Atividade econômica em expansão em todo o mundo, principalmente no Brasil, a apicultura é tema do encontro que acontece nos dias 12 e 13 de junho na cidade de Araripina. Trata-se do 9º Encontro Estadual de Apicultura, que tem entre seus objetivos incentivar os produtores rurais e apicultores potenciais em relação às práticas apícolas e fortalecer a cadeia produtiva da apicultura tanto no Sertão do Araripe como no restante do estado.
O evento é uma realização do Sebrae em Pernambuco e tem como tema Pernambuco – Uma colmeia de desenvolvimento. A programação é composta por minicursos, palestras e exposições, além de visitas técnicas e debates com produtores, empreendedores e pesquisadores.
Entre os temas que serão discutidos estão a atuação nacional e regional do Sebrae no setor apícola; a viabilidade da atividade no estado; o manejo apícola de alta produtividade; e a colheita higiênica do mel; entre outros. A expectativa é que o encontro tenha a participação de 200 apicultores da região do Araripe, cidades vizinhas e demais regiões do estado.
Economia – A apicultura é uma atividade econômica viável que não degrada o meio ambiente, sendo considerada uma das poucas que incentivam a preservação da flora. No estado, apesar da forte estiagem que prejudicou a atividade em 2011 e 2012, a cadeia da apicultura está se reerguendo, recebendo investimentos de instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa.
Reconhecida pela vocação no setor apícola, a região do Sertão do Araripe é formada por onze municípios produtores de mel que respondem por 75% da produção do estado. Em 2011, a região produziu 1.753 toneladas do produto, fazendo com que o estado passasse de 9º para 8º maior produtor de mel do Brasil, com 2.350 toneladas (de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE referente ao ano de 2011).
Da ASCOM SEBRAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário