A formação "Sou Artista", com incentivo da PNAB Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, irá qualificar 15 artistas de Afogados da Ingazeira no universo cultural: de noções sobre projetos, passando por criação de portfólio, cadastro em redes sociais e mentoria artística - tudo de graça durante seis dias: as incrições estão abertas até domingo, 24/8, pelo link: https://forms.gle/5Nqoz9HZTtk5jpKc6
Com proponência de Mestre Manoel Miguel, Patrimônio Vivo, as aulas serão gratuitas e darão direito a alimentação aos participantes e certificado. A previsão de selecionados é de 15 pessoas, das quais 10 reservadas para mulheres ou pessoas trans. "Esse projeto é uma maneira de outros artistas passarem pelo que eu passei, antes do Patrimônio a gente era pouco conhecido; hoje onde a gente chega é festa", reflete Manoel Miguel.
O critério de desempate na escolha dos alunos, em caso de inscrições excedentes, será: priorizar 1) inexperiência em projetos e 2) nunca ter aprovado projetos em leis de incentivo tipo PNAB ou LPG. "Esses critérios estão presentes no projeto original, financiado pela PNAB, porém organizamos a oficina de maneira que além dos 15 selecionados, mais 10 alunos possam entrar como ouvintes, sem direito à mentoria mas com acesso às explicações e técnicas repassadas por mim e Benedita", informa Leonardo Lemos, jornalista e produtor executivo na região do Pajeú.
"Acho chique a busca por artistas trans, porque garante que esse público tenha formação digna na área cultural e possa competir de igual pra igual nas seleções", destaca Gabi Benedita, travesti preta que há mais de 15 anos atua como artista visual, atriz e performer. Sua trajetória é atravessada por um olhar potente sobre o corpo, o território e a memória, transformando vivências pessoais em obras que dialogam com questões sociais, políticas e afetivas.
A oficina é uma formação prática, ou seja, um curso onde o participante irá pensar, planejar e executar um plano de carreira com foco em desenvolver sua personalidade artística, não importa se sua área é música, teatro, dança ou artesanato: qualquer artista pode participar.
As aulas serão ministradas na EREM Ione Góes - Antigo Colégio Normal, no Centro de Afogados da Ingazeira, nos seguintes dias: 26/8 (terça, 18h às 21h), 27/8 (qua. 18h às 21h), 28/8 (qui. 18h às 21h), 29/8 (sexta, 18h às 21h), 30/8 (sáb. 16h às 20h), 31/8 (dom. 9h às 12h, 13h às 18h - terá almoço no local), 01/9 (segunda, 19h às 22h) e 02/9 (terça, culminância com atrações culturais das 19h às 22h - evento FESTIVAL DO ESTUDANTE 2025 em frente à capela da EREM Ione Goes). Serão oficineiros:
Mestre Manoel Miguel - proponente do projeto e Patrimônio Vivo de PE, irá falar sobre o antes e depois da carreira, como é se apresentar em palcos do governo do Estado e como as pessoas podem se inspirar na jornada dele para chegar a outro patamar de carreira;
Gabi Benedita - multiartista, Gabi é atriz, curadora, performance e artesã, além de agitadora cultural. Possui prêmios no cinema e reconhecimento nas artes plásticas; na oficina, irá fomentar em cada participante "o que é ser artista", além de dar mentoria a alun@s interessad@s;
Leonardo Lemos - jornalista e produtor cultural - será responsável pela mentoria nos projetos culturais, que serão a avaliação final da oficina.
A carga horária total é de 24h de formação no total - 4 a mais que na proposta original. Encerrando a oficina, a culminância do projeto será o evento FESTIVAL DO ESTUDANTE 2025 - onde os artistas presentes na oficina irão expor suas produções ou sobem no palco para apresentá-las e, assim, soma mais uma experiência artística ao currículo.
Outras informações via whatsapp: 81 99745 8340 - Leonardo Lemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário