ARARIPINA

ARARIPINA

sábado, 13 de fevereiro de 2021

FISCALIZAÇÃO - GOVERNO DE PERNAMBUCO INTENSIFICA OPERAÇÃO LEI SECA NO PERÍODO DE CARNAVAL


O Governo do Estado iniciou neste sábado (13) as ações de fiscalizações de Carnaval por meio da Operação Lei Seca em Pernambuco. O objetivo é coibir a combinação de bebida e direção, autuando aqueles que descumprirem a lei.

As operações seguem até a quarta-feira (17) na Região Metropolitana do Recife, Agreste e praias, locais que habitualmente são destino do público nessa época do ano. Além disso, os municípios que não suspenderam o ponto facultativo do período carnavalesco também estão entre as regiões onde a ação será intensificada.

Na manhã deste sábado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, esteve em blitze montada no Recife para reforçar a mensagem de alerta à população. “Neste sábado que normalmente é chamado de Sábado de Zé Pereira, queremos trazer a mensagem de cuidado para que as pessoas, além de ter todos os cuidados relacionados à pandemia, não misturem álcool e direção, prevenindo assim acidentes graves e que levam os pacientes às nossas unidades hospitalares”, disse.


Segundo o secretário, a fiscalização, que também pretende evitar as aglomerações, que poderiam gerar um aumento nos casos da Covid-19, ainda que neste ano não seja permitida a realização de eventos. "A Operação Lei Seca já tem quase dez anos de um importante trabalho de educação no trânsito em nosso Estado. As blitze estão nas ruas diariamente e não será diferente neste período de Carnaval. Vamos continuar reforçando que bebida e direção não combinam e, caso alguém teime em descumprir a lei, as sanções previstas serão efetivadas. Com as mudanças impostas pela pandemia, nossas equipes também estarão atentas e atuantes para evitar aglomerações, que possam impactar no aumento da contaminação pela Covid-19", afirmou André Longo.

Entre os locais que receberão atenção especial da Lei Seca estão os municípios que decidiram manter o ponto facultativo do Carnaval para seus servidores, a exemplo de Bezerros, no Agreste, e Tamandaré, no Litoral Sul. O Governo do Estado decretou expediente normal nos órgãos estatais.

Leia também




"O Carnaval é uma das festas mais tradicionais do nosso Estado e que está na alma e no coração de cada pernambucano. Mas, neste momento, não temos como celebrar a festa, tendo em vista o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Precisamos evitar aglomerações e ratificar a importância de manter o distanciamento social, além das medidas de higiene e de etiqueta respiratória. Vamos guardar a famosa irreverência dos pernambucanos para quando vencermos essa batalha contra a Covid-19. Nossos atos serão decisivos neste momento e determinarão os passos que poderemos dar nos próximos meses. O recolhimento, neste momento, é necessário para que você e as pessoas que você ama possam viver, no futuro próximo, a alegria de outros carnavais", destacou Longo.

O secretário ainda reforçou a importância da população denunciar às autoridades possíveis casos de descumprimento às normas e decreto estaduais. O Governo de Pernambuco proibiu a realização de shows, festas, eventos carnavalescos e similares de qualquer tipo, com ou sem comercialização de ingressos, em ambientes fechados ou abertos, públicos ou privados.

"Pedimos a colaboração dos pernambucanos para cumprir as determinações e afirmamos também que diversos órgãos estarão fiscalizando para que haja o cumprimento. A Secretaria de Defesa Social já confirmou reforço na fiscalização para assegurar que as medidas sanitárias sejam obedecidas e também para que as sanções legais sejam tomadas para aqueles que não seguirem o decreto", reforça André Longo.

As denúncias de possíveis focos de descumprimento de medidas restritivas durante o Carnaval podem ser feitas pelo telefone 190, ou por meio do Whatsapp do Procon, pelo número: (81) 3181.7000.

Fonte - Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário: