A retomada da Ferrovia Transnordestina no trecho entre os municípios pernambucanos de Salgueiro e Ipojuca foi garantida pelo ministro dos transportes, Renan Filho, nesta terça-feira (12), diretamente de Baku, no Afeganistão, onde está participando da COP 29. Em conversa com o presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, o ministro afirmou que a intenção é iniciar as obras em 2025, por considerar que esse ramal da ferrovia até o Complexo de Suape faz parte da estratégia de desenvolvimento do Nordeste.
“O presidente Lula garantiu os recursos, já temos R$ 500 milhões no Orçamento, já estamos adequando o projeto que era privado para a lógica pública, para fazer a licitação. A gente espera, já no próximo ano, retomar as obras também no Estado de Pernambuco. No Ceará e no Piauí as obras estão andando. Nós temos quase quatro mil pessoas trabalhando nas obras da ferrovia e vamos colocá-la em Pernambuco também”, afirmou o ministro.
Renan Filho disse que “o Governo Federal entende e o presidente Lula também que não há estratégia para o desenvolvimento no Nordeste que não coloque o Estado de Pernambuco no centro”. “Tenho conversado com a governadora Raquel (Lyra), com o ministro Silvio Costa Filho, que tem ajudado também”, acrescentou.
Bruno Veloso ressaltou na conversa com o ministro dos Transportes que a Transnordestina representa um avanço crucial para o crescimento econômico do Nordeste e, em especial, para Pernambuco. “A interligação dos estados e o escoamento da produção são fatores fundamentais. Ficamos felizes em poder dar essa notícia ao setor industrial e ao povo pernambucano”, declarou o presidente da Fiepe.
Fonte - Blog do Dantas Barreto
Nenhum comentário:
Postar um comentário