ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

FESTA DA UVA E DO VINHO - LAGOA GRANDE FESTEJA VINHUVA FEST 2009


Lagoa Grande-PE, no Sertão do São Francisco, estará reescrevendo mais uma vez a história do seu maior evento, a Vinhuva Fest 2009 (Feira do Vinho e da Uva do Nordeste). A atração, em sua sexta edição, começa nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 12, nos mais 55 mil metros quadrados do Parque da Uva e do Vinho, localizado no centro da cidade.

Hoje, a Vinhuva é a maior celebração da produção do vinho e da uva da região e uma das maiores do Brasil. O evento idealizado em 1999 pelo então prefeito e enólogo, Jorge Garziera, tornou hoje o Vale do São Francisco a segunda região produtora de vinhos finos do Brasil.

A Vinhuva Fest tem sido o carro chefe da promoção e divulgação não só do município de Lagoa Grande, como do Vale do São Francisco e por extensão de todo o Nordeste brasileiro.

Captar investidores, buscar empreendedores, fomentar e incentivar a instalação de novas empresas, visando a geração de emprego, renda e qualidade de vida à população, são as metas da edição 2009 da feira. Além disso, a Vinhuva Fest pretende integrar os estados nordestinos e os municípios da região. Um público de 120mil pessoas é esperado para a Feira.

No setor Agroindustrial, mais de 50 expositores privados de todo os país estarão presentes, enquanto a parte destinada aos municípios deve contar com mais de 30 cidades de Pernambuco, Bahia, Piauí e Ceará. O raio influência da Vinhuva Fest foi ampliado pelos organizadores, abrangendo cidades distantes até 300 km de Lagoa Grande, sede da Feira.

“O mais importante, são os resultados que teremos. A vinda de novas empresas, empregos e oportunidades. Esse é o legado principal da Vinhuva Fest, objetivo maior para que ela fosse criada”, disse o presidente da comissão organizadora da feira, Jorge Garziera.

Além das Feiras Agroindustrial e dos Municípios, haverá um seminário no dia 10, com o tema Viabilidade e Negócios. Entre os palestrantes, destaque para o presidente da AD-DIPER, Jenner Guimarães do Rego, o diretor da Select Comercio Internacional de Vinhos, José Alberici Filho e o enólogo Aldérico Sassi, um dos mais respeitados do país. A organização do evento também programou visitas técnicas para exportadores, técnicos e jornalistas especializados às principais vinícolas do Vale.

O evento já faz parte do calendário nacional, pois o Vale do São Francisco tem vinhos internacionalmente premiados e exporta uvas para o mundo inteiro. A expectativa é que a Feira movimente mais de R$ 10 milhões nas rodadas de negócios.

Cursos de degustação, distribuição de vinho encanado, palestras sobre a harmonização do vinho com a gastronomia regional e do vinho com a música, são itens da programação que todos os interessados em prestigiar a feira não devem perder.

As Feiras de artesanato, folclórica e o festival gastronômico, são outras atrações que a Vinhuva Fest reserva para o público que for prestigiar o evento. Ainda na estrutura montada para a Vinhuva Fest haverá a Estação Criança, com brinquedos, jogos, uma fazendinha, atrações para a criançada também celebrar já que outubro é o mês das crianças

Shows - À noite shows com artistas populares consagrados nacionalmente, como Reginaldo Rossi, Aviões do Forró, Calcinha Preta e Jota Quest, vão garantir a animação durante os quatro dias do Vinhuva Fest. Durante os quatro dias de festa são esperadas mais de 120 mil pessoas. A programação completa pode ser conferida no site: www.vinhuvafest2009.com.br.

A realização da Vinhuva Fest é da Prefeitura Municipal de Lagoa Grande com patrocínio do Governo de Pernambuco, Governo Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, BNDES e apoio da Embrapa e Sebrae e Gol Linhas Aéreas.

PROGRAMAÇÃO:

Shows: Início - 23h

Dia 9 –
Edu&Maraial
Banda Calcinha Preta
Forró Viçoso
Hipertensão

Dia 10 –
Banda Gatinha Manhosa
Reginaldo Rossi
Sérgio do Forró
Expressão Musical

Dia 11 –
Banda Badalada
Aviões do Forró
Bisourões do Forró
Frank do Acordeon

Dia 12 –
Gean Mota
Jota Quest
Novo Skema
Forró Pegada

Vinícolas do Vale do São Francisco

Vitivinícola do Vale do São Francisco Ltda
Vitivinícola Lagoa Grande Ltda
Vinhos Garziera e Vinhos Carrancas e Cantina do Sertão
Adega Bianchetti & Tedesco Ltda
Vitivinícola Miolo/Louvara
Vitivinícola Santa Maria S/A
Ducos Vinícola Comercio e Importação e Exportação Ltda
Vitivinícola Vale do Sol Ltda
Vinho do Vale

Fonte - Blog da Jornalista Josélia Maria

2 comentários:

Liliane disse...

aff amuh mt eliis jota quest
♥♥♥ queroooooo denovooooooo
vai rose!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Fredson,
alguma informação sobre a festa da uva de 2012? Ouvi algo que era em Outubro...