ARARIPINA

ARARIPINA

domingo, 9 de julho de 2023

TÊNIS DE CORRIDA - CINCO DICAS DE ORTOPEDISTAS PARA ACERTAR NA ESCOLHA


Um tênis de corrida pode fazer toda a diferença em seu desempenho nas ruas e pistas. Se ele estiver correto, a chance de atravessar bem a linha de chegada é grande. No entanto, um tênis inadequado pode arruinar não apenas sua prova, como também seu pé, tornozelo e joelho. Portanto, escolher um modelo para praticar o esporte deve seguir alguns critérios técnicos — e não apenas estéticos como apenas olhar se é um tênis de corrida feminino ou masculino.

— Sapatos mal ajustados podem ser dolorosos e causar problemas sérios nos pés como: calos, joanetes, deformidade nos dedos, dor no calcanhar e até fraturas por estresse — explica o ortopedista Bruno Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Confira abaixo 5 dicas para escolher o melhor tênis de corrida para você:

Conheça o seu pé

Você conhece bem o seu pé? É preciso saber, por exemplo, se os dois têm o mesmo tamanho, se os formatos são semelhantes, se os dedos se acomodam da mesma forma. Se os seus pés tiverem alguma especificidade, é preciso levar em conta este detalhe na hora de escolher o calçado ideal.

Sua pisada é pronada (para dentro), supinada (para fora) ou neutra? Esse detalhe também é importante, já que há tênis específicos para cada tipo de pisada. Escolher um modelo inadequado gera dores no pé e desgaste prejudicial no solado do calçado.

Caso você precise medir o pé, faça isso à noite. Ao longo do dia os membros inferiores tendem a inchar e ficam maiores.

Experimente o tênis

Ao procurar um tênis para corrida, experimente de marcas e tamanhos variados: use sua numeração como base, mas lembre-se que as formas dos calçados podem ser grandes ou pequenas.

Calce o tênis no pé e caminhe pela loja. Esse pequeno teste já vai mostrar se o calçado é confortável e se está adequado para o tamanho do seu pé.

— Seu calcanhar não deve escorregar, sair do sapato ou deslizar enquanto você caminha — alerta Miranda.

Encaixe perfeitamente

A parte mais larga do seu pé (antes de seus dedos começarem) deve caber confortavelmente na parte mais larga do sapato. Um calçado apertado nesta região, além de gerar grande desconforto, pode causar calos e feridas.

Avalie também a profundidade do tênis. Ele deve ter um tamanho suficiente para caber seus dedos, principalmente se houver alguma deformidade neles.

Fique atento ao tamanho do tênis em relação ao seu pé. O ideal é que haja uma folga de cerca de meio centímetro (0,5cm) entre o maior dedo e o calçado. Isso evita apertos e diminui o risco de acidentes, como a perda de uma unha.

Leia também




Atente-se às especificações do tênis

Primeiro de tudo, entenda que o tênis mais caro não é necessariamente o melhor. Você deve escolher o mais adequado para a atividade que você quer praticar com ele. Um tênis de corrida deve ser leve, com um solado estável (nem muito macio nem muito duro) e com um tamanho adequado ao seu pé.

Se você precisa de um modelo para corridas de velocidade, o peso do tênis pode influenciar na escolha: quando mais leve, melhor. Mas, se você precisa de um calçado para longas distâncias, é preciso checar se o solado tem um bom amortecimento.

Dê preferência a calçados que tenham cadarço ou alças para firmar o pé no calçado durante a corrida. Deixar o tênis solto pode fazer com que ele saia do seu pé enquanto você corre, ocasionando quedas, tropeços e outros acidentes.

— Alguns princípios básicos de um bom sapato incluem um calcanhar amortecido, sola firme que não torça ou dobre facilmente e flexibilidade na área adequada — indica Miranda.

Preste atenção no conforto
Não ache que o tênis vai “amaciar” com o uso, porque nem sempre isso ocorre. Nunca espere que sapatos se tornem confortáveis com o passar do tempo de uso. Você precisa se sentir confortável com ele no momento da compra.

Fique atento também à costura do tênis. O bordado pode encostar em alguma região do pé e acabar causando desconforto e machucados ao longo do uso. Para diminuir o atrito, use meias para proteger o pé.

Se puder, dê preferência a sapatos com a parte de cima feitos em material que possibilite o ar entrar para o “pé respirar”.

Fonte - Agência o Globo

Nenhum comentário: