ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

domingo, 31 de julho de 2016

SAÚDE - RECIFE SEDIA O 1º FÓRUM DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ONCOLOGIA DE PERNAMBUCO


Nesta quarta-feira (10.08), das 8h às 18h, acontece no Recife, no Auditório Gilberto Freyre, no Hotel Grand Mercure Atlante Plaza, o 1° Fórum de Políticas Públicas em Oncologia de Pernambuco. O evento, que tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional Nordeste (SBOC NE) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), reunirá importantes instituições, especialistas e autoridades em oncologia e políticas de saúde do Estado para discussões e debates sobre a realidade do câncer no Estado.


Cinco temas serão debatidos: “Estratégias para enfrentar a epidemia do câncer no estado de Pernambuco”, ministrado pelo Secretário de Saúde do Estado, Iran Costa, “Judicialização para o Sistema de Saúde”, Dr. André Longo, presidente do Sassepe, “o SUS e a Lei dos 60 dias (lei 12.732/2012): Desafios e perspectivas de uma política pública”, abordado pelo Procurador Regional da República, Marcos Antônio da Silva Costa.

Além da “Política Nacional de Assistência Farmacêutica: Avanços e desafios na ampliação e qualificação do acesso a medicamentos no Brasil” – com o Professor da Universidade Federal da Bahia, Lindemberg Assunção Costa e “Análise de Decisão Multicritério (MCDA) no processo de tomada de decisão em Saúde – Dra. Laura Murta Amaral​, do INCA.

De acordo com as organizadoras do encontro, a oncologista clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), Cristiana Tavares e a oncologista pediátrica e presidente do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), Vera Morais, os debates serão intensos e produtivos. "Faz-se necessário abrirmos um dia de nossas agendas e reunirmos entidades de diversos segmentos profissionais para não só discutirmos os problemas da saúde pública na área de oncologia, mas para juntos criarmos alternativas que possam melhorar os três níveis de assistência à saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde”, frisa Cristiana Tavares. “Discutiremos as dificuldades do acesso à população desde o rastreamento, à detecção precoce até o diagnóstico e tratamento do câncer”, destaca Vera Morais.

Durante a programação haverá um espaço para a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica Regional Nordeste - SBOC NE, com a fala do presidente da entidade, o oncologista Eriberto de Queiroz Marques Jr. Será um momento de aprofundar a discussão de assuntos pertinentes à oncologia.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), representada pela presidente Dra. Teresa Fonseca, e Dra. Vera Morais, fundadora e presidente do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), representada pelo Dr. Rilder Campos e o Instituto Ronald Mc Donald (IRM), representado pela Sra. Viviane Junqueira discutirão sobre o atual panorama do câncer infantojuvenil, em especial, dos esforços em prol do diagnóstico precoce da doença que será amplamente estimulado em setembro, com o “Setembro Dourado”.

Já confirmaram presença renomados profissionais da área jurídica e saúde do Estado, entre eles, membros da Defensoria Pública do Estado e da União, membros da Comissão de Direito da Saúde da OAB e do Tribunal de Justiça, tais como a superintendente geral do IMIP, Tereza Campos, o secretário de Saúde da Cidade do Recife, Jailson Correia, os secretários de saúde de Jaboatão, Olinda, Paulista e Caruaru, o promotor de Justiça do ministério público de Caruaru Dr. Paulo Augusto Oliveira, o presidente do SIMEPE Dr. Tadeu Calheiros, coordenadores dos serviços de oncologia, oncohematologia e oncopediatria do estado, além dos representantes de todas as ONGs que acolhem pacientes oncológicos. 

CONVIDADOS:

Oncologistas gestores de UNACONS e CACONS do estado de PE

Diretoria da SBOC NE

Representante da SBOC Nacional

Câmara técnica de oncologia do CREMEPE

Câmara técnica da saúde da OAB Pernambuco

Sindicato dos Médicos de PE

Secretário de Saúde do estado de PE

Secretaria de saúde do município de Caruaru

Secretaria de saúde do município de Jaboatão dos Guararapes

Secretaria de saúde do município de Olinda

Secretaria de saúde do município de Paulista

Secretário de Saúde do município do Recife

Representantes da área de saúde dos Ministérios Público Federal e Estadual (Recife e Caruaru)

Representante da Defensoria Pública do estado e da união 

Divisão de saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Divisão de saúde do Tribunal de Justiça

Instituto Ronald Mac Donald 

Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e de Oncologia Clínica 

Ministério da Saúde 

Entidades do Terceiro Setor

De Agência para o Blog do Fredson Paiva

Nenhum comentário: