ARARIPINA

ARARIPINA

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

36ª - BOTAFOGO BATE O LÍDER E ESCAPA DA ZONA DE DEGOLA


RIO – O São Paulo foi derrotado, ontem, pelo Botafogo, por 3x2, no Engenhão, mas acabou sendo beneficiado com o empate do Flamengo diante do Goiás, no Maracanã. Com os resultados finais da rodada, o tricolor do Morumbi se manteve na liderança do Campeonato Brasileiro, com 62 pontos, contra 61 dos rubro-negros. Com o resultado, os botafoguenses chegaram aos 44 e podem se livrar da zona de rebaixamento já na próxima rodada, quando enfrentam o Atlético-PR, na Arena da Baixada. Os São-paulinos pegam o Goiás, no Serra Dourada.

Com a vantagem de atuar em casa, o Botafogo procurou impor sua velocidade nos instantes iniciais. Extremamente recuado e sem saída de jogo, o São Paulo foi castigado. Aos 14 minutos, Jóbson cortou Renato Silva na meia esquerda e mandou uma bomba no ângulo de Rogério Ceni.

Depois do gol e da parada técnica para hidratação devido ao calor, o panorama da partida mudou. O São Paulo ficou com maior posse de bola, mas só acordou mesmo nos minutos finais do primeiro tempo. Aos 42 minutos, Marlos exigiu grande intervenção de Jefferson em chute de fora da área.

Finalmente no último lance antes do intervalo, veio o empate. Junior Cesar caprichou no cruzamento da esquerda e encontrou Washington na área. O centroavante subiu mais do que Wellington e colocou a bola no canto direito de Jefferson.

Equilibrado, o segundo tempo apresentou grandes emoções aos torcedores das duas equipes. Aos 13 minutos, o São Paulo virou com gol de Jorge Wagner, que recebeu passe de Washington na área. Logo em seguida, novo empate carioca, em jogada confusa, em que Jóbson cruzou para o complemento de Renato.

Aos 25 minutos, a situação ficou mais complicada para o São Paulo com a expulsão de Richarlyson por falta em Victor Simões. O Botafogo partiu para cima, mas não conseguiu a penetração. Aos 39 minutos, foi a vez de o time carioca perder um atleta, com o cartão vermelho de Juninho por falta em Wellington.

No fim, o golpe final do Botafogo. Jobson invadiu a área, cortou Miranda e definiu: 3x2.

FLAMENGO PERDE CHANCE DE LIDERAR

O Flamengo entrou em campo para enfrentar o Goiás sabendo que uma vitória o colocaria na liderança do Campeonato Brasileiro. Isso porque, mais cedo, o São Paulo havia perdido para o Botafogo. Porém, para frustração de mais de 83 mil torcedores, o rubro-negro não aproveitou a “brecha” do rival paulista e ficou apenas em um empate por 0x0. Com o resultado, o time da Gávea, em segundo lugar, está a um ponto do tricolor, que soma 62. Já os goianos, com 51, estão em nono.

Na próxima rodada, domingo, o Flamengo vai até Campinas para enfrentar o Corinthians, no Brinco de Ouro da Princesa. Já o Goiás recebe, por coincidência, o São Paulo, no Serra Dourada.

Antes da partida, a torcida do Flamengo deu um show nas arquibancadas do Maracanã. Em um bonito mosaico, os torcedores “escreveram” a frase “a maior torcida do mundo faz a diferença”. Porém, ontem, não fez.

Quando a bola rolou, o que se viu foi o Goiás melhor organizado, com o Flamengo errando muitos passes. O time esmeraldino criou as melhores chances do primeiro tempo. Tanto que o goleiro Bruno foi um dos destaques. Na descida para o intervalo, a torcida rubro-negra pediu raça aos jogadores.

O segundo tempo começou com o Flamengo um pouco melhor. Porém, como precisava da vitória, começou a dar espaço para os contra-ataques do Goiás, sempre perigosos. O jogo ficou emocionante. O Flamengo precisava muito dos craques do time. Mas Petkovic e Adriano, bem marcados, pouco produziam.

Cansado, Petkovic deu lugar a Fierro. E o chileno proporcionou a Adriano a melhor chance dele na partida, aos 35 minutos. O cruzamento rasteiro passou por vários defensores do Goiás, mas o Imperador, dentro da pequena área, mandou a bola para fora.

No desespero, até o goleiro Bruno foi para a área adversário, em cobrança de escanteio. A pressão continuou até o fim, mas o Goiás soube se segurar e garantiu o 0x0.

SANTO ANDRÉ GANHA E SE MANTÉM VIVO

SANTO ANDRÉ – O Santo André manteve a esperança de se livrar do rebaixamento no Brasileirão. Com a vitória de ontem sobre o Avaí, por 4x2, o time do ABC paulista segue muito ameaçado, mas vai conseguindo evitar a queda antecipada. A equipe paulista seria rebaixada em caso de derrota ou empate, porém segue viva com a vitória. Já os catarinenses continuam com 53 pontos, dando adeus à esperança de conquistar uma vaga na Libertadores.

Essa foi a terceira vitória seguida do Santo André em casa, depois de ganhar do Palmeiras e do Grêmio. Agora, o time paulista faz um confronto direto com o Náutico, no próximo domingo, no Estádio Bruno José Daniel. Quem for derrotado está rebaixado. Ambos têm 38 pontos.

O Santo André partiu logo para o ataque. Assim, conseguiu abrir o placar aos 22 minutos, quando o meia Marcelinho Carioca cobrou o pênalti sofrido por Eltinho. Depois disso, o Avaí cresceu de produção, equilibrando o jogo.

No segundo tempo, o técnico Silas colocou uma equipe mais ofensiva em campo, mas foi o Santo André quem marcou o gol. Aos nove minutos, Camilo fez bela jogada e tocou para Wanderley fazer 2x0. O Avaí reagiu rápido: aos 12, Muriqui diminuiu. Os donos da casa, porém, aumentaram a vantagem aos 21, num contra-ataque que Camilo aproveitou.

O Avaí voltou a assustar aos 29 minutos, quando Muriqui chutou forte e a bola bateu na cabeça de Neneca. Com o goleiro do Santo André caído, Marquinhos pegou o rebote e fez o gol. Mas o time da casa garantiu a vitória já aos 48, novamente com Camilo.

INTER VENCE O GALO E ASSUME 3ª COLOCAÇÃO

BELO HORIZONTE – O Internacional surpreendeu o Atlético-MG, ontem, em pleno Mineirão. Os gaúchos derrotaram o Galo por 1x0, com um gol marcado pelo meia Giuliano. Com a vitória, o colorado assumiu a terceira colocação do Campeonato Brasileiro e agora precisa de apenas um ponto para se garantir na Libertadores. Já o Atlético, que era um dos grandes favoritos ao título, corre sérios riscos de ficar fora até da Libertadores.

Na próxima rodada, os pupilos do técnico Celso Roth visitarão o Palmeiras, no Parque Antarctica, enquanto o Inter visita o Sport, na Ilha do Retiro.

O duelo de ontem foi equilibrado na maior parte do tempo. O gol marcado pelos visitantes aos 16 minutos, no entanto, propiciou ao Inter a tranquilidade para atuar nos contragolpes, quase sempre puxados por Alecsandro. A jogada do gol, por sinal, saiu de seus pés.

Em velocidade, ele recebeu nas costas da zaga, tirou o goleiro Carini do lance e encobriu o zagueiro que fazia a cobertura com um leve toque. A bola bateu na trave e sobrou para Giuliano, que estufou as redes e garantiu o único tento da noite.

Na etapa complementar, o atacante Diego Tardelli comandou as ações ofensivas do time anfitrião, mas esbarrou na marcação do adversário. Alessandro chegou a marcar, mas o gol foi corretamente anulado pelo impedimento do atleta.

SANTOS SE LIVRA DO REBAIXAMENTO

SANTOS – O Santos goleou o Coritiba por 4x0, ontem, no estádio da Vila Belmiro e afastou matematicamente qualquer possibilidade de rebaixamento. Os gols foram marcados por Madson, Kléber Pereira e Neymar (2). Com a vitória, o time santista chegou aos 48 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelos times que estão na briga pelo descenso. Já o Coritiba continua com 44 pontos e permanece ameaçado pela degola.
O resultado positivo deixou também a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo muito próxima de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana.

O Santos começou ditando o ritmo da partida e abriu o placar em um lance de bola parada. Aos 22 minutos, Madson cobrou falta pelo lado direito para abrir o placar. Pouco depois, Madson enfiou para Kléber Pereira, que dominou no peito e concluiu sem chances para o goleiro Vanderlei: 2x0.

O Coritiba não conseguia se encontrar em campo, enquanto o Santos mantinha a superioridade e criava boas chances para aumentar o placar, definindo o jogo ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu, mas o Santos continuava atacando com velocidade. Aos 19 minutos, Madson fez a jogada pela esquerda e cruzou para Neymar, que completou para o gol fazendo 3x0.

A equipe santista teve a chance de aumentar com Kléber Pereira, que perdeu um pênalti. Antes do final do jogo, Neymar foi lançado e com categoria fechou o placar: 4x0.

O Santos volta a campo no próximo domingo, quando encara o Avaí, fora de casa. Já o Coritiba joga diante do Cruzeiro, no Mineirão.

VITÓRIA SE AFASTA DO GRUPO DE RISCO

SALVADOR - O Vitória estava há cinco jogos sem marcar gols, tendo perdido todos eles. Mas acabou com o jejum ontem, ao ganhar do Barueri por 2x1, no Estádio Barradão, em Salvador. Com o resultado, o time baiano conseguiu se afastar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O Vitória, que está agora com 47 pontos, em 13º lugar, ainda corre risco de rebaixamento, mas ficou numa situação bem mais tranquila. O Barueri, por outro lado, permanece com 48 pontos após a derrota de ontem, complicando seus planos de tentar buscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2010.

Na próxima rodada, o Vitória vai até o Maracanã para enfrentar o embalado Fluminense. O Grêmio Barueri vai até o Rio Grande do Sul para jogar contra o seu xará gaúcho.

O primeiro tempo do jogo foi morno. O principal lance de perigo acabou sendo invalidado pelo juiz. Após cobrança de falta feita por Ramon, o zagueiro Fábio Ferreira abriu o placar, mas o bandeirinha alegou que ele estava em posição de impedimento.

A segunda etapa já começou eletrizante. Logo no primeiro minuto, o zagueiro Fábio Ferreira cruzou da esquerda para o meia Leandro Domingues, que, livre de marcação, cabeceou para fazer 1x0 para o Vitória. O gol animou os torcedores no Barradão.

Assim, empurrado pela torcida, o Vitória foi em busca do segundo gol. E ele veio aos 10 minutos, quando o lateral Nino Paraíba cruzou para o atacante Roger marcar também de cabeça.

O Barueri ainda conseguiu diminuir aos 45, com o atacante Val Baiano, mas não deu para evitar a derrota em Salvador.

FONTE - JC

Nenhum comentário: