ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

TRINDADE - COMEÇARAM OS FESTEJOS DA SAGRADA FAMÍLIA 2015

 
Saindo da Igreja de Nossa Senhora Rainha da Paz, Vila Saraiva, os fieis caminharam até a Igreja Matriz, onde houve o hasteamento da bandeira e recitação do Santo Terço. Em seguida o Padre Domingos Pedro saudou a todos os paroquianos e visitantes, apresentando o Padre Natel da Paróquia de Santa Ana, da cidade de Parnamirim, o qual presidiu a santa missa nessa noite de festa.

Em meio a uma bela estrutura montada, os presentes puderam participar de forma alegre e empolgadada festa que tem como tema: TEMA: ‘‘Família, Igreja Doméstica e Missionária’’. Estou no meio de vós como aquele que serve. LC 22,27. 
Em sua homilia o Pe. Natel, explicando a liturgia do dia, cujo evangelho fala sobre a parábola do semeador, chamou a atenção de todos para a necessidade do acolhimento da palavra de Deus, sendo cristãos em todas as ocasiões e não somente dentro das celebrações festivas.
“Que a semente semeada aqui nesta festa possa encontrar corações preparados para recebê-la com amor e fidelidade”. disse ele.

Ressaltou a importância da família no processo de obediência a Deus e à sua palavra, fazendo um comparativo entre igreja e família: assim como cristo, que é a cabeça, amou a igreja, desejando que ela fosse fiel até o fim dos tempos, os pais que são a cabeça da família devem agir desta forma, isto é, amando e se doando mutuamente, levando nossas famílias para a obediência a Deus.

O Padre falou também da intercessão que se faz presente na igreja desde seu início, e que devemos sempre interceder uns pelos outros, a exemplo dos santos. “E que se alguém critica e persegue algum cristão por acreditar na intercessão, nossa e dos santos, está perseguindo o próprio Cristo”.Exemplificando, citou a São Paulo, que ouviu a voz de Cristo perguntando por que ele o perseguia. “Naquela ocasião Saulo perseguia os Cristãos. Logo se alguém persegue os Cristãos, persegue o próprio Jesus”. Complementou.
Continuando, explicou que Deus em seu plano salvífico poderia fazer tudo sozinho, mas Ele sempre se utiliza de pessoas como colaboradoras. Como os profetas e os santos, ele nos chama a essa colaboração. Como Maria e José cuidaram de Jesus, sendo assim cuidadores do Salvador, salvando-o da morte na perseguição de Herodes. Por isso não devemos dar as costas à Sagrada Família disse ele.

“Não temos que temer às imagens, pois não devemos confundir o culto pagão de adoração aos ídolos, com nossas celebrações festivas”.

Explicou que quando Deus condena o culto pagão, o contexto é de um tempo em que todas as nações, exceto Israel, são pagãs e que possuem um deus para cada coisa. Nessa ocasião o povo de Israel estava sendo levada para esse mesmo caminho, isto é, abandonando o Deus verdadeiro e cultuando deuses pagãos.

Porém em outro contexto Deus manda fazer imagens, se agrada delas e até fala com o seu povo no meio dessas imagens. Como exemplo do templo construído pelo rei Salomão e também da serpente no deserto, em que Deus manda Moisés e Arão a produzirem, para curar as pessoas que eram mordidas por serpentes.
A novena teve sequencia com os ritos da Santa Missa, em seguida os avisos e convites para a participação das outras noites.

Fonte - PASCOM/ Paróquia Sagrada Família

Fotos - João Andrade

Nenhum comentário: