ARARIPINA
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
DO LITORAL AO SERTÃO - CARNAVAL DE PERNAMBUCO TERÁ 19 POLOS DE FOLIA
O Governo de Pernambuco apresentou o formato e a programação do Carnaval 2011. Serão 19 polos de folia, distribuídos do Sertão ao Litoral. Além das cidades pólos, o Governo também está apoiando as importantes e tradicionais prévias carnavalescas.
Ao todo, serão 15 de folia. O Governo irá apoiar o carnaval dos municípios, respeitando os critérios da política de fomento da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
As prefeituras e os organizadores das prévias receberam cópias da política de fomento e participaram de reuniões com os gestores da Empetur, em que ouviram orientações quanto aos critérios para solicitação de patrocínio.
“A Empetur abriu licitação para contratar uma empresa fiscalizadora, que terá a obrigação de filmar e fotografar todos os eventos propostos. Desta maneira, o Governo poderá acompanhar e prestar contas da aplicação de todos os recursos”, explicou o presidente da Empetur, André Correia por meio da assessoria.
Para a montagem da grade artística o Governo buscou dialogar com todas as prefeituras e organizadores de prévias envolvidos no Carnaval. A Secretaria de Cultura, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), encaminhou à Empetur a relação dos artistas inscritos nos editais culturais.
Polos - As cidades foram escolhidas pelos critérios de tradição carnavalesca e potencial turístico. O Governo do Estado está investindo nos municípios onde já existiam festas consagradas, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Goiana e Triunfo, ao mesmo tempo em que busca fortalecer carnavais com grande tradição local, como Catende, Águas Belas, Vitória, Belém do São Francisco e Salgueiro.
Durante o Carnaval, Pernambuco recebe milhares de turistas. No ano passado foram mais de 800 mil em quinze dias. Por isso, além das cidades com tradição carnavalesca, os municípios indutores do turismo também serão contemplados, estes são os casos de Itamaracá, Ipojuca e Tamandaré.
Os municípios polos foram distribuídos da seguinte maneira, a partir de cada região: Região Metropolitana (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes), Litoral (Tamadaré, Ipojuca e Itamaracá), Agreste (Bezerros, Águas Belas e Pesqueira), Zona da Mata (Catende, Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Vitória e Timbaúba) e Sertão (Petrolina, Belém do São Francisco, Salgueiro e Triunfo)
Além da estrutura dos polos, o Governo do Estado também vai apoiar a realização do Festival de Jazz de Garanhuns. O projeto foi vencedor na primeira edição do Prêmio Mestre Salustiano, promovido pela Empetur. No ano passado a cidade registrou 95% de ocupação hoteleira durante os dias em que o evento foi realizado.
Confira a programação do Carnaval 2011 no site: www.setur.pe.gov.br.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário