.jpg)
Outras 148 pessoas acabaram indo parar em delegacias de plantão. Elas apresentavam concentração superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido, no teste realizado com o etilômetro. No Estado, a abordagem foi feita a 106.888 veículos, entre 1º de junho de 2008 e 1º de junho deste ano. Os números foram apresentados, ontem, pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE).
O Ministério da Saúde também aproveitou a comemoração de um ano da lei seca para divulgar balanço. O número de internações provocadas por acidentes de trânsito nas capitais brasileiras caiu de 105.904 casos para 81.359 no período de vigência da lei federal 11.705/08, o que representa uma queda de 23%. Muito parecido a percentagem de óbitos, que caiu 22,5%.
.jpg)
Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco, Roberto Leandro, os números demonstram a presença do Estado nas ruas e o resultado dos investimentos feitos em equipamentos, além do aumento do quantitativo de agentes nas operações de fiscalização.
“Nós nos integramos ao esforço nacional e investimos na infraestrutura para fortalecer a estratégia de ação. E foi assim que Pernambuco inovou, inclusive, com a implantação de delegacias móveis e de um caminhão cegonha para rebocar os veículos de proprietários sem a menor condição de dirigir”, ressaltou.
Em um ano de lei seca, a estrutura de fiscalização em Pernambuco aumentou, segundo o Detran. O número de agentes nas ruas subiu de 25 para 150, representando um crescimento de 600%. Eles agora trabalham com 60 etilômetros (aparelho que mede a quantidade de miligramas de álcool por litro de ar expelido), em vez dos dez usados antes de a lei federal entrar em vigor.
CAMPANHAS
Outro fato destacado foram as campanhas educativas nacionais, que foram lançadas neste período, em prol da lei seca. Pernambuco aproveitou o slogan “Seja legal, se beber não dirija” para desenvolver outras campanhas educativas.
A Turma do Fom-Fom ressurgiu nas ruas com personagens novos criados especialmente para tratar do tema. E apresentações teatrais foram realizadas em mais de 100 bares da Região Metropolitana do Recife numa iniciativa que mexeu com os boêmios de plantão.
Para comemorar o primeiro ano da lei seca, o Detran de Pernambuco iniciou, na noite de ontem, uma série de blitzes educativas pelas ruas da Região Metropolitana do Recife (RMR). A previsão é que a ação se estenda até a madrugada do próximo domingo para orientar os motoristas sobre os riscos da perigosa combinação entre álcool e direção.

Neste São João a fiscalização será dobrada em Araripina devido aos shows no Parque 3 Vaqueiros que começa no próximo sábado. Segundo a delegada municipal, Dra. Lívia Pires, etilômetros serão usados pela plícia civil nas abordagens aos motoristas. quem for pego dirigindo embriagado será enquadrado na lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário