ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 16 de abril de 2009

AFTOSA - VACINAÇÃO SEGUE ATÉ 30 DE ABRIL DE 2009


A décima primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa segue até o próximo dia 30 em todos os municípios de Pernambuco.

De acordo com a gerente geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo, ao todo serão distribuídas, gratuitamente, 400 mil doses para comunidades carentes, como as dos assentamentos, indígenas, quilombolas e para as áreas que fazem fronteira com os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará e Piauí. Para a campanha, o Governo de Pernambuco investiu R$ 568 mil na aquisição das vacinas, o que representa 20% dos 2,1 milhões de búfalos e bovinos.

Segundo Erivânia, os demais criadores terão que adquirir a vacina por conta própria. “A vacina é obrigatória por lei e quem não cumprir e deixar de declarar a imunização dos animais à Adagro, além de ter que pagar multa de R$ 60, por propriedade, fica impedido de transitar com o animal para outro município, vender, expor e até mesmo enviar para abate”.

Ela disse que a novidade é que a Adagro está disponibilizando postos de coletas em seus escritórios, associações, sindicatos e escolas, para recolher embalagens vazias de vacinas de aftosa, uma vez que maioria dos produtores não tinha o devido cuidado na hora de descartar os frascos, jogando em qualquer lugar.

“As embalagens contém substâncias que prejudicam o meio ambiente e a saúde das pessoas. Por isso, estamos disponibilizando postos de coleta para que cada produtor, além de levar a nota declarando a compra da vacina, também leve a embalagem vazia e deposite nas urnas”.

JAMILLE COELHO
FOLHA-PE

Nenhum comentário: