ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 8 de maio de 2022

SOBRECARREGAR BENJAMINS E TOMADAS PODEM GERAR INCÊNDIO - AFIRMA ESPECIALISTA


A solução costuma ser a mesma: na falta de tomadas para ligar eletrodomésticos é comum utilizar benjamins para dar conta de acionar todos os aparelhos necessários para o dia a dia. A venda desse produto, também conhecidos como “T”, é autorizada no Brasil, mas seu uso requer cuidados especiais para evitar choques, acidentes domésticos e até mesmo incêndios.

O professor do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Unime, Márcio Garcia, afirma que não é recomendado utilizar vários eletrônicos em uma mesma tomada, projetada para suportar apenas uma carga determinada de corrente, que pode variar entre 10 ou 20 amperes. “O aconselhável é acionar um profissional da área para instalação de novas tomadas na residência, observando sempre os limites da instalação estabelecidos pelo cabeamento e disjuntores. Cada equipamento eletrônico deve ficar separado, com a carga de energia adequada para seu bom funcionamento”, completa.

O primeiro cuidado, segundo o docente, é o de avaliar a qualidade do adaptador e verificar se o item leva o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estampado. “É muito importante adquirir equipamentos de qualidade. Não vale a pena comprar tomadas e acessórios mais baratos, porém sem qualidade, podendo gerar riscos de incêndios”.

“O acúmulo dos aparelhos elétricos em uma única tomada pode causar curto-circuito”, alerta o engenheiro. “As partes metálicas são dimensionadas para uma corrente máxima que, se ultrapassada, pode derretê-las ou expandi-las além dos limites aceitáveis, ocasionando o contato entre os pinos da tomada”. O especialista recomenda atenção aos sinais de que algo está errado, como a queda de energia (por conta do disjuntor no quadro elétrico da residência), danificações nos benjamins ou cheiro de queimado. Nesses casos, é recomendado desligar os equipamentos conectados, desconectar as tomadas e livrar-se da tomada ou conexão defeituosa, além de procurar um profissional com urgência para revisar as instalações.

Acidentes envolvendo o sistema elétrico de casas podem acontecer, também, com extensões e, além disso, o professor destaca que nunca é recomendado usar um adaptador conectado ao outro. “Esta prática, assim como o uso dos ‘T’ pode causar acidentes e incêndios. Um profissional qualificado irá apresentar soluções práticas e seguras para utilizar em ambientes domésticos”, conclui o professor Márcio Garcia.

UNIME

Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.

Presente no estado da Bahia, a Unime presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2010, a Unime passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site.


Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.

Nenhum comentário: