ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 1 de junho de 2014

NO ARARIPE - ARMANDO MONTEIRO ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO CANAL DO SERTÃO

 
Durante passagem por Ouricuri, no Sertão do Araripe, o senador Armando Monteiro (PTB) anunciou uma série de mudanças no projeto do Canal do Sertão, que poderão garantir o abastecimento de água a diversos municípios da região e permitir a geração de empregos com a implantação de uma área irrigada de 10 mil hectares.

O projeto do Canal do Sertão havia sido modificado e beneficiaria apenas os municípios do São Francisco. Inicialmente, teria 145 quilômetros, mas Armando fez gestões junto ao governo federal para suspender a licitação da obra, com o objetivo de garantir que o canal fosse ampliado em mais 74 quilômetros e pudesse servir à produção agrícola por meio da irrigação e ao abastecimento humano no Araripe.

“Os estudos para viabilização dessa obra estarão prontos em três meses e aí, sim, poderemos dizer de forma definitiva qual será a configuração final do projeto. Estamos juntos nessa luta, independentemente de qualquer circunstância, para que se possa ter essa tão sonhada obra, que até hoje não se materializou”, disse Armando, durante participação do primeiro congresso da Associação de Vereadores do Araripe (AVA).

Armando está no Araripe desde quinta-feira (29) junto com o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado, para uma série de compromissos políticos e administrativos. Nesta sexta-feira (30), eles prestigiaram a inauguração do escritório de representação da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) em Ouricuri. A abertura do escritório, como forma de desconcentrar as atividades da Codevasf, hoje centralizadas na superintendência de Petrolina, é fruto de uma articulação de Armando Monteiro, juntamente com o senador Humberto Costa (PT).

Ainda em Ouricuri, durante o congresso de vereadores, Armando Monteiro e João Paulo receberam um documento do presidente da AVA, Ubirajara Araripe, com uma série de reivindicações para serem atendidas pelo governo de Pernambuco. Entre as reivindicações estão a construção da rodovia PE 630 entre os municípios de Trindade e Dormentes, passando por Santa Filomena, e o recapeamento do trecho entre Trindade e Ipubi. Além disso, eles cobram mais estrutura de segurança pública, a construção de uma delegacia da mulher e uma unidade do IML em Ouricuri. “O Araripe precisa ser visto com outros olhos”, cobrou o presidente da AVA.

LIDERANÇAS DO PSB E OPOSIÇÃO DE TRINDADE ADEREM A ARMANDO
Depois de conquistar o apoio de todo o grupo do PSB de Exu, no Sertão do Araripe, o senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato a governador de Pernambuco, contabilizou na sexta-feira (30) o engajamento de mais um grupo político da região, do município de Trindade, composto por lideranças do PSB, PP, PPS e PT.

À frente do grupo, decidiram declarar voto em Armando para governador os ex-prefeitos de Trindade Gerôncio Fiqueiredo (PT) e dr. Emeliano Teixeira (PP). Junto com eles os vereadores do PSB Edivan da Saúde, Alan Galdino e Serra Branca, além da vereadora Elbe Rodrigues (PPS), do ex-vereador Marcos Pereira Lima, presidente municipal do PP, e da agente de saúde Dora (PT), presidente da Associação dos Agentes de Saúde de Trindade.

A todos eles, Armando Monteiro reafirmou seu compromisso histórico com o desenvolvimento do Sertão do Araripe, principalmente com a geração de empregos no setor gesseiro e da pecuária. “Neste momento, inclusive, estamos numa luta em Brasília para defender a produção gesseira da região, que está ameaçada por falta de infraestrutura e pela importação de gesso da Espanha e do México, que hoje chegam mais barato ao Brasil por via marítima”, ressaltou Armando.

Junto com o deputado federal João Paulo (PT), pré-candidato ao Senado, Armando está percorrendo seis municípios dos sertões do Araripe e do São Francisco. Na quinta-feira (29), esteve em Exu, Trindade e Ouricuri. Sábado (30), em Ouricuri, visita o sindicato dos trabalhadores rurais de Ouricuri; em seguida participa do seminário da Associação dos Vereadores do Araripe; concede entrevistas a rádios locais; almoça com lideranças locais; e depois prestigia a inauguração do escritório regional da Codevasf em Ouricuri. A implantação do escritório é resultado de uma articulação de Armando junto ao governo federal.

De Ouricuri, Armando e João Paulo seguem para dois encontros com lideranças políticas de Bodocó. No sábado (1), cumprem longa agenda de compromissos em Petrolina, com o prefeito Júlio Lóssio (PMDB).

LÍDERES DO PSB DE EXU ANUNCIAM APOIO A ARMANDO MONTEIRO
Após o palanque governista cooptar o prefeito de Exu, Leo Saraiva (PTB), todo o grupo do PSB deste município, no Sertão do Araripe, decidiu formalizar o apoio ao senador Armando Monteiro (PTB), pré-candidato a governador de Pernambuco. O grupo é liderado pelo ex-prefeito Jailson Bento (PSB), que perdeu a eleição municipal, em 2012, por apenas um voto de diferença para Leo Saraiva.

Na opinião de Jailson Bento, Armando Monteiro está mais preparado para governar Pernambuco: “Para nós é muito importante esse apoio, a gente confia no trabalho de Armando, votamos nele para senador em 2010. Inclusive, aqui em Exu, ele teve mais votos que Eduardo Campos. Nós confiamos nele porque é uma pessoa que defende as micro e pequenas empresa. Acreditamos que ele, com a visão que tem, conhecendo Pernambuco como ele conhece, vai fazer muito mais, vai saber equilibrar as ações do Estado em todas as regiões”.

Fazem parte do grupo também o presidente do PSB local, o vereador José Orlando Moreira Santos; o presidente da Câmara Municipal, vereador Arnaldo Clementino Costa; além dos vereadores João Carlos Cardoso Bento, Francisco Gomes da Silva (Chico de Dedê), Jurandir Severo de Carvalho, além dos suplentes Raimundo Roberto de Aguiar, Iranlei Ulisses e Everaldo, todos do PSB. O grupo contabiliza outros integrantes: os vereadores Miguel Moreira da Costa e Rigoberto Amaro de Alencar, ambos do PT. Da composição atual da Câmara, a maioria, sete dos 13 vereadores, está com Armando.

Segundo o presidente do PSB de Exu, o vereador José Orlando Moreira, Armando Monteiro tem uma visão empreendedora que pode alavancar a economia do Estado. “A gente conta com ele para que finalmente o governo do Estado dê atenção ao Sertão, que invista no desenvolvimento da pecuária, da indústria do gesso, de todas essas atividades que podem ampliar os empregos e as oportunidades no nosso Estado”, defendeu Orlando.

Da ASCOM

Nenhum comentário: