ARARIPINA

ARARIPINA

quinta-feira, 17 de julho de 2025

ARARIPINA - ENAGRO 2025 MOVIMENTA AS CADEIAS PRODUTIVAS DO SERTÃO DO ARARIPE COM CAPACITAÇÃO, NEGÓCIOS E INOVAÇÃO NO CAMPO


Produtores rurais, artesãos e donos de pequenos negócios do Sertão do Araripe já têm um compromisso agendado nos dias 25 e 26 de julho: o 7º Encontro do Agronegócio do Sertão do Araripe (Enagro 2025), realizado pelo Sebrae/PE e pela Prefeitura de Araripina. O evento, que acontece na sede da Autarquia Educacional do Araripe (Aeda), é considerado um dos principais do agronegócio na região e traz uma programação voltada ao fortalecimento de cadeias produtivas estratégicas, como a apicultura, pecuária leiteira, caprinovinocultura, agricultura familiar, mandioca e artesanato. Nesta edição, o evento também inclui um festival gastronômico e espaço para renegociação de dívidas e acesso ao crédito.

Durante os dois dias de atividades, o público poderá participar de oficinas, rodadas de negócios e exposições de produtos da agricultura familiar, da criação de animais e de ampla variedade de maquinário agrícola. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas circulem pelo local, entre produtores, empresários, visitantes, potenciais clientes e representantes de grandes empresas. Também estão previstas caravanas de municípios vizinhos e de estados próximos. A programação do Enagro 2025 ainda incluirá os tradicionais concursos que premiam os melhores queijos de coalho e méis do Sertão do Araripe.
Nesta edição, o Enagro oferecerá 20 capacitações, entre palestras no auditório do Sebrae e oficinas realizadas em três salas paralelas. Outras atividades ocorrerão em duas carretas do Senai, estacionadas na área interna da Aeda. A estrutura do evento ainda conta com 32 estandes para exposição e venda de produtos, área para comercialização de veículos, maquinário e implementos agrícolas, espaço kids e palco para apresentações culturais ao fim de cada dia.

Um dos destaques do Enagro será a exposição de animais. Estão previstas 20 baias com caprinos, ovinos, suínos e bovinos, além de uma rodada de negócios entre produtores locais e dez grandes empresas convidadas. A proposta é aproximar negócios e estimular a comercialização de produtos certificados ou em processo de certificação sanitária.

Temas relevantes

O Enagro é um espaço que pulsa conhecimento e inovação. Entre os temas das capacitações estão: uso de técnicas modernas para o cultivo da mandioca no semiárido; a atuação das mulheres na apicultura sustentável; estratégias de convivência com o semiárido; suinocultura; controle de produção de laticínios; tendências da avicultura; doenças que acometem ruminantes; tecnologias para o cultivo da palma forrageira; e a importância da certificação sanitária SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que valoriza os produtos da agricultura familiar.

A programação é resultado de uma e parcerias com instituições como a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), além do Sesc e do Senai.

Encontro Estadual de Apicultura

Um dos pontos altos do evento será o 17º Encontro Estadual de Apicultura, que ocorre dentro da programação do Enagro. A ação vai reunir produtores de mel da região e de outras localidades, promovendo debates e capacitações com foco em temas como manejo de diferentes espécies de abelhas, cooperativismo, programas de incentivo (como o Favo Cheio, do Sebrae) e histórias de sucesso no setor. Especialistas e acadêmicos da área vão conduzir palestras e painéis.

Festival Gastronômico

A quarta edição do Festival Gastronômico de Araripina também integra a programação do Enagro. A novidade deste ano é que a culminância do festival será dentro do evento, com uma Cozinha Show montada para apresentações culinárias ao vivo. O festival começa no dia 20 de julho, com mentorias, cursos, oficinas e consultorias realizadas com 30 estabelecimentos da cidade – entre bares, restaurantes e lanchonetes.
Ao todo, serão 300 horas de capacitações, divididas em seis oficinas, dois cursos e um concurso de petisco. Os conteúdos abordam desde boas práticas, como atendimento e gestão e precificação até inovação no cardápio e otimização de recursos para evitar desperdícios, sem abrir mão das raízes que sustentam a gastronomia do Sertão do Araripe. As aulas-show durante o Enagro são abertas ao público, e os cursos serão realizados com apoio do Instituto César Santos. Os melhores pratos serão reconhecidos e premiados durante o evento.

Mutirão Acredita

O Enagro também será palco para o Mutirão Acredita, uma ação realizada pelo Sebrae/PE em parceria com diversas entidades voltada ao acesso ao crédito e à renegociação de dívidas. Entre as vantagens para os empresários que participarem do evento está a possibilidade de obter financiamento com garantia de até 80% por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), administrado pelo Sebrae.

O mutirão acontece nos dias 25 e 26, das 9h às 17h, e oferecerá orientação para ampliar a sustentabilidade dos pequenos negócios. A programação inclui ainda uma palestra do poeta Bráulio Bessa, na manhã do dia 25, trazendo uma fala inspiradora sobre superação, raízes nordestinas e empreendedorismo.

Enagro em números
Criado em 2014, o Enagro chega a sua sétima edição presencial, após cinco anos em formato itinerante. A última edição tradicional, realizada em 2019, reuniu mais de 1,1 mil participantes, com 16 oficinas práticas e concursos de produtos regionais. Na ocasião, foram movimentados R$ 60 mil em negócios e R$ 50 mil em crédito por meio de instituições financeiras.

Para Danilo Silva, gerente regional do Sebrae/PE, o Enagro cresceu sem perder sua essência: “O Enagro surgiu como uma estratégia para integrar as principais cadeias produtivas da região. Hoje, é uma grande oportunidade de acesso a mercado, qualificação e inovação. O evento ajuda diretamente no desenvolvimento das atividades no campo”, explica.

Pedro Romero - Assessor de Imprensa/ PARTNERS COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: