ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 8 de agosto de 2017

ONG - PATRULHA AMBIENTAL INVESTE NA CAPACITAÇÃO DE SUA EQUIPE

A ONG Patrulha Ambiental vem investindo (dentro do possível) na capacitação de seus componentes e como ponto inicial seus integrantes tem participado de cursos para que a equipe potencialize seus conhecimentos e continue a desenvolver suas atividades, otimizando o conteúdo a ser ministrado. 
O grupo está se abastecendo de informações para trazer uma maneira diferenciada de tratar o seu ambiente (trabalho, doméstico e natural) já que a Patrulha Ambiental desenvolve palestras na região do Araripe sobre uma variada gama de assuntos ligados à proteção e defesa do Meio Ambiente.
A proposta é capacitar o corpo técnico da Patrulha Ambiental (já graduados em Gestão Ambiental) para desenvolver seu trabalho na região, atuando na área de Educação Ambiental e com parcerias na realização de monitoramento das atividades que impactem o Meio Ambiente.
Para que desempenhe ainda melhor seu papel, os representantes da Patrulha Ambiental participaram de alguns módulos dos cursos de:

Técnicas de Manejo de Florestas Plantadas

Técnicas de Plantio de Florestas Nativas e/ou de rápido Crescimento

Modelo de fomento florestais, parte integrante de projetos e apoio a implantação do programa de desenvolvimento florestal sustentável da região do Araripe.

Recuperação de Áreas Degradadas e Controle de Processos Erosivos

Prevenção e Combate a Incêndio entre outros, não menos importantes.

Acrescentamos que em debates com colegas de curso, foi notada a diversidade de cidades circunvizinhas dos participantes, como Exú, Salgueiro, Ouricuri, Araripina, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova, Afrânio, Moreilândia, Bodocó, Trindade, Parnamirim, Cedro, todas no Estado de Pernambuco e Jardim e Iguatu no Estado do Ceará.
Acreditamos que os Gestores das cidades da região (Prefeitos e secretários) terão a capacidade de absorver estes profissionais que investem seus recursos e tempo para melhor se qualificar, sendo mais que justo sua participação na melhoria da qualidade de vida da população com a aplicação de seus conhecimentos, essa dica também é destinada a iniciativa privada (empresariado). 
Esses cursos aconteceram na cidade de Ouricuri – PE, sendo ministrados por Me. Engenheiros Florestais, Engenheiros Agrônomos, Agentes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Sendo realizado pelo Governo de Pernambuco, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Econsultoria Ambiental.
No período de aulas foram discutidos assuntos ligados à área de fiscalização e seus benefícios, sobre o melhor uso da legislação e da execução do poder de polícia dos órgãos ambientais, pois, precisa-se de um posicionamento do poder público para o caminho da sustentabilidade ambiental e reparação dos impactos já causados ao Meio Ambiente. 
Segundo o Ministério de Meio Ambiente as mudanças de hábitos, comportamento e padrões de consumo de toda a população impacta diretamente na preservação dos recursos naturais, contribuindo para a qualidade ambiental e proporcionando a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Para que essas mudanças sejam possíveis é necessário o engajamento individual e coletivo, pois apenas dessa forma será possível a criação de uma nova cultura institucional de sustentabilidade das atividades do setor público, sejam essas relacionadas à área meio ou à área finalística (MMA).

Fonte: MMA

Fonte/ Fotos - Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: