Competição que coloca a criatividade e o espírito de equipe de jovens à prova para construir robôs autônomos com peças de LEGO, o Torneio Internacional de Robótica terá uma equipe pernambucana disputando na modalidade FIRST LEGO League (FLL): a Unity, formada por estudantes do SESI Escada. Este ano sediada no Brasil, a competição acontecerá no Rio de Janeiro, no início de agosto. Cerca de 100 equipes irão disputar o Open (torneio aberto) na categoria FLL, sendo 30 brasileiras - as que obtiveram a maior pontuação nas categorias avaliadas na fase nacional do torneio -, e 70 de outros países.
Nessa modalidade, equipes de até 10 estudantes desenvolvem um robô e passam por um processo de avaliação baseado em quatro categorias: Projeto de Inovação, Design do Robô, Desafio de Mesa (na qual o robô deve cumprir missões em uma mesa) e Core Values – valores fundamentais que despertam nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe, desempenhando diferentes funções e desenvolvendo múltiplas habilidades e competências para o mercado de trabalho.
Composta por seis alunos, a Unity identificou que a queda da cana de açúcar dos caminhões durante o trajeto campo-usina pode representar uma perda de 5% da carga total, gerando prejuízo para as empresas. Pensando nisso, a equipe pernambucana desenvolveu um equipamento que funciona a partir de duas estruturas com redes que ficam localizadas nas laterais dos caminhões e realizam um movimento para cobrir a carroceria, diminuindo o risco de perda do produto.
Esta é a primeira vez que a estudante Kesia Hellen, de 15 anos, participa desta competição de Robótica. Ela conta que, após passar pelas etapas regional e nacional, a confiança do grupo foi crescendo. “Levar o nome da nossa equipe para fora de Pernambuco e concorrer com times de fora me enche de gratidão. Eu não consigo explicar com palavras, pois é muito emocionante por diversos motivos. E nós vamos para cima”, comemorou a jovem.
Os alunos contam com a orientação dos técnicos Mônica Mendonça e Diogo Monteiro. A professora conta que, além da preparação de idioma, uma vez que, para o Torneio Internacional de Robótica, a apresentação terá que ser feita toda em inglês, os estudantes estão ajustando e procurando melhorar alguns pontos, como a ampliação do projeto de inovação. “Nosso projeto é voltado para a carga de cana de açúcar, mas nossa pretensão para o Internacional é fazer com que nosso mecanismo também seja aplicável a outros produtos. Por isso, estamos analisando e estudando como o transporte de cargas funciona nacional e internacionalmente”, detalha.
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson
Nenhum comentário:
Postar um comentário