ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENERGIA ELÉTRICA - BLECAUTE DEIXA QUASE 1000 CIDADES ÀS ESCURAS


Trinta e seis cidades de Pernambuco ficaram às escuras por cerca de 35 minutos, ontem à noite, após problema ocorrido na Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná. Além de Pernambuco, outros oito Estados do País ficaram sem energia elétrica (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), além de boa parte do Paraguai. O Rio de Janeiro foi o Estado que mais sofreu com o blecaute. Até o fechamento desta edição, à meia-noite, alguns Estados permaneciam sem energia.

Em entrevista ontem à noite ao Jornal da Globo, a diretoria de Itaipu informou que aproximadamente 800 cidades do País tiveram problemas de energia. A informação inicial era de que ainda não se sabia o que teria causado o blecaute, embora existisse a suspeita de que o mau tempo no Paraná tenha provocado a pane. Dependendo do problema, o restabelecimento total de energia em algumas partes do País poderia demorar entre um e dois dias.

De acordo com a Celpe, na Região Metropolitana do Recife foram atingidas as cidades do Recife (parte dos bairros do Espinheiro, Aflitos, Parnamirim, Rosarinho, Cordeiro e Bongi), Olinda, Camaragibe (Aldeia), Cabo de Santo Agostinho (Pontezinha), São Lourenço da Mata e Moreno.

Na Zona da Mata do Estado, foram atingidas pelo apagão as cidades de Palmares, Carpina, Nazaré da Mata, Limoeiro, Paudalho, Glória do Goitá, Passira, Timbaúba, Vicência e Condado.

No Agreste, o problema na hidrelétrica de Itaipu deixou às escuras as cidades de Lajedo, Águas Belas, Garanhuns, Arcoverde, Bom Conselho, Ibimirim, Sertânia, Buíque, Bezerros.

A região pernambucana que teve mais cidades atingidas pelo blecaute foi o Sertão, 11 no total. Faltou energia elétrica em Cabrobó, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Araripina, Exu, Serra Talhada, Flores, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Tabira.

A falta de energia elétrica aconteceu por volta das 21h12, horário do Recife, e só foi restabelecida completamente em Pernambuco às 21h47. Com o apagão, vários semáforos de vias movimentadas, como as Avenidas Norte e Rui Barbosa, ficaram apagados, dificultando o tráfego. Não foram registrados, entretanto, acidentes provocados por conta do blecaute.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS) foram perdidos 17 mil MW de potência, o que equivale à potência geral do Estado de São Paulo.

OUTROS ESTADOS

Em São Paulo, os trens do metrô pararam de funcionar. No Rio de Janeiro, o problema prejudicou a circulação de veículos nas principais vias da cidade, como a Linha Amarela e Avenida Brasil, devido à falta de funcionamento da sinalização. O governador Sérgio Cabral solicitou alerta máximo à Guarda Municipal na capital fluminense. Segundo ele, a medida foi preventiva.

Fonte-JC

Nenhum comentário: