ARARIPINA

ARARIPINA

terça-feira, 30 de setembro de 2025

ARARIPINA - VEREADOR JOÃO ERLAN ADERE AO GRUPO DO PREFEITO EVILÁSIO MATEUS


Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, o vice-prefeito Bringel Filho e a deputada Roberta Arraes receberam oficialmente o apoio do recém-empossado vereador João Erlan.

O prefeito Evilásio Mateus também celebrou a chegada do novo aliado:

— “A vinda de João Erlan é motivo de grande satisfação para todos nós. Ele chega para somar, trazendo sua força e representatividade para a Câmara. Tenho certeza de que, juntos, vamos seguir trabalhando para melhorar a vida das pessoas e construir uma Araripina cada vez melhor.”

Com a chegada de João Erlan, o grupo de situação amplia ainda mais sua base na Câmara Municipal de Araripina, passando a contar com 12 vereadores aliados, contra 5 da oposição.

A deputada estadual Roberta Arraes destacou a importância da adesão:

— “Conheço João Erlan e sei do seu trabalho, da sua dedicação e da sua história. Tenho certeza de que, junto com nosso prefeito Evilásio, ele vai somar ainda mais para que Araripina continue avançando.”

Já o vereador João Erlan ressaltou o compromisso de fortalecer o legislativo e apoiar as ações da gestão municipal:

— “É uma alegria estar ao lado do prefeito Evilásio e da deputada Roberta, fazendo parte desse time que vem transformando Araripina e toda a região do Araripe. Estou aqui para fazer a diferença no poder legislativo e contribuir para termos uma cidade cada vez mais justa e decente.”

MARCOLÂNDIA-PI - OPERAÇÃO POLICIAL PRENDE ACUSADO DE HOMICÍDIO E MAIS DOIS POR INTERVIR NA AÇÃO DAS POLÍCIAS


A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Simões, em ação integrada com a Polícia Militar, através do GPM de Marcolândia, cumpriu na tarde desta segunda-feira (29) mandado de prisão temporária e mandados de busca e apreensão contra J.K.R.S., investigado por envolvimento no homicídio de Olavo Antônio Alves, ocorrido no dia 4 de outubro de 2024, em Marcolândia.

Na ocasião, a vítima, de 68 anos, foi morta a tiros enquanto estava sentada na calçada de sua residência. Após o crime, o autor dos disparos fugiu em uma motocicleta com apoio de um comparsa, o que motivou a abertura do inquérito policial e a solicitação das medidas cautelares deferidas pela Justiça.
Segundo informações repassadas pela Polícia, por volta das 15h, equipes se deslocaram até a localidade Serra do Gesso, na zona rural de Marcolândia, para dar cumprimento aos mandados. Ao perceber a presença policial, o investigado tentou fugir com apoio de familiares.

O primeiro a auxiliar na fuga foi T.N.R., irmão de J.K., que chegou em uma motocicleta Honda Bros em alta velocidade, levando inclusive uma criança no tanque. O suspeito foi retirado do local, mas durante o acompanhamento tático, J.K. desceu do veículo e prosseguiu a fuga a pé. Já T.N. foi abordado, preso e teve a motocicleta apreendida.
Na sequência, outro irmão, identificado como M.F.S.R., também ajudou o investigado, conduzindo-o em outra motocicleta de forma perigosa e sem habilitação. Ele desobedeceu às ordens de parada, mas após diligências, ambos foram localizados, J.K. foi preso em uma barbearia próxima ao posto fiscal de Marcolândia, e M.F.S.R. também acabou detido.

Ao final da operação, três pessoas foram levadas à Delegacia de Simões, J.K.R.S., alvo do mandado de prisão, T.N.R. e M.F.S.R., que também ajudou na tentativa de evasão. Além do cumprimento da prisão temporária pelo homicídio, os irmãos de J.K. responderão ainda por crimes como desobediência, direção perigosa e condução de veículo sem habilitação.

Fonte - Cidades na Net

DECRETO - GOVERNO DEFINE REGRAS PARA PENSÃO A FILHOS DE VÍTIMAS DE FEMINICÍDIO


O decreto que cria a pensão especial para filhos e dependentes menores de 18 anos órfãos em razão do crime de feminicídio foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (30). 
A pensão especial garante um salário mínimo mensal - atualmente R$ 1.518 - aos órfãos a partir da data do óbito da vítima. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, afirmou que a pensão especial representa proteção e segurança aos filhos e aos dependentes órfãos dessas mulheres mortas por feminicídio.

“O Estado tem a responsabilidade de assegurar a transferência de renda para que essa criança tenha suas necessidades básicas garantidas, mesmo vivendo com seus familiares, ou para uma criança que será adotada ou uma criança que vai viver, provisoriamente, em um abrigo”, disse durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília.

O 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado este ano, registra 1.492 vítimas de feminicídio em 2024, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior e o maior número desde 2015, quando a Lei do Feminicídio entrou em vigor. Márcia Lopes lamentou a estatística, que representa uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. "Nós queremos eliminar os feminicídios. Nós temos que trabalhar para isso. Nenhuma mulher pode ser morta por ser mulher", defendeu.

Quem tem direito

O decreto define que o principal requisito para a concessão do benefício, a manutenção e a revisão da pensão especial é que a renda familiar mensal por pessoa seja igual ou inferior a 25% do salário mínimo. No caso de a vítima ter mais de um filho ou dependente, a pensão será dividida em partes iguais entre aqueles que têm direito ao benefício.

Os beneficiários devem ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), atualizado a cada 24 meses. Os filhos e dependentes de mulher transgênero vítima de feminicídio e os órfãos pelo feminicídio que estejam sob tutela do Estado também têm direito à pensão especial.

A pensão não pode ser acumulada com benefícios previdenciários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) ou do sistema de proteção social dos militares. O pagamento da cota individual da pensão especial será encerrado quando o filho ou o dependente completar 18 anos. O filho ou o dependente com mais de 18 anos na data de publicação da Lei nº 14.717, de 31 de outubro de 2023, não terá direito à pensão.

Documentação

O solicitante da pensão especial deve apresentar o documento pessoal de identificação oficial com foto da criança ou do adolescente ou, na impossibilidade deste, a certidão de nascimento.

Para os filhos menores de idade nesta situação deve ser apresentado um dos seguintes documentos que relacionem o fato a um feminicídio: auto de prisão em flagrante; denúncia, conclusão do inquérito policial; ou decisão judicial.

Se a pensão for devida a um dependente da mulher vítima de feminicídio, deverá ser apresentado o termo de guarda ou de tutela provisória ou definitiva.

Requerimento

O requerimento da pensão especial deve ser feito pelo representante legal dos filhos e dependentes da vítima do crime. Porém, é vedado que as crianças e adolescentes sejam representadas pelo autor, coautor ou participante do crime de feminicídio tanto para requerer quanto para administrar o benefício mensal. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por receber, processar e decidir sobre a concessão.

As equipes das unidades socioassistenciais deverão orientar as famílias para atualizarem as informações do CadÚnico sobre a nova composição familiar, com a ausência da mulher vítima de feminicídio. A pensão especial deverá ser revisada a cada 2 anos para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem. O pagamento da pensão especial será devido a partir da data do requerimento. Portanto, não tem efeito financeiro retroativo à data de morte da vítima.

Fonte - Agência Brasil

ARARIPINA - JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE MOTOCICLÍSTICO NO DISTRITO DE NASCENTE


Um jovem que não teve a identidade divulgada morreu vítima de um acidente de trânsito por volta das 04:30 da madrugada de domingo 28/09, em uma estrada vicinal nas imediações do Distrito de Nascente, zona rural de Araripina. Conforme informações policiais e relatos de testemunhas, a vítima estaria voltando de uma festa na condução de uma moto, quando provavelmente perdeu o controle, caiu e morreu no local.

Segundo familiares, a vítima era usuárias de entorpecentes e no local do sinistro não havia sinais de violência aparente. A polícia militar isolou o local até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e liberou o corpo. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

SISBI-POA - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO ARARIPE CONQUISTA RECONHECIMENTO NACIONAL E ABRE NOVOS MERCADOS PARA PRODUTORES DA REGIÃO


Criadores e pecuaristas de municípios do Sertão do Araripe voltados à produção de insumos de origem animal poderão expandir seus negócios e conquistar novos mercados em breve. O Consórcio Intermunicipal do Araripe Pernambucano (CISAPE), que reúne produtores rurais de 14 municípios dos sertões do Araripe, Central e São Francisco, foi reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com a portaria publicada no último dia 24 de setembro, no Diário Oficial da União, o consórcio pernambucano, por meio da atuação do Sebrae Pernambuco, passa a ter autorização para realizar inspeções que permitem aos produtores comercializar em qualquer lugar do Brasil.

A medida beneficia especialmente criadores de caprinos, ovinos, bovinos e abelhas da região, que produzem carne, leite, ovos, queijos, mel e outros derivados. O reconhecimento nacional abre portas para novos mercados, permitindo que esses insumos sensíveis cheguem a diferentes regiões do país com segurança e garantia de qualidade sanitária.

“Essa conquista vem para solucionar um gargalo antigo dos produtores do Araripe, que sempre nos procuraram sobre essa questão da comercialização. Primeiro atuamos fortemente na sensibilização sobre adequação de normas técnicas e sanitárias, eficiência operacional e produtiva, além de articular junto aos municípios a adesão ao consórcio, dialogando com câmaras de vereadores e prefeituras. Isso possibilitou vendas sem atravessadores e com preços mais competitivos, incentivando outros produtores a se formalizarem para expandir seus negócios”, explica Danilo Silva, gerente do Sebrae no Sertão do Araripe.

Para a comercialização de produtos de origem animal ou vegetal é necessária autorização do município de origem. Entretanto, a maioria das cidades não possui estrutura suficiente para montar equipes de inspeção. Em 2016, o Sebrae/PE provocou o CISAPE - já consolidado em ações conjuntas como coleta de lixo e compra de medicamentos - a criar um serviço de inspeção intermunicipal. A instituição ofertou consultorias para elaboração de regimento, estruturação do serviço e adequação às leis dos municípios associados.

A partir dessa iniciativa, os integrantes do consórcio passaram a comercializar entre si, alcançando cerca de 500 mil consumidores na região e fortalecendo a economia local. Agora, com o aval do Ministério da Agricultura e Pecuária, os horizontes se ampliam, sobretudo para estados vizinhos como Bahia, Ceará e Piauí - grandes consumidores dos produtos do Araripe - e até para mercados do Sudeste, como São Paulo.

“Aquele produtor que já tinha o selo regional podia vender dentro do próprio município e também nos demais que compõem o consórcio. Isso já ampliava seu mercado e dividia custos entre os municípios. Agora, com o selo SISBI, o produto com a chancela do CISAPE poderá circular em todo o território nacional. Foi uma grande conquista, considerando o altíssimo nível de exigência para produtos perecíveis como queijo e mel. O CISAPE é o primeiro consórcio a obter esse reconhecimento no Brasil”, destaca Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE.

Samuel Santos - Assessor de Imprensa

PREFEITURA DE ARARIPINA INAUGURA A CASA ACOLHE - PRIMEIRO CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA AUTISMO NO SERTÃO DO ARARIPE


A Prefeitura de Araripina inaugurou nesta segunda-feira (29), a Casa Acolhe – Centro Educacional e de Acolhimento Terapêutico para o Autismo, o primeiro centro na região do Araripe, que conta com espaço inovador e de grande importância para a inclusão social no município. A solenidade aconteceu no próprio centro, que fica na Rua vereaodor José Arnold Campos, próximo a prefeitura.

A unidade vai atender crianças de 4 a 14 anos da rede municipal de ensino, oferecendo acompanhamento multidisciplinar com pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, neuropediatra, entre outros profissionais especializados.

O novo equipamento foi proposto na Câmara pela primeira-dama e vereadora Kalígia Mateus, e será administrado pela Secretaria Municipal de Educação.

A Casa Acolhe se soma ao trabalho já desenvolvido pelo CENIDE – Centro Especializado de Neurodivergência Infantil e Desenvolvimento Educacional, ampliando a rede de apoio às famílias e garantindo mais dignidade e oportunidades para crianças atípicas.

Em seu discurso, o prefeito Evilásio Mateus destacou o caráter histórico da inauguração:
“Hoje é um dia que ficará marcado na história de Araripina. A Casa Acolhe não é apenas um espaço físico, mas um gesto de cuidado, inclusão e amor. Estamos mostrando, na prática, que nossa cidade olha com sensibilidade para as demandas das pessoas neurodivergentes. Araripina é futuro, é pra todos, é pra já”, afirmou o gestor.

“A Casa Acolhe nasceu de um sonho: oferecer às nossas crianças neurodivergentes um espaço de cuidado, amor e inclusão. Hoje, ver esse projeto se tornar realidade é uma vitória para todas as famílias de Araripina. Este é apenas o começo de uma cidade cada vez mais justa e acolhedora”, disse Kalígia.

OURICURI - HOMEM É ASSASSINADO A TIROS EM TERRENO BALDIO NO BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Mais um homicídio a bala foi registrado no município de Ouricuri. Dessa vez um crime aconteceu na madrugada de domingo 28/09, e o corpo da vítima identificado por Francinaldo Horácio Alves, de 34 anos, foto acima, foi encontrado por volta das 07:00 da manhã em um terreno baldio no Bairro Nossa Senhora de Fátima, zona urbana do município.

A polícia militar isolou o local do crime até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo DPH, Departamento de Polícia de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 3º homicídio do mês de setembro registrado em Ouricuri, o 8º também de setembro na Região do Araripe, e o 23º desse segundo semestre na Região do Araripe. Esse também foi o 11º homicídio do ano em Ouricuri, e com esse crime já são 61 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Foto – Reprodução Internet

CAGEDE - PERNAMBUCO LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE EM AGOSTO


Pernambuco fechou o mês de agosto de 2025 com um resultado expressivo na geração de empregos formais. Segundo os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (29), o estado registrou saldo positivo de 12.692 vagas com carteira assinada, garantindo a liderança no Nordeste e a terceira maior geração de empregos do Brasil.

"Os números divulgados pelo Novo Caged reforçam que Pernambuco está colhendo os frutos de uma política econômica estruturada, focada em planejamento, investimento público eficiente e fortalecimento da iniciativa privada. A posição de destaque no cenário nacional reflete o compromisso do Governo de Pernambuco com a geração de oportunidades, a retomada de obras estruturantes e o estímulo a setores estratégicos da nossa economia. Seguiremos trabalhando cada vez mais firmes para garantir um ambiente favorável ao emprego, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento sustentável do nosso estado", ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O bom desempenho foi impulsionado por setores estratégicos da economia estadual. A Indústria respondeu por 3.335 novas vagas, seguida pelos Serviços, que criaram 3.143 empregos. A Construção Civil também teve participação decisiva, somando 2.644 postos, reflexo do ritmo acelerado de obras e investimentos em infraestrutura. A Agropecuária gerou 2.277 vagas, enquanto o Comércio registrou 1.294 novos empregos.

Com a continuidade de obras estruturadoras, a ampliação do setor de serviços e a chegada de novos empreendimentos industriais, a expectativa é de que Pernambuco mantenha sua trajetória de desenvolvimento e referência nacional na geração de empregos. “Isso é resultado do esforço da nossa gente e do compromisso do Governo em abrir portas, qualificar trabalhadores e apoiar quem quer empreender. Esse é o nosso propósito: transformar vidas, gerar renda e garantir um futuro melhor para cada família pernambucana”, explicou Manuca, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.

No acumulado de 2025, entre janeiro e agosto, Pernambuco já contabiliza 45.899 novos postos de trabalho formais, o que representa um crescimento de 3,1% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 44.508 empregos. O resultado reforça a resiliência da economia pernambucana e a capacidade do estado de diversificar sua base produtiva.

Desde o início de 2023, Pernambuco gerou 156.793 postos de trabalho formal. “Pernambuco mostra mais uma vez sua capacidade de reagir, crescer e gerar oportunidades para sua população. O saldo de agosto confirma que estamos no rumo correto, com investimentos que fortalecem setores tradicionais como a Indústria e a Agropecuária, ao mesmo tempo em que abrimos espaço para a Construção Civil e os Serviços. Esses números refletem confiança, dinamismo e o trabalho conjunto entre governo, iniciativa privada e trabalhadores”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

NOVO CAGED - O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

OURICURI - DUPLA DE MOTO MATA HOMEM A TIROS NO DISTRITO DE SANTA RITA


Um homem foi assassinado a tiros por volta das 20:00 de sábado 27/09, no Distrito de Santa Rita, zona rural de Ouricuri, sendo ele identificado por Edcleidson Rodrigues de Lima, de 33 anos, o qual foi surpreendido por dois elementos não identificados que chegaram em uma moto e atiraram na vítima, em seguida fugiram tomando destino ignorado.

A polícia militar isolou o local do crime até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e também será investigado pelo DPH, Departamento de Polícia de Homicídios da 24ª DESEC de Araripina.

Esse foi o 2º homicídio do mês de setembro registrado em Ouricuri, o 7º homicídio também de setembro na Região do Araripe, além do 22º homicídio do 2º semestre. Esse também foi o 10º homicídio do ano em Ouricuri, e com esse crime já são 60 pessoas assassinadas na Região do Araripe de janeiro até agora.

Por Fredson Paiva

Foto – Reprodução Internet

IPUBI - COLISÃO DE CAMINHÃO E CARRO NA PE-585 PRÓXIMO AO DISTRITO DE SERROLÂNDIA DEIXA MOTORISTA MORTO


A colisão entre um Fiat Uno Mille de cor prata, de placa OCQ-3E54, e um caminhão, na noite do último sábado 27/09, na PE-585, imediações do Distrito de Serrolândia, zona rural de Ipubi, deixou uma pessoa morta. Conforme informações policiais, a vítima foi identificada por José Carneiro de Oliveira, idade não informada, o qual morreu no local.
A polícia militar foi acionada, isolou o local do acidente até a chegada do Instituto de Criminalística da polícia civil, a qual realizou a perícia preliminar e removeu o corpo ao IML de Petrolina. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi instaurado para apurar o fato.
Por Fredson Paiva

Fotos – Reprodução Internet

ARARIPINA - SEPULTADO CORPO DE ARARIPINENSE ENCONTRADO MORTO AFOGADO NO RIO SÃO FRANCISCO EM PETROLINA


Foi sepultado na tarde de domingo 28/09, no Cemitério do Alto da Boa Vista, em Araripina-PE, o corpo de Luiz Leite Alves, de 55 anos, foto acima, também conhecido por Luizinho. Com a presença de familiares e amigos que assistiram a missa de corpo presente na capela do cemitério, o mesmo foi sepultado. Ele estava desaparecido desde o último dia 23/09, quando foi à cidade de Petrolina para a realização de exames e não foi mais visto, sendo encontrado dia 27/07, já sem vida nas águas do Rio São Francisco, onde foi constatada a morte por afogamento. Luizinho era irmão dos conhecidos comerciantes Ernandes do Status Bar e Tião Pãozinho do Bar da Copa.

Por Fredson Paiva

Foto – Reprodução Internet

BRASIL X EUA - SEMANA COMEÇA COM ESPECTATIVA DE REUNIÃO ENTRE LULA E TRUMP


A semana começa com equipes dos governos brasileiro e americano às voltas com o preparo da esperada conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Na última terça-feira, o sinal verde foi dado pelos dois mandatários, à margem da reunião da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, após quase nove meses de sanções aplicadas pela Casa Branca a produtos e cidadãos brasileiros.

Para auxiliares de Lula, o ideal seria se o primeiro contato ocorresse por telefone ou videoconferência, ainda nesta semana, como Trump anunciou enquanto discursava na ONU. Mas existe a expectativa de os dois se encontrarem em um terceiro país, ou seja, em um ambiente neutro.

Há duas possibilidades pela frente: Itália, durante reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no próximo dia 13 de outubro; e Malásia, à margem da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), no dia 25 do mesmo mês.

Na avaliação de alguns interlocutores do governo Lula, a quebra de gelo entre os dois mandatários foi uma derrota não apenas para o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março deste ano, pedindo sanções contra autoridades brasileiras, tendo o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como principal alvo. Moraes foi responsável pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Leia também




Trump também teria jogado um balde de água fria nas pretensões do secretário de Estado americano, Marco Rubio, que, junto a alguns membros de sua equipe, cancelava vistos e atacava Moraes e funcionários do governo brasileiro nas redes sociais. A última rodada de sanções, que atingiu Viviane, esposa de Alexandre de Moraes, ocorreu na segunda-feira passada, um dia antes da conversa que durou menos de um minuto entre Lula e o presidente dos EUA.

No pontapé inicial para que Brasil e EUA se reaproximem após uma crise sem precedentes em mais de 200 anos de relações, Lula deve dizer a Trump que não é e nunca adotou o antiamericanismo. Ressaltará que a democracia esteve em risco no país e que o Judiciário brasileiro é independente e seguiu todo o curso legal do processo contra Bolsonaro e envolvidos, inclusive garantindo o direito de defesa.

Contudo, os EUA têm mais a dizer do que o governo brasileiro. A Casa Branca tem interesses como o acesso aos minerais críticos e estratégicos que estão no Brasil, teme que a regulação das plataformas de internet prejudique as big techs americanas e afirma que empresas de seu país, como as que fornecem cartões de crédito, podem estar sendo afetadas negativamente pelo Pix como meio de pagamento.

Segundo integrantes do governo Lula, tudo está sobre a mesa, menos a soberania do Brasil. Ou seja, não há hipótese de qualquer movimento relacionado à situação de Bolsonaro.

Os EUA já haviam aplicado uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros antes da condenação de Bolsonaro. Em seguida, passaram a adotar sanções individuais, como o uso da Lei Magnitsky, que permite a punição de estrangeiros acusados de corrupção grave ou de violações sistemáticas de direitos humanos.

Em outra frente, o governo americano informou ter aberto uma investigação sobre possíveis práticas desleais do Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. Desmatamento, corrupção, acesso ao mercado brasileiro para produtos como etanol e carne suína, Pix e até as vendas na Rua 25 de Março, em São Paulo, entraram na lista. A decisão final, que pode resultar em novas punições, deve sair dentro de cerca de um ano.

O Brasil aprovou recentemente a Lei da Reciprocidade. Com isso, será possível aplicar retaliações contra os EUA. Elevar tarifas de produtos americanos é um caminho praticamente descartado, pois poderia prejudicar as indústrias brasileiras. Mas a possibilidade de ações na área de propriedade intelectual, como a cassação de patentes de medicamentos e a taxação de filmes de Hollywood, por exemplo, está sobre a mesa.

Fonte - Agência O Globo

VIVER MELHOR - PESQUISA INDICA CONSCIÊNCIA DE BRASILEIROS COM SAÚDE DO CORAÇÃO


Um questionário online respondido por 2 mil pessoas em todo o Brasil aponta que hábitos saudáveis para o coração são uma preocupação comum entre brasileiros.

Realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos a pedido da farmacêutica Novartis, a pesquisa ouviu de 64% dos entrevistados a afirmação de que adotaram novos hábitos de vida pela saúde do coração. A percepção de que esses hábitos são importantes também foi captada: 76% dos entrevistados disseram estar conscientes de que é possível se prevenir contra um infarto, e 72% disseram conhecer uma pessoa que infartou.

Entre os entrevistados que declararam ter mudado sua rotina em prol da saúde, 70% passaram a se alimentar de uma forma mais saudável, 64% começaram a se exercitar e 45% procuraram atividades com a finalidade de reduzir o estresse.

Ouvida pelo Ipsos para comentar a pesquisa, a cardiologista Maria Cristina Izar, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e diretora científica do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia, comemorou parte dos resultados.

“Esta pesquisa é uma prova de que as pessoas estão mais bem informadas e interessadas em preservar a saúde do coração, adotando comportamentos mais saudáveis. Isso significa um avanço importante se pensarmos que a nossa expectativa de vida mudou e a prevenção é o caminho do envelhecimento saudável”, destacou a cardiologista.

Por outro lado, apesar de 82% dos entrevistados terem consciência de que o infarto não distingue faixa etária, 51% das pessoas não sabiam que os sintomas do infarto são diferentes em homens e mulheres.

“Isso significa que precisamos abordar melhor esse tópico e informar a população sobre essa diferença, pois no lugar da clássica dor no peito, as mulheres podem apresentar cansaço extremo, náusea, dor nas costas, no pescoço ou falta de ar como manifestações do infarto. Inclusive, por serem considerados atípicos para doenças do coração, esses sintomas são frequentemente atribuídos a causas como estresse ou ansiedade, o que atrasa o diagnóstico e o tratamento adequado das mulheres”, alerta a cardiologista.

Exames

Outro dado considerado positivo nas respostas foi que 77% dos entrevistados sabem que existe mais de um tipo de colesterol, e 82% reconhecem que as taxas de colesterol ruim (LDL) podem ocorrer em qualquer idade.

Mais da metade dos entrevistados, 55%, também sabe que o colesterol ruim (LDL) alto aumenta a possibilidade do infarto, e oito em cada dez já fizeram exame de sangue para medir o colesterol.

Entre os que já fizeram exames de colesterol, 77% levam os resultados para algum especialista, mesmo que raramente. O principal profissional que avalia esse laudo é o clínico geral e, em segundo lugar, o cardiologista.

Para Maria Cristina Izar, é preocupante que 18% dos entrevistados nem sempre levem o resultado do exame para um médico avaliar. “Após a realização de um exame, é ideal mostrar os resultados para que o médico possa interpretá-los da maneira correta e indicar o devido tratamento”, avaliou.

Fonte - Agência Brasil

RECIFE - SOFTAGON SISTEMAS E SENAI ARARIPINA SÃO DESTAQUE NO PRÊMIO IEL DE TALENTOS 2025


A empresa araripinense Softagon Sistemas e a Escola Técnica SENAI Araripina foram destaque no Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Talentos 2025 que reconhece iniciativas que promovem a formação e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento de uma nova geração de profissionais capacitados e criativos. A premiação aconteceu na última quarta-feira, 24, no Recife, e reuniu centenas de participantes.

Um dos grandes destaques da noite foi a vitória inédita de uma empresa genuinamente araripinense. A Softagon Sistemas ocupou o primeiro lugar no pódio na categoria IEL Estágio – Estágio Inovador – Empresa de Pequeno Porte com o projeto “Inteligência Artificial na Preparação do Estagiário Inovador”.

De acordo com o gerente regional do IEL, Hélio Rocha, a premiação inédita de uma empresa da cidade de Araripina é um marco de representatividade para a região. “A participação da Softagon Sistemas no Prêmio IEL Talentos 2025 mostra que as empresas da região do Araripe estão cada vez mais preocupadas com o desenvolvimento dos negócios e das pessoas. Este é o nosso papel de fomentar o crescimento regional através da valorização daqueles que fazem as empresas. Agora vamos reforçar a torcida pela Softagon que participará da etapa nacional”, destacou.
Já a Escola Técnica SENAI Araripina esteve, pelo segundo ano consecutivo, no pódio da categoria Sistema S – Educação Inovadora, alcançando o segundo lugar com o projeto Rolê Profissional desenvolvido pelos alunos Lucas e Fabrícia do curso Técnico em Informática com supervisão do docente Jonathan Oliveira e da coordenadora pedagógica, Renata Pereira. A iniciativa promove a disseminação de informações, orientações e divulgação de vagas de estágio e emprego, e ações pedagógicas desenvolvidas na unidade SENAI Araripina, mantendo uma comunicação ativa com o público por meio de vídeos animados produzidos com softwares e inteligência artificial e postados nas redes sociais.

“O diferencial do projeto Rolê Profissional está no protagonismo dos alunos do curso Técnico em Informática que são responsáveis pelo desenho, animação, criação e narração dos roteiros sob a supervisão da coordenação pedagógica da escola e de um representante do IEL. Esse acompanhamento garante a coerência e a transparência das informações, ao mesmo tempo em que valoriza o aprendizado prático dos estudantes, que se preparam como potenciais estagiários”, afirmou o gerente escolar de Araripina, Josemberg Laurentino.

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) – que tem foco na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua escola de negócios – conta ainda com a FIEPE, o SESI e o SENAI. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação.

Da Vera cruz Comunicação para o Blog do Fredson

domingo, 28 de setembro de 2025

RAIVA - VÍRUS PODE PARECER CONTROLADO, MAS NÃO DEVE SER SUBESTIMADO


A raiva é uma doença endêmica no Brasil, o que significa que ela está presente no país inteiro. Apesar disso, os casos são considerados poucos. Em Pernambuco, por exemplo, foram registradas 27 ocorrências em 2025. Todas em animais. 
Neste domingo, 28 de setembro, é instituído o Dia Mundial Contra a Raiva.

Por conta da baixa incidência, muitas pessoas podem pensar que não é preciso tomar tanto cuidado. Elas não poderiam estar mais erradas. Segundo o diretor-geral de Vigilância Ambiental, Eduardo Bezerra, a raiva só não está fazendo mais vítimas por conta de estratégias de saúde utilizadas para prevenir a ação do vírus.

Leia Também




“A gente não pode dizer que a raiva tem pouco perigo para a população, pelo contrário. A raiva é um perigo em qualquer local do mundo. Onde se tem circulação do vírus ele é um perigo. Não identificamos mais casos porque temos uma situação de investigação muito forte. A gente faz identificação dos casos, aplicação da vacina em tempo hábil, localização de casos. São serviços preparados, um tipo de cobertura que faz com que tenhamos menos contato com a raiva, mas ela é um perigo sim. Tanto é que tivemos o caso de Santa Maria do Cambucá no início do ano”, explicou o diretor.

Infectada em 2024 por um sagui, uma mulher de 56 anos natural de Santa Maria do Cambucá, no Agreste de Pernambuco, morreu em janeiro de 2025 após batalhar contra a raiva no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC/UPE).

Ela foi um exemplo do quanto a doença é letal. Para não dizer que a ciência é feita de certezas, se diz que a raiva tem letalidade de quase 100%.

Medidas pré-exposição

A principal estratégia para quebrar o ciclo de transmissão no ambiente urbano e proteger a população urbana é a vacinação anual de cães e gatos.

“A vacinação de cães e gatos faz uma cobertura de proteção na população,através da imunização de animais domésticos, que são os que temos mais contato, gato e cachorro. Esse é o método mais efetivo que a gente tem,” explicou Bezerra.

A vigilância ambiental também atua no monitoramento do ciclo silvestre, realizando a chamada "vigilância episódica". Isso envolve o recolhimento e o monitoramento de saguis e morcegos encontrados mortos, a fim de verificar se a circulação do vírus está próxima da zona urbana. Além disso, em áreas onde se identifica a raiva (por exemplo, após um caso em raposa), a Vigilância Ambiental se concentra em ficar mais atenta à população de animais de corte, como ovinos, caprinos e bovinos, que também desenvolvem a doença.

O baixo número de óbitos por raiva humana em Pernambuco, que passou oito anos entre um caso e outro, é uma prova de que a rede de saúde funciona de forma eficaz.

“A grande questão é que a gente tem um sistema que funciona muito bem, que exige muito trabalho e tem muita gente envolvida. Se ele não funcionasse, a gente teria muito mais mortes por conta da raiva nesse período, muito mais. Com certeza.” contou Eduardo Bezerra.

Transmissão

O vírus é transmitido através da saliva de animais infectados. Uma vez no organismo, ele atinge o sistema nervoso central e se dissemina para vários órgãos e glândulas salivares.

A transmissão é classificada em três ciclos principais: o Urbano, representado sobretudo por cães e gatos; o Rural, que envolve animais de produção como bovinos, equinos, suínos e caprinos; e o Silvestre, que inclui raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

É importante ressaltar que animais vacinados não transmitem a raiva. Então, mordidas do seu pet em casa não são perigosas se ele estiver imunizado.

Além disso, a ideia de que o animal deve ser sacrificado quando há a suspeita ou confirmação de raiva é equivocada. Nesses casos, o contato é extremamente arriscado, até porque a tentativa de eutanásia do animal infectado pode transmitir a doença ao profissional que a realiza.

"Quando um animal, como um cão, é contaminado, ele, infelizmente, não vai durar muito tempo. O vírus da raiva afeta a musculatura, especialmente a da face, o que impede o animal de comer ou beber. Animais infectados, depois que apresentam sintomas, não vivem muito tempo por conta do vírus mesmo. Em vez de sacrificar, a recomendação da saúde é isolar o animal e evitar o contato", explicou Eduardo Bezerra.

Medidas pós-exposição

A exposição ao vírus, contudo, pode ser contida se a vacina for aplicada em tempo hábil. Por isso, existe a recomendação de procurar vacina antirrábica após a possível exposição ao vírus. A profilaxia antirrábica pós-exposição, que inclui a aplicação da vacina e/ou soro, deve ser iniciada o mais rápido possível.

Não há um prazo máximo especificado para a aplicação da vacina, mas a eficácia do tratamento depende criticamente de sua administração antes do aparecimento dos sintomas. O período de incubação do vírus em humanos é extremamente variável, com uma média de 45 dias, podendo ser de apenas alguns dias ou até anos.

Uma vez manifestados os sintomas (como fraqueza, febre, dor de cabeça, alucinações e espasmos musculares involuntários), a doença é fatal.

A recomendação fundamental, portanto, é que, após lavar o ferimento com água e sabão e aplicar um antisséptico, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde. O sistema de saúde fará a avaliação do ferimento e indicará a aplicação da vacina e/ou soro. É crucial cumprir os prazos da vacina e seguir as recomendações do profissional de saúde, pois os insumos são "muito efetivos" se "feitos direitinho no tempo certo". A falha nesse acionamento ou na interrupção do tratamento (não tomar o soro, por exemplo) pode permitir que a doença se desenvolva, levando ao óbito.

O que fazer?

Para comunicar a suspeita de um animal com raiva ou solicitar a apreensão segura de um animal suspeito, é preciso entrar em contato com a vigilância sanitária municipal.

Após a exposição, é preciso procurar um posto de saúde, policlínica ou centro de referência em vacinação que tenha a vacina antirrábica. O mais próximo primeiro.

Vacinação Preventiva

Pessoas que têm maior risco de exposição (como médicos veterinários, estudantes de veterinária e zootecnia, e profissionais que trabalham com proteção animal) podem procurar serviços de saúde para receber a vacinação preventiva, que está disponível em locais como os Hospitais Regionais no interior ou unidades de referência em vacinação.

Por Maria Priscila Martins - Folha de Pernambuco

sábado, 27 de setembro de 2025

ARARIPINA - NESTA TERÇA-FEIRA 30/09 TEM EXAME DE VISTA NA ÓTICA SÃO FRANCISCO DE GERGELIM


ALCKMIN - ENCONTRO DE LULA E TRUMP E O 1º PASSO PARA RESOLVER TARIFAÇO


O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira (26), em palestra na capital paulista, que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é um “primeiro passo” para a resolução do tarifaço imposto pelos EUA ao Brasil. A reunião deverá ocorrer na próxima semana.

“Quero saudar o encontro, embora rápido, mas o encontro entre os presidentes Lula e Trump [na assembleia geral da ONU], que deram, ao menos, um primeiro passo. Vamos tentar dar os passos subsequentes para a gente ir removendo esses problemas e podermos caminhar mais rapidamente para resolver a questão do tarifaço”, disse, em evento na instituição de ensino Insper, em São Paulo.

Alckmin defendeu que o comércio entre os países deve ser “ganha-ganha”, ou seja, com ambos participantes obtendo sucesso, e baseado em regras.

“Comércio exterior bem feito é ganha-ganha. Ele é mais eficiente: eu compro dele, mais barato. Eu sou mais eficiente: eu vendo para ele. A sociedade ganha. Só que precisa ter regras, porque senão o grande vai matar o pequeno”.

O vice-presidente ressalvou, no entanto, que a atuação da Organização Mundial do Comércio (OMC), instituição que tem como missão assegurar as regras do comércio internacional, foi limitada pelos Estados Unidos.

“Temos que ter regras para o mundo todo, regras de comércio. Só que infelizmente não funciona. Por quê? Eu entro com uma representação [na OMC] e ganho na primeira instância. [A decisão] não vale enquanto não tiver decisão da segunda instância. Aí, na segunda instância, os Estados Unidos não designam os seus representantes. Ela [a OMC] não pode agir. Então, meio que a OMC ficou inócua”, disse.
São Paulo (SP), 26/09/2025 - Vice-Presidente, Geraldo Alckmin, durante palestra no IV Encontro Anual - Centro de Gestão e Politicas Públicas, no INSPER. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil - Paulo Pinto/Agência Brasil

No último dia 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. Ele teceu elogios ao chefe de Estado brasileiro chamando-o de “homem muito agradável”, com quem teve “uma química excelente” durante breve encontro.

Trump discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas logo depois o presidente Lula. Tradicionalmente, o presidente do Brasil faz o discurso de abertura das assembleias anuais da ONU.

O presidente norte-americano disse que as tarifas aplicadas contra o Brasil e outros países são uma questão de defesa da soberania e da segurança de seu país.

Fonte - Agência Brasil

SEGURANÇA - MELHOR LUGAR DE CRIANÇA NO CARRO É O MEIO DO BANCO DE TRÁS


O melhor local para instalar um dispositivo de segurança para o transporte de crianças é o meio do banco de trás do veículo. De acordo com o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Flavio Adura, transportar a criança no centro do banco traseiro pode aumentar em 24% a segurança do menor.

Durante o 16º Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, ele destacou que não há diferença significativa quanto ao risco entre o posicionamento da criança no lado direito ou no lado esquerdo do banco de trás do veículo. Além disso, a escolha correta do dispositivo pode reduzir em 60% o risco de morte de crianças em acidentes de trânsito.

Adura lembrou ainda que crianças só devem andar no banco da frente a partir dos 10 anos ou ao atingirem altura mínima de 1,45 metro, quando já não necessitam de nenhum tipo de dispositivo. As exceções incluem casos onde o carro só conta com o banco dianteiro e casos onde todos os assentos do banco de trás já estão ocupados por crianças.

“Nessas situações, o dispositivo de segurança apropriado para a idade deve ser mantido, o airbag do passageiro da frente deve ser desligado e o banco deve ser ajustado o máximo possível para trás”, explicou. Em carros com quatro crianças, a mais alta e não necessariamente a mais velha deve ser transportada no banco da frente.

O diretor científico da Abramet destacou também que, em carros fabricados antes de 1988 e que não tem cinto de três pontos no banco de trás, a orientação é transportar a criança no banco da frente, onde o cinto de três pontos está disponível, utilizando o dispositivo apropriado para a idade e mantendo as orientações de desligar o airbag e recuar o banco o máximo possível.

Fonte - Agência Brasil

MEIA, CADARÇO, TÊNIS - O TESTE DE MOBILIDADE INDICADO POR HARVARD QUE VIRALIZOU NAS REDES


Quer saber se você tem boa mobilidade, flexibilidade e estabilidade no corpo? A revista Harvard Health, que conta com artigos de médicos da Universidade de Harvard, orienta como realizar o "Old man test" (Teste do homem idoso, traduzido do inglês).

Segundo a publicação, não é uma medida científica para calcular aptidão física, mas sim uma forma de enxergar se o idoso apresenta pontos de fraqueza. O que, por sua vez, pode indicar a necessidade de procurar ajuda médica.

Leia também




Como fazer o 'Old man test'?

O primeiro passo é ficar descalço em uma superfície estável (que não seja fofa nem escorregadia) próximo a uma parede, para caso seja necessário um apoio.

Depois, coloque os sapatos e as meias no chão, à sua frente. Os sapatos devem ter cadarços que precisam ser desamarrados.

Em seguida, levante um pé do chão. Ao fazer isso, incline-se, tente calçar a meia sem deixar o pé tocar o chão.

Depois de calçar a meia, mantenha o pé levantado. Incline-se, pegue o sapato, calce ele e amarre. Só depois de amarrar o sapato você pode abaixar o pé.

Repita a sequência com o outro pé.

Dessa forma, o teste ajuda a identificar se esses simples movimentos são algo fácil ou causam dificuldade extrema. Isso pode ser resolvido com a realização de exercícios físicos focados em cada área de maior fraqueza. Mas, o mais indicado é procurar um profissional da saúde que possa orientar sobre o que fazer para melhorar.

Fonte - Agência O Globo

ARARIPINA - PREFEITO EVILÁSIO MATEUS E DEPUTADA ROBERTA ARRAES ENTREGAM 197 TÍTULOS DE TERRAS, CESSÃO DE PRÉDIOS PÚBLICOS E ASSINAM COOPERAÇÃO COM O GOVERNO DO ESTADO


A Prefeitura de Araripina realizou, nesta sexta-feira (26), no Centro de Avanço Tecnológico do Araripe, o evento marca uma conquista muito importante para aquelas pessoa sonhavam tanto com esse momento. A cerimônia contou com a presença do prefeito Evilásio Mateus, da deputada estadual Roberta Arraes, do gerente regional do Iterpe, Francisco Carlos Matias dos Santos, do presidente daa Câmara Francisco Edivado, lideranças políticas e secretários.

Durante o ato, foram entregues documentos de cessão de dois prédios públicos para associações locais, fortalecendo o trabalho comunitário. Também ocorreu a entrega simbólica de 197 títulos de terra a agricultores de Araripina, garantindo segurança jurídica e novas oportunidades de investimento no campo.

Outro momento de destaque foi a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Araripina e o Governo de Pernambuco, por meio do Iterpe, que vai permitir o avanço da regularização fundiária em todo o município.
O prefeito Evilásio Mateus destacou a importância da ação para o desenvolvimento da cidade.

“Hoje é um dia histórico para Araripina. Estamos garantindo dignidade ao homem e à mulher do campo, fortalecendo nossas associações e criando condições para que nosso município continue crescendo com justiça e oportunidades para todos”, afirmou.

A deputada estadual Roberta Arraes reforçou a parceria entre os governos estadual e municipal.
“Esse trabalho conjunto é fundamental para que possamos levar mais desenvolvimento ao interior e assegurar direitos tão importantes para a nossa população”, disse.