O câmpus Ouricuri do IF Sertão – PE, através do Projeto de Extensão (PIBEX) em Educação Contextualizada no Semiárido para Professores do Campo coordenado pelo professor Fábio Porto, participou, na noite do último sábado (1), da festa cultural Exporart Arca das Letras na comunidade Poço Dantas, no município de Santa Cruz, no Sertão do Araripe. No evento, o docente Fábio Porto e a técnica em Laboratório e arqueóloga, Joyce Holanda, anunciaram a criação de um curso de Educação Patrimonial a ser realizado na localidade.
A servidora Joyce Holanda explica a proposta do curso Educação Patrimonial. “O curso tem como proposta a realização de atividades, momentos de diálogos, trabalhos e oficinas para a construção, desenvolvimento e consolidação da preservação do patrimônio cultural da comunidade e inicie o processo de musealização em Poço Dantas por que aqui tem um acervo riquíssimo”, disse.
O curso surgiu após demanda identificada pelo PIBEX em Educação Contextualizada no Semi Árido para Professores do Campo conjuntamente pela docente Luzia Barbosa e o diretor Francisco Lima Pereira da Escola Municipal João Tiburcio. O docente Fábio Porto comentou a importância de participar da Exporart Arca das Letras 2015. “ Estamos fortalecendo a relação com a comunidade e também incentivando a população a se apropriarem das atividades do IF Sertão – PE, em especial, o câmpus Ouricuri”, declarou Fábio Porto que foi o representante do diretor – geral, o professor Jean Carlos de Alencar.
A professora da Escola Municipal João Tiburcio, Luzia Barbosa, falou da parceria do câmpus Ouricuri do IF Sertão – PE com a comunidade Poço Dantas. “Graças a parceria podemos trazer um curso valioso que está abrindo portas para nós trilharmos e, realmente, este era o apoio que nós precisavamos na luta de sempre melhorar nossa comunidade”, contou a docente.
Os professores Évio Galindo e Cathylen Almeida estiveram apresentando o curso de Agropecuária e os núcleos de pesquisa e extensão do câmpus Ouricuri como o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA). Também é feito o agradecimento a servidora Eliene que guiou a comitiva do câmpus Ouricuri para Poço Dantas
Posteriormente, a servidora Joyce Holanda irá a comunidade para desenvolver o curso de Educação Patrimonial e também buscar o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
Da ASCOM/ IF-Sertão Campus Ouricuri
Nenhum comentário:
Postar um comentário