A 65ª Conferência Anual de ONGs do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas, entre os dias 27 e 29 de agosto, reunirá, na sede da ONU em Nova York/EUA, a sociedade civil, redes internacionais e ativistas para, juntos,elaborarem uma “Agenda de Ação” que mobilize as negociações das metas de desenvolvimento pós-2015.Em discussãoestão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo final é 2015, bem como um novo acordo climático para substituir o Protocolo de Kyoto.
No dia 29,a Legião da Boa Vontade coordenará um painel temático que trará reflexões e recomendações para contribuir na construção de políticas públicas internacionais.“E se o progresso sustentável puder ser acelerado? Uma maneira de fazer isso é pelo caminho do empoderamento, da capacitação de cada indivíduo do planeta para agir como agente na formação de sociedades sustentáveis e solidárias. É por isso que, como defende o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, é preciso dar maior foco ao papel da Educação com Espiritualidade Ecumênica como solução transversal e essencial para o cumprimento de toda a Agenda de Desenvolvimento Global da ONU”, explica o moderador do painel, Danilo Parmegiani, representante da Instituição nas Nações Unidas.
O workshop debaterá o tema “Educando Cidadãos Sustentáveis — Melhores práticas do Brasil da Rio+20”. A mesa contará também com os seguintes convidados:
— A Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas. Tema: Políticas de educação sustentáveis no contexto da declaração da Rio+20;
— O psicólogo e psicanalista Joseph DeMeyer, copresidente do Comitê de ONGs sobre Educação e representante da Sociedade de Estudos Psicológicos para Assuntos Sociais (SPSSI), ambas nas Nações Unidas.Tema: Educação e desenvolvimento sustentável pós-2015 e além: desafios para 2050;
—Suelí Periotto, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto.Tema: Educação para sustentabilidade: uma visão além do intelecto;
—Sâmara Malaman, mestre em Educação Especial pela KeanUniversity, que fará uma apresentação dos resultados do programa educacional da LBV dos Estados Unidos Estudantes de Boa Vontade pela Paz, desenvolvido em escolas públicas norte-americanas, com base na pedagogia da Instituição.
LBV na ONU
A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição permite à LBV participar e contribuir na discussão dos temas de desenvolvimento propostos pelo organismo internacional e seus países-membros.
ASCOM/LBV
Nenhum comentário:
Postar um comentário