ARARIPINA

ARARIPINA

segunda-feira, 3 de junho de 2019

PERNAMBUCO - GOVERNO DO ESTADO RECADASTRA SERVIDORES ATIVOS E COMISSIONADOS

Sempre em conformidade com a transparência e modernização em suas ações estratégicas, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD), através da Portaria publicada na sexta-feira (31.05), convoca todos os servidores ativos, comissionados, cedidos e temporários do Poder Executivo Estadual a atualizarem seus dados cadastrais, através do recadastramento 2019. A medida que acontecerá, de 11 de junho a 30 de dezembro deste ano, visa também atender às exigências do eSocial – Sistema de Escritura Fiscal Digital das obrigações fiscais previdenciárias e trabalhistas – instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto federal nº 8.373/2014.

“Vale salientar que este recadastramento dos servidores ativos do Poder Executivo tem um caráter obrigatório, inclusive para os servidores em gozo de licença ou qualquer outra espécie de afastamento. Para efetuar este procedimento, o servidor deverá comparecer presencialmente, munido da documentação necessária (descrita abaixo) em qualquer uma das agências do Banco Bradesco”, informa o Secretário de Administração, José Francisco Neto, lembrando que deverão ser cadastrados mais de 125 mil servidores.

Já a secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, lembra que os servidores devem seguir o calendário divulgado pela Secretaria. (Ver Box abaixo). “Na hipótese de doença grave e dificuldade de locomoção, ou ainda, estar residindo no exterior, o servidor deverá constituir procurador para representá-lo, conforme orientações constante na Portaria SAD”, acrescenta a Executiva.

Os servidores que não comparecerem às agências bancárias no período indicado no cronograma abaixo serão notificados através do site do Portal do Servidor: www.portaldoservidor.pe.gov.br, no prazo de até 30 (trinta) dias. Caso não efetuem o recadastramento neste prazo haverá o bloqueio de pagamentos na folha de salários nos meses subsequentes.

No entanto, os servidores e empregados públicos das entidades do Poder Executivo cujas folhas de pagamento não sejam processadas por meio do Sistema de Administração de Recursos Humanos do Estado – SADRH ficam dispensados deste recadastramento. 

Por fim, o pagamento dos salários bloqueados somente será restabelecido, após a realização do recadastramento, conforme procedimento descrito na Portaria SAD.

As informações completas sobre o recadastramento de servidores ativos para atender ao eSocial estão no site da SADwww.sad.pe.gov.br e WWW.portaldoservidor.pe.gov.br.

No caso de dúvidas ainda remanescentes, as mesmas podem ser apresentadas pelo e-mail recadastramentoesocial@sad.pe.gov.br, ou nas Centrais de Atendimento ao Servidor abaixo indicadas: 
 
CENTRAIS DE ATENDIMENTO AO SERVIDOR
LOCAL
TELEFONE
ENDEREÇO
Recife
(81) 3183-8029
Gerência de Atenção ao Servidor – Rua Tabira, s/nº. Boa Vista
Vitória de Sto. Antão
(81) 3526-8508
Expresso Cidadão – Vitória Park Shopping
Garanhuns
(87) 3761-8667
Expresso Cidadão – Av. Lions Club, 305 - Aluísio Pinto
Caruaru
(81) 3727-7546
Expresso Cidadão – Caruaru Shopping
Petrolina
(87) 3866-9502
Expresso Cidadão – River Shopping

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

Para o servidor
1.       RG civil ou militar;
2.       CPF (documento específico emitido pela Refeita Federal do Brasil);
3.       Título de eleitor;
4.       Comprovante de residência emitido, no máximo, há três meses, em seu nome ou de alguém com quem resida;
5.       Contracheque de outros vínculos que possua fora do Poder Executivo Estadual;
6.       Número de Identificação Social – NIS (PIS/PASEP), se possuir;
7.       CTPS, se possuir;
8.       CPF e RG (RG ou certidão de nascimento/casamento) de todos os dependentes do servidor

OBS: Todos os documentos devem ser apresentados originais ou cópia autenticada. O banco não ficará com nenhuma cópia.

CRONOGRAMA

Mês de Aniversário
Mês de Recadastramento
Junho
Junho
Julho e Agosto
Julho
Setembro e Outubro
Agosto
Novembro e Dezembro
Setembro
Janeiro e Fevereiro
Outubro
Março e Abril
Novembro
Maio
Dezembro

ASCOM/SAD

PETROLINA - "JECANA DO CAPIM" CELEBROU 48 ANOS DE CULTURA ATRAINDO MAIS DE 10 MIL PESSOAS

 
Foram três dias intensos de muito forró e momentos culturais ao promover os já tradicionais ‘Jegue Fashion’ e o ‘Grand Prix Jeguístico’, a famosa corrida de jegues na comunidade do Capim, a cerca de 30 km de Petrolina. A ‘Jecana do Capim’, evento integrante do ‘Melhor São João do Brasil’, começou na sexta-feira (31), com a missa na igreja católica local e terminou neste domingo (2), com uma programação variada incluindo o torneio de futebol e shows musicais.

Criada no ano de 1971, pelo saudoso radialista Carlos Augusto Amariz, a ‘Jecana do Capim’ conta 48 anos dessa cultura que promove a justa valorização do animal símbolo do Nordeste, auxiliando o homem do campo nas mais diversas demandas, e que quase entrou para a lista de animais em extinção no Brasil. Em 2011, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco declarou a manifestação cultural como “Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco”.

O evento atraiu mais de 10 mil pessoas advindas tanto de Petrolina quanto de municípios circunvizinhos, que aproveitaram diversos momentos desde o sábado (1º), com o ‘Torneio de Futebol Júlio José dos Santos’, a ‘Jegueada’ dentro da vila, no mesmo percurso da corrida e à noite foi a vez de curtirem os shows de César Tenório, Suzana Coelho e Sérgio do Forró.

Já no domingo (2), pela manhã a arena de competição recebeu o público que ficou encantado pelo irreverente desfile de jegues ornamentados, ‘Jegue Fashion’ e o ‘Grand Prix Jeguístico’, contando com a participação de 42 jegues e aproximadamente 30 jegueiros que vieram também de outros estados do Nordeste como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. No concurso ‘Jegue Fashion’, a ‘Barraca do Beijo’, da comunidade do Capim, garantiu a primeira colocação com a temática do amor. Em segundo lugar, foi a vez de ‘Originalidade’, de Petrolina; e na terceira posição, Jogue Flor, também do Capim. 
Na ‘Corrida de Burros’, a primeira colocação ficou para a cidade de Jataúba-PE, com a jumenta ‘Catarina’. Já o segundo lugar foi garantido por ‘Morena’ de Afrânio-PE; no terceiro o animal ‘Negão do WhatsApp’ de Petrolina (PE) e no quarto foi a vez do Sítio Porteiras de Petrolina com a jumenta ‘Diferente não, estranha’.

Jegues advindos dos estados da Paraíba e Pernambuco foram os primeiros cinco colocados no tão aguardado ‘Grand Prix Jeguístico’: Chulé de Jataúba (PE); Ciclone de Jataúba (PE); Todinho de Zabelê-PB; Zebrinha de Zabelê-PB; Pinga Fogo de Santa Cruz-PE e Cigana de Salgadinho-PE.

E para encerrar o domingo com muita animação, anfitriões e visitantes presentes levantaram a poeira dançando um forró ‘danado de bom’ durante as apresentações de Guilherme Dantas e Victor Fernandes no ‘Forró do Poeirão’, fazendo dessa edição da ‘Jecana’ um grande festival junino.

O prefeito Miguel Coelho ressaltou a importância cultural do evento que consolida a cultura sertaneja e faz parte do calendário junino da cidade. “É uma alegria estar nessa edição da Jecana, uma tradição que se iniciou há quase 50 anos e integra a memória do povo da caatinga, sendo um sucesso e isso dá alegria, movimenta o comércio local do Capim e de toda essa região próxima. Reafirma, também, o compromisso da prefeitura que desde o ano passado resolveu assumir de fato a organização da festa. Nossa equipe está de parabéns junto com a Associação de Moradores do Capim pelo belíssimo trabalho!”, celebrou.
Fotos: Jonas Santos

Texto: Jaquelyne Costa

Assessora de Comunicação da Secretaria de Governo e Agricultura

ARARIPINA - MATADOURO PÚBLICO ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO DENTRO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS E SANITÁRIAS


O matadouro público está em pleno funcionamento após a ação da Prefeitura de Araripina que fez uma série de intervenções como a reforma em toda a estrutura física, a manutenção dos equipamentos para evitar contato humano com a carne e também todo o apoio para os trabalhadores através dos equipamentos de proteção individual.
O espaço havia sido interditado pela Justiça em 2014 por infringir diversas leis dentre elas as más condições sanitárias e de higiene que estavam colocando em risco a saúde da população de Araripina. À época, o Ministério Público, a Adrago e a Vigilância Sanitária fizeram várias inspeções e, por fim, decidiram fechar o local.
Em 2017, assim que assumiu a administração municipal, o prefeito Raimundo Pimentel iniciou as negociações com os órgãos fiscalizadores para a reabertura do matadouro localizado na Vila Santa Maria e também protocolou o projeto de um novo matadouro regional junto ao Ministério da Agricultura. Após a prefeitura cumprir as exigências acordadas entre o município, o MPPE e Adagro, o espaço foi reaberto pela Justiça e está em pleno funcionamento.
De acordo com o prefeito Raimundo Pimentel, agora a população pode ficar tranquila, pois está consumindo carne com inspeção dos órgãos competentes e certificada pela Vigilância Sanitária. “O matadouro público foi mais uma herança negativa da gestão passada que com o trabalho da nossa equipe foi possível resolver. Com muita dedicação e esforço estamos resolvendo os problemas da cidade e mostrando para a população que estamos firmes nos desafios que aparecem”, destacou.

Secretaria Executiva de Comunicação

RECIFE - GOVERNO DE PERNAMBUCO SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA UNIÃO PARA INTENSIFICAR AÇÕES DE PLANEJAMENTO NO ÂMBITO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Um encontro entre membros do Governo de Pernambuco e da União com foco na integração das ferramentas de planejamento do Estado e as dos órgãos federais estratégicos da área de Recursos Hídricos aconteceu, na semana passada, no Recife. Na ocasião, estiveram em pauta o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) e a atualização do Atlas de Abastecimento de Água. Além disso, foi formado um grupo de discussão entre os participantes para acompanhamento das metas pactuadas. A atuação do Estado será coordenada pela Seinfra-PE, que garantirá a integração com os seus órgãos vinculados: a Apac e a Compesa, além da Executiva de Recursos Hídricos.

Do lado do Governo Federal, participam do grupo os representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). “O recorte do Plano de Segurança Hídrica para Pernambuco foi elaborado por meio do trabalho conjunto entre essas equipes reunidas aqui e considera como premissa as fontes de abastecimento para as demandas atual e futura. Já o Atlas é um detalhamento desse plano e uma importante ferramenta de planejamento, que serve como um indicativo de por onde caminhar para que possamos garantir o abastecimento ainda que haja um período prolongado de seca”, explicou a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Para a gestora pernambucana, a integração desse grupo de trabalho precisa necessariamente “se tornar verdade na vida das pessoas”. “O semiárido pernambucano tem um dos cenários mais críticos de disponibilidade hídrica per capita. Por isso, é fundamental pra gente pensar na gestão e no planejamento dos Recursos Hídricos como uma Política Pública e de desenvolvimento social também. Acredito que só assim podemos diminuir a distância entre os estudos na área de Recursos Hídricos e os seus impactos sociais”, pontuou Fernandha, que também é doutoranda na área.

Coube ao superintendente da ANA, Sérgio Ayrimoraes, apresentar a visão de futuro do PNSH com foco em ações sustentáveis de médio e longo, sendo definidas quatro dimensões como principais. São elas: humana, econômica, ecossistêmicas e resiliência - esta última a de maior criticidade e na qual são apontadas as diferenças regionais e formas de tratamentos adequados a cada realidade. 

Também receberam a atenção dos presentes questões como Reuso da água e sustentabilidade tanto hídrica quanto operacional, bem como a busca da diversificação das fontes de captação de recursos para área, para além do orçamento público. Ainda foram apresentados o grau de segurança hídrica, por meio do diagnóstico alcançado pelo PNSH, estudos preliminares e suas obras potenciais e os avanços na forma de pensar o planejamento e seus reflexos no modelo de gestão e governança desejado para o atual contexto do País. “São questões transversais e que precisam ser tratadas com essa integração entre os entes federados para que assim seja ponte para o desenvolvimento econômico e social do país como um todo”, colocou o diretor da ANA, Marcelo Cruz.

Foto: Aluisio Moreira/ Comunicação Seinfra PE

SESC LER - VENCEDORES DOS JOGOS ESCOLARES DE ARARIPINA RECEBEM PREMIAÇÃO DA PREFEITURA

 
Na noite de quinta-feira (30/05), a Prefeitura de Araripina por meio da Secretaria de Esportes realizou, no Sesc Ler, a cerimônia de entrega das medalhas aos vencedores da 28ª edição dos Jogos Escolares de Araripina. 
Durante uma semana, cerca de 1.200 alunos de 20 escolas das redes municipal, estadual e particular competiram em diversas modalidades esportivas como futsal, handebol, basquete, vôlei, atletismo, xadrez, natação, futebol society e de campo nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil e infantil.
A solenidade contou com a presença dos secretários de Esportes, Amon Nunes, e Educação, Larissa Muniz; do secretário-adjunto de Cultura, Geonaldes Elhemberg, vereadores Didô, João Erlan e Doval; do gerente do Sesc Ler, Richard Santiago, servidores da Secretaria de Esportes e a comunidade.
“O nosso trabalho é para fortalecer ainda mais o esporte amador de Araripina. Por determinação do prefeito Raimundo Pimentel, estamos investindo muito nessa área. Realizamos mais uma edição dos Jogos Escolares com muita determinação e organização. Parabéns a todos os competidores”, disse Amon Nunes. Os vencedores agora vão se preparar para participar das etapas dos jogos regionais.
Secretaria Executiva de Comunicação

ARARIPINA - CURSO SOBRE AUDITORIA TRABALHISTA SERÁ REALIZADO PELA FIEPE


A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – Fiepe oferece nos dias 28 e 29 de junho, em Araripina, o curso sobre Auditoria Trabalhista com o instrutor Alisson Tavares que tem por objetivo central ensinar aos participantes sobre como realizar uma auditoria trabalhista interna nas empresas. 

O curso é destinado para empresários, gestores, coordenadores, supervisores, analistas e consultores na área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal e outros profissionais. Dividido em dois dias com 12h de duração, o curso vai ensinar aos participantes, de maneira prática, como preparar uma auditoria trabalhista através da autofiscalização em conformidade com a legislação vigente a exemplo das Normas Regulamentadoras; rotinas de folha de admissão, manutenção e desligamento além das rotinas anuais como DIRF e RAIS. 

A auditoria trabalhista interna é uma ferramenta importante para que as empresas funcionem dentro dos padrões da atual legislação evitando assim falhas nos processos dos setores de RH e DP. O curso irá fornecer um checklist completo sobre os pontos que devem ser observados além de mostrar a importância da implantação do eSocial nos processos destes setores. 

Os interessados devem procurar a Fiepe, em Araripina, que fica localizada no Senai ou através dos telefones (87) 38734620 ou 9 91475131 (Whatsapp) ou pelo site da Fiepe no link http://fiepe.org.br/para-voce/auditoria-trabalhista/

Da Vera Cruz Comunicação para o Blog do Fredson

ALEPE - DEPUTADA ROBERTA ARRAES PRESTA HOMENAGEM AO CANTOR GABRIEL DINIZ


Na manhã da última quinta-feira (30/05), a deputada Roberta Arraes usou a tribuna da Alepe, para prestar mais uma homenagem ao cantor Gabriel Diniz, que também era muito amigo de sua família. 

Em seu discurso, a parlamentar falou da sua relação e de seu convívio pessoal com o artista, que era considerado um irmão de coração de seus filhos, Humberto e Alexandre Arraes.

A parlamentar relembrou o início da trajetória de vida artística do cantor, e falou que acompanhou seu esforço e luta para conseguir chegar ao topo do sucesso no país. “Um menino lutador, incansável na busca dos sonhos e objetivos”, afirmou. 

Em seu discurso, a deputada falou sobre o amor de Gabriel por Pernambuco, que esse mês de junho, dos 35 shows marcados no Brasil, 15 deles eram aqui no estado, como nas festas juninas de Arcoverde, Petrolina e Caruaru. 

Ainda sobre sua relação com GD, como também era conhecido, Roberta Arraes falou que as conquistas e vitórias eram sempre compartilhadas entres ele. O cantor sempre esteve presente nas suas comemorações, como nas últimas eleições, quando a parlamentar foi reeleita, Gabriel não só ligou para parabenizar por sua vitória, como também fez questão de estar presente na cidade de Araripina.

Por fim, Roberta afirmou que guardará as boas memórias vividas com Gabriel e que seu legado de luta, carisma e humildade ficará para sempre enchendo sua família, amigos e fãs de muito orgulho. “Foi uma perda irreparável. O show terminou, mas sua música e alegria estarão sempre em nossos corações. Obrigada por ter feito parte de nossa família”, finalizou.

Da ASCOM

JOÃO PESSOA - EM MISSA DE SÉTIMO DIA, PAI DE GD ANUNCIA O FIM DA BANDA

A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, recebeu na tarde deste domingo (2) a missa de sétimo dia do cantos Gabriel Diniz, morto em um acidente aéreo na última segunda-feira (27). Antes da cerimônia, o pai do músico, Francisco Cizinato Diniz, anunciou, ainda muito abalado, o fim da banda do filho.

“Nesses 30 dias eu tenho que tomar algumas atitudes burocráticas e não posso fugir disso. Eu já estou tomando algumas. A gente já deu aviso prévio a todos da banda. Fizemos uma reunião anteontem. A gente tinha que fazer”, disse. “Não temos interesse em manter a banda em andamento. Nós vamos fazer a baixa dela, botar em silêncio, dormindo em silêncio por seis meses, um ano… Não sei. Confesso que me envolvi pela música com relação ao Gabriel. Ele me agitou tanto que fiquei apaixonado pela música e isso é o mais difícil”, completou o pai do artista.

Leia Mais



Após a cerimônia religiosa, foram realizadas várias homenagens. Alguns fãs aproveitaram e, com alguns cartazes em apoio aos familiares, demonstraram solidariedade. Francisco também revelou que antes de morrer GD tinha deixado algumas músicas gravadas. “Ele gravou umas três músicas lá em casa, mas não sei se eles chegaram a fechar e gravar. Existem alguns EPs que estão na Universal, tem até uns clipes que a gente ia lançar”, comentou.
Tragédia

Gabriel Diniz morreu aos 28 anos em um acidente aéreo na cidade de Estância, na região de manguezal do Porto do Mato, perto da divisa entre Sergipe e Bahia na última segunda-feira (27). O músico nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, mas desde os dois anos morava na cidade de João Pessoa.

Fonte - Folha de Pernambuco/ Roberta Jungmann

PAULO CÂMARA - "ACREDITAMOS MUITO NA FORÇA DE TODA A CADEIA PRODUTIVA DOS NEGÓCIOS 4.0"


Após comandar, na manhã da quinta-feira (30/05), um encontro de negócios com representantes do mercado automotivo com vistas à atração de novos investimentos do setor para o Estado, o governador Paulo Câmara participou, também na capital paulista, da formalização da parceria entre o Porto Digital e o Inovabra/Habitat. A cooperação vai promover uma presença mais efetiva do ambiente de inovação pernambucano no parque tecnológico paulistano. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, também esteve presente ao evento.

"Acreditamos muito na força de toda a cadeia produtiva dos negócios 4.0. A parceria entre o Porto Digital e o braço de inovação patrocinado pelo Bradesco já nasce colocando em contato 600 empresas de ponta na busca de soluções tecnológicas para o Brasil e o mundo", destacou Paulo Câmara. O Inovabra Habitat foi criado pelo Bradesco para promover a geração de negócios baseados nas tecnologias que transformam o mundo de hoje. Abrangendo cerca de 20 setores da economia, a iniciativa tem incentivado a inovação de alto impacto e gerado valor para empresas e sociedade por meio da colaboração entre startups, consultores, mentores e investidores.

O espaço tem capacidade para 180 startups e 50 empresas de tecnologia, divididos em 1.500 posições. Entre os eixos tecnológicos trabalhados pelo Bradesco no novo espaço estão Blockchain, Big Data e Algoritmos, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e APIs e Plataformas Digitais.
Um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, o Porto Digital, localizado no Bairro do Recife, tem sua atuação nos eixos software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design. Desde 2015, entretanto, o Porto Digital também passou a atuar no setor de tecnologias urbanas como área estratégica.

O Porto Digital é fruto e referência nacional de uma ação coordenada entre o Governo do Estado, universidade e empresas, conhecido como modelo "Triple Helix", propiciando um ambiente necessário para que o parque tecnológico se transformasse em um dos principais ambientes de inovação do País. Atualmente, o Porto Digital abriga 300 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e cerca de 9 mil trabalhadores. Desde o final de 2014, o parque também opera na cidade de Caruaru, no Agreste Estado.

Da ASCOM

PETROLINA - CASAIS PODERÃO CORRER UNIDOS NA TRADICIONAL "CORRIDA DOS NAMORADOS"

O romantismo vai tomar conta das ruas de Petrolina no mês de junho em mais uma edição da tradicional ‘Corrida dos Namorados’. A partir desta segunda-feira (3), os casais interessados devem procurar a Secretaria Executiva de Esportes, localizada no Parque Municipal Josepha Coelho para garantir sua inscrição de forma gratuita. O evento faz parte do ciclo junino da Prefeitura de Petrolina.

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 3 e 7 ou até completar o quantitativo de 100 casais, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de forma presencial, na sede da secretaria. Pode participar, qualquer casal com idade igual ou superior a 18 anos. Cada dupla deverá atentar-se à categoria inscrita, de acordo com a faixa etária, devendo valer a idade do mais velho.

Para o secretário executivo de Esportes, Jefferson Correia, a Corrida dos Namorados é uma forma divertida e temática de estimular a prática da atividade física. “Esse é um evento que reúne pessoas de todas as idades e classes sociais. Somando o colorido do São João com a prática do exercício físico, conseguimos ocupar esse importante espaço no calendário junino de Petrolina. Não precisa ser atleta para participar da competição, mas é importante que esteja bem de saúde”, destaca.

No dia da corrida, os inscritos deverão estar devidamente caracterizados com roupas ou acessórios juninos e correr de mãos dadas nos primeiros e nos últimos 50 metros e obrigatoriamente cruzar a linha de chegada juntos, após terem percorrido os 5km de percurso.

A prova contará com premiação no valor de R$ 3.500 distribuídos para os primeiros e segundos lugares de cada categoria. A criatividade dos inscritos também será analisada e premiada. No critério ‘Melhor Caracterização’, a dupla melhor avaliada receberá o prêmio de prêmio de R$ 600 e R$ 400.

A ‘Corrida dos Namorados’ será realizada no dia 9 de junho, às 8h, na Orla de Petrolina. Mais informações sobre o regulamento da corrida através do telefone: (87) 3862-2113.

Da ASCOM

TREINAMENTO - CISAPE E SEBRAE APRESENTAM FERRAMENTAS DE TRABALHO AOS SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA SOBRE INSPEÇÃO MUNICIPAL

Durante toda a sexta-feira (31-05), o Consorcio Intermunicipal do Araripe pernambucano (CISAPE), reuniu os secretários de agricultura dos municípios consorciados e suas equipes para um dia de treinamento de como trabalhar as ferramentas de aplicação do S.I.M (Serviço de Inspeção Municipal), que com o apoio do CISAPE e em parceria com SEBRAE será implantado nos municípios. 

A Inspeção Municipal quando implantada, será responsável pela inspeção e fiscalização da produção e vai impulsionar a valorização dos produtos produzidos nos municípios da região, no treinamento realizado pelo SEBRAE na sede do CISAPE em Ouricuri, foi apresentado aos secretários e suas equipes o aplicativo e plataformas digitais, ferramentas que irão facilitará a coordenação dos trabalhos na implantação dos serviços de inspeção municipal. 

O presidente do CISAPE Cleomatson Vasconcelos avalia que esse será um grande passo de incentivo aos pequenos produtores “O consorcio está sempre buscando parcerias para nossos municípios, o Serviço de Inspeção Municipal será um grande avanço na valorização dos nossos produtos regionais, trouxemos o Sebrae para essa parceria, os secretários estão recebendo treinamento de como trabalhar as plataformas e aplicativos desse programa que brevemente será implantado em nossos municípios consorciados” Afirmou o presidente do Cisape.

Por Francisco Monteiro/ Jornalista

sábado, 1 de junho de 2019

CORTES - PETROBRAS REDUZ GASOLINA EM 7,1% E DIESEL EM 6%

A Petrobras anunciou nesta sexta (31) cortes de 7,1% no preço da gasolina e de 6% no preço do diesel. Os novos valores passam a vigorar em suas refinarias a partir deste sábado (1º).

O preço da gasolina cairá, em média, R$ 0,1399, passando a R$ 1,8144 por litro, o menor valor desde o dia 16 de março. 

É o segundo corte no preço da gasolina em uma semana. Na última sexta (24), a estatal já havia reduzido em 4,4% o valor de venda do combustível em suas refinarias.

O corte no preço do diesel será de R$ 0,1383, para R$ 2,1664 por litro. A estatal mantinha o valor inalterado desde 3 de maio, quando houve aumento de 2,5%.

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou a notícia no Twitter, desejando boa noite aos seus seguidores.

Desde março, a Petrobras pratica prazos mínimos de 15 dias para reajustes no preço do diesel. Já a política de preços da gasolina prevê prazos máximos de 15 dias para alterações.

Os cortes ocorrem em um momento de queda das cotações internacionais do petróleo. Nesta sexta, o barril do tipo Brent, negociado em Londres, caiu 3,31%, diante de temores sobre efeitos da guerra comercial na economia mundial.
Em maio, o preço do petróleo Brent acumula queda de 11,4%.

Fonte - Folhapress

SÃO PAULO - PAULO CÂMARA COMANDA ENCONTRO DE NEGÓCIOS COM 90 REPRESENTANTES DO MERCADO AUTOMOTIVO

 
Governança corporativa, solidez fiscal e segurança jurídica, aliados ao poder do networking. Com o objetivo de acelerar a captação de novos investimentos e impulsionar a geração de empregos no Estado, o governador Paulo Câmara capitaneou, na manhã de quinta-feira (30), em São Paulo, um encontro de negócios inédito com cerca de 90 representantes do mercado automotivo, entre CEOs, diretores e gerentes de 43 empresas do setor. Batizado de “Match Day FCA”, o evento foi promovido em parceria com a Fiat Chrysler Automobiles, que mantém em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, o pólo automotivo Jeep. 

“Quando se senta à mesa, quando se conversa, formam-se parcerias exitosas, que realmente fazem a diferença nos negócios, num ambiente como o que estamos vivendo. Para nós, é muito importante ampliar o sonho que Pernambuco tinha lá atrás, de ter um pólo automotivo. Um sonho que se transformou em realidade. A gente não quer ter apenas uma fábrica, mas um pólo de sistemistas. Temos uma parceria (com a FCA) que resultou num centro de pesquisas e desenvolvimento que pensa o futuro da indústria automobilística”, pontuou o governador, destacando ainda o novo ciclo de investimentos, da ordem de R$ 7,5 bilhões, que a Jeep fará na ampliação de sua estrutura até 2023.

Primeiro a ocorrer fora do território pernambucano, este modelo de evento marca uma série de encontros com fornecedores de indústrias em implantação que estão sendo capitaneados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado, a AD Diper. Até o mês de maio, o Governo de Pernambuco selou a atração de 58 novas empresas de diferentes áreas de atuação, totalizando aportes previstos da ordem de R$ 12,5 bilhões.

O próximo encontro com potenciais investidores, também em São Paulo, será realizado em julho. O mote será a indústria farmacoquímica. Paralelamente, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, articula para o mesmo mês um “match day” com a indústria metal mecânica, entretanto, em solo pernambucano. Também em Pernambuco aconteceu na sexta-feira (31.05) o Suape Match Day, que reuniu startups e empresas instaladas no Complexo de Suape.

Após as boas-vindas do governador, o secretário apresentou as potencialidades de Pernambuco à plateia de investidores, com destaque para segmentos como o pólo têxtil e de confecções do Agreste, segundo maior do país, onde são fabricados uniformes para a Jeep e empresas sistemistas não só no Estado, mas também de Betim, Minas Gerais.

“É uma prova do que a gente tem dito e repetido: ‘venham experimentar Pernambuco’. A gente tem mão de obra, a gente tem know-how, a gente tem uma produtividade um pouco maior do que a média (do Nordeste) com um custo menor do que os grandes centros”, frisou Bruno Schwambach, reforçando ainda o robusto crescimento do segmento de tecnologia e inovação, cujos interesses e investimentos convergem com o da indústria automotiva.
“O pólo que se localiza no Recife é o exemplo de uma política pública bem planejada e executada. O ambiente de inovação do Bairro do Recife, que há 18 anos era composto por duas empresas, hoje tem mais de 300 empresas, com faturamento em torno de R$ 2 bilhões e quase 10 mil pessoas trabalhando. A gente tem a projeção de quase dobrar de tamanho em quatro anos”, completou o secretário.

BENEFÍCIOS - Em seguida, o presidente da AD Diper, Roberto Abreu e Lima, detalhou os incentivos fiscais concedidos ao setor. Além de explicar a dinâmica do Prodepe, destacou o recente aperfeiçoamento do Programa de Desenvolvimento do Setor Automotivo do Estado de Pernambuco, mais conhecido como Prodeauto.

Foram publicados, no dia (29/05) e quinta-feira (30), no Diário Oficial do Estado, dois decretos que beneficiam diretamente a cadeia automotiva. O primeiro deles trata da redução da antecipação tributária que era cobrada a sistemistas que não desenvolvem atividade industrial, mas são fornecedores da FCA. Em vez de recolherem a diferença de alíquota de 11% na entrada interestadual, serão submetidos a 1% de recolhimento.

O outro decreto publicado nesta quinta-feira concede o diferimento na subcontratação do serviço de frete. “Quando a empresa sai com os veículos produzidos em Pernambuco, ela tem a possibilidade de fazer, no meio do caminho, o trabalho com a terceirizada sem acréscimo de ICMS”, detalhou Abreu e Lima.

EXPORTAÇÕES - A vocação de Pernambuco como plataforma de exportações da indústria automotiva, cuja movimentação na balança comercial do Estado chegou a US$ 488,8 milhões somente no ano passado, segundo o Ministério da Economia, foi um dos destaques da apresentação do diretor de compras da FCA para a América Latina, Luis Santamaria, encarregado de esmiuçar aos potenciais fornecedores os planos de investimento da Fiat Chrysler para a fábrica de Goiana.
“Pernambuco, especificamente a planta Jeep, tem uma vocação de exportação nata. Isso tem que ser explorado sim, com uma base de fornecedores próxima, trazer novas tecnologias, novos investimentos. Na hora que você consegue trazer uma quantidade de fornecedores e grande parte desses são de primeira linha mundial e próxima à planta, começa-se a criar uma cultura de manufatura diferenciada”, explicou o executivo.

Da ASCOM