Fortes chuvas têm castigado a região do Sertão Pernambucano nas últimas horas. Em Petrolina, por exemplo, maior cidade pernambucana na macrorregião, 120 milímetros de chuva estão acumulados nas últimas 12 horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC).
A previsão do tempo para a área, segundo a APAC, é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuva e trovoada de forma isolada ao longo do dia, com intensidade moderada a forte. Os ventos na região estão previstos de moderados a fortes.
De acordo com o monitoramento meteorológico da corporação, as cidades de Parnamirim, Lagoa Grande e Orocó também estão entre as cidades com mais acúmulo de chuva de quinta para ontem para (18).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta de chuvas intensas, entre as regiões afetadas, estão listados o São Francisco pernambucano e o Sertão pernambucano. Os riscos potenciais informados pelo Inmet são de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h).
A corporação também divulgou orientações para a situação:
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Em função do grande volume de chuvas na região, a Neoenergia Pernambuco duplicou o número de equipes em campo atuando nas duas regiões. De acordo com a empresa, o Centro de Operações Integradas recebeu um acréscimo de 100% no número de pessoas em regime de plantão.
Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas.
A corporação ressalta que mesmo com o dobro de equipes nas ruas e em toda a área rural, a dificuldade de acesso às ocorrências têm impactado diretamente o tempo de espera dos clientes pelo atendimento. Em alguns locais, os veículos e caminhões não conseguem passar devido aos alagamentos e às estradas com muita lama.
A Neoenergia Pernambuco solicita que os clientes informem possíveis ocorrências pelo WhatsApp (81) 3217.6990 ou pela central de atendimento, por meio do número 116. O cliente precisa informar o número de sua conta contrato para facilitar o atendimento da ocorrência. As solicitações também poderão ser feitas pela agência virtual, na página de serviços do site www.neoenergia.com, ou pelo aplicativo Neoenergia Pernambuco, disponível para Android e IOS.
A Neoenergia também compartilhou algumas recomendações de segurança, confira:
Não ligar equipamentos elétricos se você estiver molhado ou descalço;
Desconectar das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;
Evitar o contato caso as paredes da casa/edificação estejam úmidas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas, elas são potenciais fontes de choques e mau funcionamento de equipamentos;
Evitar ficar em áreas descampadas (abertas) como campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, postes, mastros e locais elevados. Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;
Procurar não ficar sob as árvores e/ou estruturas metálicas durante temporais com raios e, em casa, evite o contato com objetos com estrutura metálica como fogão ou canos, sobretudo se a casa estiver em campo aberto;
Não realizar serviços em locais onde o risco de exposição aos raios seja maior, a exemplo de instalação ou manutenção de antenas de TV;
Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
No caso de encontrar um fio caído, jamais se aproxime, e ligue imediatamente para a Neoenergia pela central gratuita 116.
Por Nicolle Gomes/ Diário de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário