ARARIPINA

ARARIPINA

quinta-feira, 17 de julho de 2025

SANTA MARIA DA BOA VISTA - PROJETO ÁGUAS DE OPORTUNIDADE IMPULSIONA O TURISMO RIBEIRINHO NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO


As belezas naturais e culturais das cidades ribeirinhas do Rio São Francisco, no Sertão pernambucano, começam a ganhar novos olhares através do Projeto Águas de Oportunidade, desenvolvido pelo Sebrae/PE em parceria com a Adepe. A proposta nasceu da percepção de que o turismo pode ser uma ferramenta transformadora para a economia local, promovendo desenvolvimento sustentável, inclusão produtiva e valorização das tradições culturais e naturais da região. Uma das três rotas integradas previstas no projeto, a Sabores e Sons da Boa Vista, será lançada neste final de semana, nos dias 18, 19 e 20 de julho, no município de Santa Maria da Boa Vista.

A rota em Santa Maria da Boa Vista inclui passeio de catamarã com parada para banho no Rio São Francisco, almoço regional em uma ilha local, apresentação de grupo de seresteiros e visita guiada à Vinícola Tropical, com transporte no percurso rodoviário. O lançamento do roteiro aproveita o período de realização da Serenata da Recordação, evento que atrai visitantes e movimenta o município nesse período.
“Essa nova rota vai oferecer experiências que conectam o turista com a história, os sabores e os sons da cidade. A proposta é que esse passeio passe a acontecer uma vez por mês, em datas fixas, além de poder ser agendado em outros períodos por grupos interessados. O objetivo é manter o fluxo de visitantes ativo o ano inteiro, estimulando o empreendedorismo local e gerando novas oportunidades de desenvolvimento”, destaca Maria Regina, analista do Sebrae/PE. Segundo ela, as outras duas rotas integradas devem ser lançadas em breve.

POTENCIAL TURÍSTICO

Atualmente, algumas práticas turísticas já são exploradas com sucesso no Sertão do São Francisco, como o enoturismo nas vinícolas de Lagoa Grande e Petrolina. Há também os passeios de barco no Velho Chico, que incluem paradas em locais de importância cultural, como a Ilha do Massangano, conhecida por manifestações como o Samba de Véio. No entanto, há outros municípios com grande potencial turístico ainda pouco explorado, como Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó e Belém do São Francisco.
Essas localidades reúnem atrações únicas como manifestações culturais afroindígenas, casarios históricos, roteiros religiosos e experiências em propriedades rurais, mas ainda não estão inseridas de forma estruturada nos catálogos das principais operadoras de turismo. Para mudar esse cenário, o Sebrae/PE fomentou, em 2023, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Submédio São Francisco (ComRio), a criação da rota Ribeirinhos do Velho Chico - uma experiência de imersão com percursos de até sete dias voltada à valorização da cultura e da natureza da região. O Projeto Águas de Oportunidade surge, agora, como uma nova etapa nesse processo de estruturação do turismo ribeirinho no Sertão do São Francisco.

“O Projeto Águas de Oportunidade pretende atuar justamente nesse sentido: identificar, estruturar e promover novos roteiros turísticos nos municípios ribeirinhos, com foco especial nas comunidades tradicionais. As metas incluem, além da criação das três rotas integradas até novembro de 2026, a instalação de uma instância de governança regional que reúna poder público, setor privado e sociedade civil, e a consolidação da presença digital dos destinos turísticos da região”, acrescenta Maria Regina.
BENEFÍCIOS

A proposta, que teve início em maio deste ano, tem como público-alvo 110 beneficiários diretos, entre indígenas, agricultores familiares, empreendedores urbanos e quilombolas — com destaque para a Associação dos Quilombos de São João Batista, formada exclusivamente por mulheres, em Orocó.
O impacto esperado vai além da valorização cultural. O projeto também mira na ampliação de renda, qualificação de serviços e aumento do fluxo turístico. Com os roteiros estruturados e serviços padronizados, estima-se que os empreendimentos beneficiados possam crescer entre 20% e 30% em faturamento, com aumento de até 5% nos postos de trabalho locais. Como mais de 80% dos membros das comunidades envolvidas são mulheres, o projeto também assume papel importante na inclusão econômica feminina em áreas de vulnerabilidade social.

Pedro Romero - Assessor de Imprensa/ PARTNERS COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: