforma agrária, indígenas e quilombolas transformaram este espaço em um grande encontro, fundamental para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou.
O secretário também ressaltou os investimentos realizados na agropecuária leiteira. "Enfrentamos a seca de cabeça erguida, investindo no momento emergencial, levando água onde era necessário e alimentação dos animais onde precisava", lembrou.
O governador João Lyra Neto participou da solenidade e recordou "a força e a tradição" da genética do rebanho pernambucano. O chefe do Executivo estadual também falou que Pernambuco vive um novo ciclo, que requer uma política para que os pequenos pecuaristas se tornem empreendedores e microempresários.
O presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha, destacou os ganhos com a superação da barreira sanitária. "Nos anos anteriores, como tínhamos essa restrição da circulação dos animais, a exposição tinha quatro ou cinco estados. Hoje, com Pernambuco com área livre, estamos com 18 estados expondo", comemorou. Nesta edição, a exposição conta com pecuaristas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Goiás, além de expositores de todo o Nordeste.
A exposição também conta com 150 estandes que expõem maquinário, tratores, veículos leves e utilitários, motos, equipamentos de irrigação, coleta e resfriamento de leite e implementos agrícolas.
Os interessados em orientação financeira para obtenção de crédito e em novidades de pesquisas agropecuárias podem acompanhar a programação de palestras promovidas no local. Os secretários estaduais Ivan Maurício (Imprensa) e Alessandro Carvalho (Defesa Social) também prestigiaram a abertura do evento.
SERVIÇO - Os visitantes podem conferir a exposição até o próximo domingo (23), no Parque Professor Antônio Coelho (Parque do Cordeiro), localizado na Avenida Caxangá, s/n, Zona Oeste do Recife. Com entrada grátis, o espaço está aberto para visitação das 8h à meia-noite.
Da ASCOM/ Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário