Celebrado todo dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração, o mês terá um esforço redobrado neste ano pelas ONGs e entidades médicas que apoiam o projeto “Setembro Vermelho” para espalhar informações sobre as cardiopatias, primeira causa de mortes no mundo. Fatores de risco, estilo de vida e fatores genéticos são os principais responsáveis por esses óbitos em todo o mundo.
A prevenção é o melhor remédio para manter seu coração no ritmo, portanto, não fique parado, na sua rotina proceda mudanças para uma vida mais tranquila, dentre tantas recomendamos:
Não fique parado
Movimente-se, seja com exercícios físicos, prática de esporte, caminhadas, andar de bicicleta, etc. importante não ser sedentário.
Alimente-se bem
Cuidar da alimentação, fazer refeições com menos gorduras saturadas, para que as artérias não sofram com aterosclerose, outro fato que leva ao infarto e o AVC.
Pare de Fumar
O tabagismo aumenta a pressão arterial, fazendo com o que os vasos sanguíneos sejam lesionados e desta forma tornam um risco de infarto do miocárdio e AVC, sem contar do risco de câncer do pulmão.
Emagreça ou Engorde
Tentar ao máximo manter o peso ideal, se estiver com sobrepeso ou obesidade, ou mesmo abaixo do peso é importante mudar os hábitos alimentares. O peso ideal ajuda a evitar diversas doenças, entre elas a alta pressão arterial.
Existem ainda outras dicas importantes, como evitar o consumo de álcool, evitar o estresse, beber muita água, dormir melhor, entre outros.
Se você nunca fez, faça agora uma avaliação do desempenho do seu coração, procure um cardiologista e viva mais e melhor.
Fonte - HMSM/Araripina
Nenhum comentário:
Postar um comentário