A lona de circo do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um sucesso. Todos os dias, o espaço, com capacidade para 1.300 pessoas, fica lotado por famílias que buscam a alegria do circo. Até 26 de julho, o FIG recebe 11 espetáculos de circos, trupes e companhias e artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
A lona de circo está montada, na Avenida Caruaru, ao lado do Terminal Rodoviário, as apresentações acontecem às 16h. A entrada é gratuita. Os ingressos são distribuídos no local, das 13h30 às 15h. Cada pessoa pode receber até três ingressos. A comunidade quilombola do Castainho– a 5km de Garanhuns – e as ruas do centro comercial de Garanhuns também recebem atrações circenses. Já passaram pelo picadeiro do FIG, os Irmãos Brothers (RJ), o Circo Alves (PE) e a Cia. Brincantes de Circo (PE).
A assessora de arte circense da Secretaria de Cultura de Pernambuco, SuenneSotero, explica a diversidade de espetáculos que estão na programação. “O circo é uma linguagem milenar que vem se modificando com o tempo. Não existe esta história de que o circo está morrendo. Na programação do FIG, selecionamos circos itinerantes, companhias, trupes e artistas, que irão apresentar as gags clássicas, números contemporâneos e que mostram as habilidades de força, destreza e beleza”, destacou.
Um dos destaques da programação é a Mostra de Números Circenses, que será realizada na sexta-feira (25), com sessões às 14h e 16h. A mostra terá como mestre de cerimônias o ator Williams Sant’Anna e contará com a banda “Orquestralhaço” (Caravana Tapioca – PE), tocando músicas autorais ao vivo durante os números. Será uma chance imperdível para o público ver exibições de malabares, magia, tecido acrobático, palhaço, equilíbrio, acrobacia aérea cômica, monociclo e malabares cômicos, todas apresentadas por artistas pernambucanos. Para completar a mostra, foram convidados dois artistas de São Paulo, Cesar Rossi e Victor Abreu, que apresentam a roda cyr e o mastro chinês, modalidades sem praticantes em Pernambuco.
FIG comemora uma década de Virtuosi em Garanhuns
Começouontem a programação do Virtuosi na Serra no Festival de Inverno de Garanhuns. Pelo décimo ano consecutivo, o evento idealizado e produzido pelo casal Ana Lúcia Altino e Rafael Garcia terá quatro dias de programação na Catedral de Santo Antonio, localizado no centro da cidade. A entrada é gratuita.
O Virtuosi na Serra completa uma década com uma programação especial que reúne grandes músicos em uma programação diversificada, com a interpretação de clássicos de Schubert, Ravel, Chopin e Debussy. Um dos pontos altos do evento será na próxima quinta, com o pianista Arthur Moreira Lima, que se apresenta acompanhado pela Orquestra Jovem de Pernambuco e regência de Rafael Garcia. No programa, peças para piano solo e um concerto de Tchaikowsky para piano e orquestra.
A atração de abertura, foi o Duo Gastesi-Bezerra, formado pela espanhola EstibalizGastesi e o pernambucano Marcio Bezerra. Eles se apresentam em concerto especialmente preparado para o Virtuosi, uma programação a quatro mãos, voltada principalmente para compositores contemporâneos.
O Duo recebeu recentemente os concorridos Encore Grant, do Fórum de Compositores Americanos, e o Gene GutchëPerformance Incentive Fund, concedido pelo Schubert Club (EUA). É o duo oficial de piano na Universidade de Palm Beach, Atlantic City (EUA). No FIG, serão apresentados trabalhos de Schubert e Ravel, mais Dimitri Cervo (Toccata), Justin Rubin (Messe), Lola Perrin (BeforeSleep) e EdinoKrieger (Sonata).
A programação do 10º Virtuosi na Serra termina na sexta, com um duo formado pelo violoncelista russo Adrian Daurov e a pianista chinesa/americana Di Wu, que interpretarão “Prelúdios Livro I” de Claude Debussy e “Sonata para cello e piano em sol menor, Op. 19”, de Sergei Rachmaninoff.
Confira a programação:
Quarta, 23.07
21h – TAMILA SALIMDJANOVA
Vencedora do Concurso Internacional BNDES de Piano 2012
J.S.BACH/F.BUSONI [1866-1924]
Chaconne em ré menor, BWV 1004
Claude DEBUSSY [1862-1918]
Estampes
Frédéric CHOPIN [1810-1849]
Polonaise em fá sustenido menor, Op.44
Serguei PROKOFIEV [1891-1953]
Sonata Nº 7 em Si bemol maior, Op. 83
Quinta, 24.07
21h – Arthur Moreira Lima (piano) / Orquestra Jovem de Pernambuco / Rafael Garcia (regência)
Sexta, 25.07
21h – ADRIAN DAUROV, cello / DI WU, piano
Claude DEBUSSY [1862-1918]
Prelúdios Livro I
Sergei RACHMANINOFF [1873-1943]
Sonata para cello e piano em sol menor, Op. 19
Fonte: Secretaria de Cultura de Pernambuco
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário