ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 11 de setembro de 2016

PARABÉNS ARARIPINA - 88 ANOS DE HISTÓRIA


 
Araripina é um município do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Constitui a Mesorregião do Sertão Pernambucano e a Microrregião de Araripina. Fica a 690 quilômetros da capital do estado, Recife. 

Localiza-se a uma latitude 7º34'34" sul e a uma longitude 40º29'54" oeste. Araripina é a segunda maior cidade da Mesorregião do Sertão Pernambucano e o principal município da Microrregião de Araripina, além de ser o maior município da tríplice fronteira, Pernambuco, Piauí e Ceará, Cidade Polo em Comércio, Indústria e Educação.

Possui uma população estimada em 100 mil Habitantes e tem o vigésimo sexto maior produto interno bruto do estado de Pernambuco. Araripina, juntamente com Ouricuri, Ipubi, Bodocó e Trindade, constitui o maior polo gesseiro do Brasil, responsável por 60% do gesso consumido no país.

Até o século 16, a região era habitada pelos índios rodelas, uma nação tapuia. A partir desse século, houve a invasão de luso-tupis provenientes do litoral, que buscavam locais para criar gado. 

Na segunda metade do século 19, existia, na região, a fazenda São Gonçalo, pertencente ao visconde de Parnaíba. Em 1860, a fazenda foi vendida ao casal Manuel Félix Monteiro e Teotônia Teixeira Leite, que erigiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A fazenda foi, então, vendida ao cearense Daniel Rodrigues Nogueira, que incentivou a construção de uma dezena de casas ao redor da capela.
Na época, Araripina constituía um distrito pertencente a Ouricuri e tinha a denominação de "São Gonçalo". O distrito de São Gonçalo foi criado pela Lei Municipal de 1 de julho de 1893, contando na época com 8 ou 10 casas e a capelinha de Nossa Senhora da Conceição, primeira e única padroeira do lugar. 

A Lei Estadual 991, de 1 de julho de 1909, elevou o povoado a vila como distrito pertencente a Ouricuri. Em 1922, o bispo de Pesqueira, dom José Lopes, criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de São Gonçalo do Sauhem, que, até 1933, ficou sob a responsabilidade do vigário de Ouricuri. 

Em 1928, foi elevada à categoria de cidade, emancipando-se de Ouricuri. Em 1943, o município de São Gonçalo teve seu nome mudado para o atual, "Araripina", talvez em referência a sua proximidade com a Chapada do Araripe.

Fonte - Wikipédia

Fotos - Reprodução Internet

FOTO DO PASSADO E PRESENTE





FOTOS DO PASSADO



BANDEIRA

Nenhum comentário: