O envelhecimento da população é um fato. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida do brasileiro, hoje, chega aos 72,7, mas a estimativa é de que essa idade ultrapasse os 81,2 até 2050. Atenta a isso, a comunidade médica tem se esforçado para tentar garantir uma melhor qualidade de vida para as pessoas com mais de 50 anos. Nesta quarta-feira (15), foi lançada em Sao Paulo, a campanha "Previna-se: encare a vida de peito aberto", que tem o objetivo de alertar a população idosa sobre o risco de morte causado por doenças pneumocócicas, em especial a pneumonia bacteriana. As doenças causadas pelo pneumococo são responsáveis por 1,6 milhão de mortes no mundo. Isso significa o triplo de mortes causadas pela gripe.
A campanha tem a atriz Regina Duarte como madrinha e é uma realização da parceria entre as sociedades brasileiras de Geriatria e Gerontologia, Imunização, Infectologia, Pneumologia e Tisiologia, além do apoio da Pfizer do Brasil. O projeto possui ações de abrangência nacional, inclusive contando com uma plataforma digital (hotsite, fanpage, canal no YouTube, além de um aplicativo, que ainda está em desenvolvimento).
Além do lançamento da campanha, o evento também serviu para apresentar uma nova indicação para a vacina Prevenar 13, usada até hoje apenas para a imunização das crianças com idades até os 6 anos. A nova indicação foi apresentada para o público maior de 50 anos, uma vez que as pessoas com essa faixa etária é a maior afetada pela pneumonia bacteriana, uma das doenças pneumocócicas mais graves na melhor idade.
Um dado alarmante sobre o problema é que a pneumonia na maturidade foi responsável pela internação de 16.462 brasileiros com mais de 50 anos, no Sistema Único de Saúde (SUS), somente em janeiro deste ano. Outro dado preocupante quanto ao tema é o alto número de mortes: a doença causa sete vezes mais mortes entre os maiores de 50 anos do que nos jovens.
De acordo com os especialistas, a vacina estará disponível em breve no serviço particular de vacinação e o preço previsto, em média, será de R$ 250, sendo dose única nos adultos - em crianças são realizadas três doses.
Marília Banholzer*
Do NE10
Nenhum comentário:
Postar um comentário