ARARIPINA

ARARIPINA

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

EDUCAÇÃO - EQUIPE KYRIUS LEGO, DA ESCOLA SESI ARARIPINA, VENCE ETAPA ESTADUAL DO FIRST LEGO LEAGUE E GARANTE VAGA PARA O NACIONAL


A equipe de robótica Kyrios Lego, da Escola SESI Araripina, sagrou-se campeã da etapa regional do Festival SESI de Robótica realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o título, a equipe sertaneja garantiu vaga para a etapa nacional que acontecerá nos dias 5 a 8 de março de 2026, em São Paulo.
A equipe venceu na modalidade FIRST Lego League (FLL), uma competição voltada para crianças e adolescentes, geralmente entre 9 e 15 anos, que une ciência, tecnologia, engenharia, matemática e valores humanos. Mais do que robôs, os estudantes desenvolvem pensamento crítico, trabalho em equipe, criatividade, comunicação e resolução de problemas, habilidades essenciais para o mercado de trabalho do futuro, que cada vez mais exige pessoas preparadas para inovar, colaborar e aprender continuamente.

“As competições de robótica têm um papel fundamental na formação dos jovens, pois aproximam a educação da realidade profissional, despertam vocações para áreas tecnológicas e mostram que o conhecimento pode — e deve — ser transformador. Nesse processo, o SESI tem sido um grande incentivador, investindo em estrutura, formação e oportunidades para que estudantes de todas as regiões, inclusive do interior, possam sonhar alto e chegar longe”, afirmou a gestora da escola de Araripina, Ana Mary Ferreira.

Neste cenário de excelência que o sertão pernambucano mostrou sua força e conquistou o título de Segundo Champions do torneio. Um feito que representa dedicação, superação e muito trabalho coletivo. Uma conquista que ecoa além das arenas, levando o nome do sertão para o centro da robótica nacional.

ARARIPINA - REVISTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR APREENDE CELULARES NA CADEIA PÚBLICA USADOS EM GOLPES E ATOS ILÍCITOS


Na manhã da segunda-feira (16/12/2025), a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, por intermédio de policiais civis da 24ª DESEC – Araripina - MALHAS DA LEI, em ação conjunta com a Polícia Militar de Pernambuco, realizou diligência no interior da Cadeia Pública de Araripina, visando apurar a utilização ilícita de aparelhos celulares por detentos. Durante a ação, foi constatado que dois internos, identificados pelas iniciais I. S. (cela 02) e R. A. S. (cela 04), estariam utilizando aparelhos de telefonia móvel para a prática de atos ilícitos, inclusive por meio de redes sociais. 

Em decorrência da diligência, foram apreendidos dois aparelhos celulares, ambos da marca Samsung, sendo um de cor vermelha e outro de cor lilás, cujos modelos não foram identificados em razão de os dispositivos se encontrarem bloqueados, impossibilitando inclusive a verificação do número de IMEIA Polícia Civil de Pernambuco reforça seu compromisso com o combate às práticas ilícitas no interior do sistema prisional, atuando de forma integrada para preservar a ordem, a segurança e a legalidade no ambiente carcerário.


Fonte/ Foto - Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

NEOENERGIA LANÇA NOVA EDIÇÃO DA ESCOLA DE ELETRICISTAS EM ARARIPINA - IEL-PE CONDUZ PROCESSO SELETIVO PARA TURMAS DE 2026


A Neoenergia anuncia mais uma edição da Escola de Eletricistas, iniciativa própria da companhia voltada à formação profissional no setor elétrico, que passa a contar também com uma turma em Araripina. Criada em 2013, a Escola de Eletricistas tem como propósito estimular a geração de emprego e renda, promover inclusão social e ampliar o acesso à profissão de eletricista, com atenção especial à participação feminina no setor.

As aulas são gratuitas e ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oferecendo uma formação completa e alinhada às demandas reais do mercado. Ao final do curso, todos os profissionais formados têm a possibilidade de contratação pela própria Neoenergia, ingressando na companhia com perspectiva de desenvolvimento de carreira.

Para esta edição, o IEL-PE (Instituto Euvaldo Lodi de Pernambuco) é o parceiro responsável exclusivamente pela condução do processo seletivo, incluindo inscrições, provas, avaliações e entrevistas. As inscrições seguem abertas até 23 de dezembro de 2025, pelo portal do IEL-PE: https://iel.pandape.infojobs.com.br/Detail?id=2826099

O curso é destinado a candidatos com 18 anos ou mais, ensino médio completo e CNH (categorias B, C ou D). As formações ocorrerão nas cidades de Araripina, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru e Paulista. Em Araripina, serão disponibilizadas 27 vagas para capacitação em instalação elétrica predial e redes de distribuição, com aulas no período noturno entre abril a setembro de 2026, conduzidas pelo SENAI.

A Escola de Eletricistas reafirma o compromisso da Neoenergia com o desenvolvimento regional, ampliando oportunidades de qualificação, inclusão e empregabilidade. Profissionais interessados devem acessar o portal do IEL-PE para acompanhar o cronograma completo de etapas e atividades.

ARARIPINA - POLÍCIA CIVIL CUMPRE MANDADO E PRENDE HOMEM NA SERRA DO RANCHO GRANDE ACUSADO DE ESTUPRO NO CEARÁ


Na manhã desta segunda-feira (16/12/2025), a Polícia Civil do Estado de Pernambuco, por meio de policiais da 24ª DESEC – Equipe Malhas da Lei, em ação conjunta com agentes da 200ª Circunscrição de Araripina, deu cumprimento a mandado de prisão definitiva expedido em desfavor de J. R., condenado pelo crime de estupro, decorrente de sentença transitada em julgado.

A ação foi realizada sob a coordenação da Delegada Camila Nogueira de Oliveira e do Delegado Diogo Mesquista Mourão Teles, tendo o foragido sido localizado na Serra do Rancho Grande, zona rural do município de Araripina/PE.

Conforme a decisão judicial proferida pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Crato/CE, o capturado foi condenado à pena de 08 (oito) anos e 02 (dois) meses de reclusão, em razão da prática do crime de estupro, conforme o processo nº 0006293-28.2000.8.06.0071.01.0001-18.

A prisão foi efetuada sem resistência ou intercorrências, não sendo necessário o uso de algemas, e o ato foi devidamente comunicado à companheira do preso, conforme preceitua a legislação vigente.

A Polícia Civil de Pernambuco reafirma seu compromisso com a localização e captura de foragidos da Justiça, fortalecendo o enfrentamento à criminalidade e garantindo o cumprimento das decisões judiciais, especialmente em crimes de grave violação à dignidade da pessoa humana.


Fonte/ Foto - Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC/ Araripina

CHAPADA DO ARARIPE - EQUIPES DO ICMBio ESTÃO REALIZANDO OPERAÇÕES E AUTUANDO QUEM COMETE CRIMES AMBIENTAIS


O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade) está realizando operações na área da Chapada do Araripe, autuando pessoas que cometem crimes ambientais, como: criação de animais silvestres, desmatamento sem autorização das autoridades competentes e outros crimes contra fauna e flora dessa região. A Patrulha Ambiental Itinerante, parceira do ICMBio, parabeniza essas equipes que diuturnamente colaboram com a proteção de nossa biodiversidade.
Por Fredson Paiva
Fonte/ Fotos – Patrulha Ambiental

CAPTURADO - POLÍCIA CIVIL DE ARARIPINA PRENDE EM JUAZEIRO DA BAHIA, HOMEM QUE MATOU OUTRO A FACADAS NO RESIDENCIAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Uma operação conjunta entre a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA) resultou, nesta semana, na prisão de um foragido da Justiça acusado de homicídio consumado no Sertão pernambucano. A ação envolveu a Equipe de Capturas Malhas da Lei da 24ª Delegacia Seccional de Araripina, o Grupo GATTI-Norte.

Após intenso trabalho de campo iniciado no dia 8 de dezembro, aliado à coleta minuciosa de informações, os investigadores conseguiram localizar e capturar A. J.S., conhecido como “Seu Aga”, de 72 anos. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça de Pernambuco, relacionado a um crime de homicídio ocorrido no município de Araripina.

O crime aconteceu no dia 5 de junho de 2025, no bairro Nossa Senhora da Conceição, conhecido como as Casinhas Populares do Alto da Boa Vista. Segundo as investigações, A. J. de S. é acusado de matar Adjoelson da Silva Nunes, de 37 anos, conhecido como “Mudinho”. De acordo com relatos colhidos pela polícia, a vítima teria se recusado a pagar mais bebidas alcoólicas ao acusado, que, irritado, teria desferido cerca de dez a onze golpes de faca peixeira. Adjoelson não resistiu aos ferimentos e morreu pouco depois. Veja matéria AQUI. A investigação foi conduzida pela equipe da 24ª Delegacia de Homicídios de Araripina e já foi entregue ao judiciário.

Desde a data do crime, os investigadores da Operação Malhas da Lei passaram a monitorar os passos do suspeito e de familiares próximos, reunindo informações que levaram à sua localização. A prisão foi efetuada em um apartamento no bairro Itaberaba, na cidade de Juazeiro, no interior da Bahia.

As polícias destacam que a ação é mais um exemplo de cooperação exitosa entre forças de segurança de diferentes estados e órgãos federais. Segundo as instituições envolvidas, a integração, o compartilhamento de informações e o trabalho conjunto dos núcleos de inteligência foram fundamentais para garantir a efetividade da operação e o cumprimento do mandado judicial, reforçando o compromisso das forças policiais no combate à criminalidade e na garantia da Justiça.


Fonte/ Foto – Polícia Civil de Pernambuco/ 24ª DESEC Araripina

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

RECIFE - ATLETAS DO SERTÃO FECHAM O ANO COM O TÍTULO DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE JIU-JITSU


No último fim de semana os atletas da Academia The Brothers/Atos Jiu-Jitsu Maycon Silva, faixa preta, e Wesley Amorim, faixa azul, representaram o sertão e voltaram com medalha de ouro e de prata em suas respectivas categorias no Campeonato Pernambucano de jiu-Jitsu. A competição foi realizada em Recife e contou com a participação de centenas de atletas. Com as duas medalhas, os atletas ajudaram a equipe a ser campeã geral do Estado.
Esse último evento marcou o ano vitorioso e de muita representatividade do sertão pernambucano no esporte. Ao longo de 2025 foi Araripina, através de Wesley Amorim, ficou no lugar mais alto do pódio no Panamericano CBJJE, em Fortaleza; no Brasil Cup Jiu-Jitsu, em Petrolina; na Copa Podium, em Juazeiro do Norte, entre outras competições regionais. Além de uma conquista pessoal, os títulos demonstram a evolução e o reconhecimento do esporte na região.
Após as conquistas, Uebe Ramos, líder da The Brothers, parabenizou pessoalmente os atletas do interior pelo trabalho feito dentro e fora do tatame. Além de serem referência como competidores, eles fazem parte do Projeto Social Vencer que ministra aulas para mais de 150 crianças e adolescentes. A The Brothers/Atos Araripina fica localizada na Rua José Barreto Alencar, no primeiro andar do Rotary Clube. Os treinos acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 19h. Os interessados podem se dirigir ao local e fazerem uma aula experimental.

MARCOLÂNDIA-PI - HOMEM É PRESO APÓS ESPANCAR E AMEÇAR COMPANHEIRA COM UMA FACA NO CENTRO


Na noite da última quinta-feira 11/12, mais precisamente por volta das 20:30, a Guarnição de Serviço recebeu uma ligação de populares informando sobre uma briga de casal na Rua Isabel Araújo Ramos, área central de Marcolândia-PI. Durante o deslocamento ao local informado, os policiais se depararam com a vítima, a Senhora N.F.S., de 36 anos, natural de São Miguel do Araguaia-GO, residente no local da ocorrência, a qual solicitava ajuda policial e relatou que havia sido agredida e ameaçada com uma faca por seu companheiro, o nacional V.S.C., de 44 anos, natural de Araripina-PE, também residente na Rua Isabel Araújo Ramos, no Centro.

Diante dos fatos a polícia militar realizou diligências no intuito de localizar e prender o agressor, e momentos depois ele foi avistado e capturado, e entregou a faca usada na ameaça, a qual estava escondida na residência do casal. A polícia militar apresentou todos na Delegacia de Polícia Civil em Simões-PI para adoção das providências cabíveis, sendo ele autuado por ameaça, violência doméstica e familiar e lesão corporal.


Fonte/ Fotos – Polícia militar do Piauí/ GPM de Marcolândia

TRINDADE - IF SERTÃO PE CAMPUS OURICURI PROMOVE DIA DE CAMPO EM ABELHAS NA ASSOCIAÇÃO DOS APICULTORES


O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (NUPEA) do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio do projeto de extensão “NUPEA, Além dos Muros do Campus Ouricuri” , vai promover, a partir das 8h30 da manhã da próxima quarta-feira, 17 de dezembro, o Dia de Campo em Abelhas, que será realizado na sede Associação dos Apicultores do Município de Trindade (Assamut), localizada na Lagoa do Espírito Santo.

O evento vai abordar temas como Apicultura (criação de abelhas Apis mellifera / com ferrão), Meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), Abelhas Solitárias, Educação Ambiental, Alimentação Saudável e Segurança Alimentar. A ação na Assamut é parte da missão do NUPEA de expandir a pesquisa e a extensão, com aplicação do conhecimento científico na realidade da região do Sertão do Araripe de Pernambuco.

ARARIPINA - VEM AÍ O ÚLTIMO CAMPEONATO DE TIRO DE 2025 DO NOVO CLUBE ATAC - 2ª ETAPA - CONFIRA A DATA E PARTICIPE


PERNAMBUCO - SHOW EM QUE ZEZÉ DE CAMARGO RECEBERIA R$ 500 MIL COM VERBA FEDERAL É CANCELADO APÓS POLÊMICA


Após o Diario de Pernambuco noticiar que o cantor Zezé Di Camargo se apresentaria na Festa de Reis de São José do Egito, no Sertão de Pernambuco, com recursos do governo federal, a Prefeitura do município decidiu cancelar o show. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (15) pelo prefeito Fredson Brito, menos de 24 horas depois de o artista romper com o SBT e criticar a emissora pela participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no evento de lançamento do canal SBT News.

Em nota oficial, o prefeito afirmou que não aceita que o município seja colocado “no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja - seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área”. Segundo o gestor, a “cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores” da população local.

“Por esse motivo, e com o único objetivo de proteger São José do Egito e sua população, tomei a decisão administrativa de encerrar o contrato com o cantor Zezé Di Camargo”, diz a nota divulgada pela Prefeitura.

O comunicado reforça ainda que a cidade “não é espaço para plantar discórdias nem para alimentar falsas especulações. São José do Egito merece respeito. Merece ser lembrada pela força do seu povo, pela sua cultura e pela sua história - e assim continuará sendo”.

Entenda o caso

Zezé Di Camargo tinha uma apresentação prevista em São José do Egito, com cachê pago com recursos federais, durante a tradicional Festa de Reis do município, marcada para o dia 4 de janeiro de 2026. O valor do contrato era de R$ 500 mil.

O acordo firmado entre a Prefeitura e a produtora do artista foi realizado por meio de inexigibilidade de licitação, modalidade prevista em lei para casos específicos, com o objetivo de atender à programação da Secretaria Municipal de Cultura. No documento, consta que o pagamento do cachê seria feito com diferentes fontes de recursos, incluindo verba federal repassada ao município.

O contrato previa que o show teria duração mínima de 1h30, em praça pública, com pagamento dividido em duas parcelas de R$ 250 mil. As despesas seriam custeadas com recursos federais previstos no orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude para os exercícios de 2025 e 2026.

A repercussão do caso ganhou força após o cantor publicar, na madrugada desta segunda-feira (15), um vídeo nas redes sociais em que pediu ao SBT que não exibisse o especial de Natal gravado por ele para a emissora, previsto para ir ao ar no dia 17 de dezembro.

O posicionamento ocorreu após Zezé acompanhar a cerimônia de lançamento do SBT News, realizada na sexta-feira (12), que contou com a presença do presidente Lula, ministros do governo federal, integrantes do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades. No vídeo, o artista afirmou que o evento não reflete suas convicções pessoais e criticou o que considera uma mudança na linha editorial da emissora após a morte de Silvio Santos, fundador do SBT, em 2024.


Veja também:




Segundo Zezé, as decisões da atual gestão do canal, comandada pelas filhas do empresário, seriam diferentes daquelas que, em sua avaliação, eram defendidas por Silvio Santos. O cantor também declarou que não deseja associar sua imagem ao momento vivido pela emissora e fez críticas mais duras à linha adotada após o evento.

Em resposta, o SBT divulgou uma nota nas redes sociais, sem citar diretamente o nome do artista, afirmando que o lançamento do SBT News está alinhado a um projeto de jornalismo confiável, plural e apartidário.

Por Adelmo Lucena - Diário de Pernambuco

ARARIPINA - COLISÃO DE CARRO E MOTO NA BR-316 DEIXA MÃE E FILHO MORTOS E PAI EM ESTADO GRAVE


Por volta das 21:07 do último domingo 14/12, aconteceu um grave acidente na BR-316, altura da Serra do Caldeirão, imediações do Restaurante Boca Louca, zona rural de Araripina-PE, envolvendo uma moto Honda Biz de cor vermelha, e um veículo não identificado.

Segundo a polícia, na moto estava um casal e um filho, sendo que a mulher identificada por Cleide, de aproximadamente 25 anos morreu no local. O filho dela identificado por Ramon, de aproximadamente 10 anos, junto com o pai identificado por João, de aproximadamente 27 anos, foram socorridos em estado grave para a Upa de Araripina.

Naquela unidade de saúde, a criança não resistiu e também foi a óbito, enquanto o pai inconsciente e em estado grave, foi transferido para o Hospital Regional Fernando Bezerra na cidade de Ouricuri, onde se encontra na UTI. Ainda segundo a polícia militar, o condutor do automóvel não foi localizado. O caso foi registrado na DPC local e um Inquérito Policial foi Instaurado para apurar o fato.

Por Fredson Paiva

Fonte – Polícia Militar de Pernambuco/ 9ª CIPM/ Araripina

Foto – Reprodução Internet

ECONOMIA - SEGUNDA PARCELA DO 13º SALÁRIO DEVE SER PAGA ATÉ A PRÓXIMA SEXTA-FEIRA


A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada a 95,3 milhões de brasileiros até a próxima sexta-feira (19). A primeira foi paga até 28 de novembro, conforme a legislação.

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o salário extra injetará R$ 369,4 bilhões na economia neste ano, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Em média, cada trabalhador com carteira assinada deverá receber R$ 3.512, somadas as duas parcelas.

Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril e 8 de maio e a segunda, entre 26 de maio e 6 de junho.

Quem tem direito

Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Com isso, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.

Trabalhadores em licença-maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.


O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. A cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a um doze avos (1/12) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tributação

O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.

A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.

ARARIPINA - DIA 24/12 ACONTECE O ANIVERSÁRIO DE UM ANO DA CHÁCAR JR COM BINGO E FESTA COM FABINHO IMPERADOR


segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

BRASILEIRO ESTÁ FALANDO MENOS DE POLÍTICA NO WHATSAPP - MOSTRA ESTUDO


O compartilhamento de notícias de política está menos frequente em grupos de família, de amigos e de trabalho no WhatsApp. Além disso, mais da metade das pessoas que participam desses ambientes dizem ter medo de omitir opinião.

A constatação faz parte do estudo Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, divulgado nesta segunda-feira (15). O levantamento foi feito pelo centro independente de pesquisa InternetLab e pela Rede Conhecimento Social, instituições sem fins lucrativos.

A pesquisa identificou que mais da metade das pessoas que usam WhatsApp estão em grupos de família (54%) e de amigos (53%). Mais de um terço (38%) participam de grupos de trabalho. Apenas 6% estão em grupos de debates de política. Em pesquisa realizada em 2020, eram 10%.

Ao se debruçar sobre o conteúdo dos grupos de família, de amigos e de trabalho, os pesquisadores verificaram que, de 2021 a 2024, caiu a frequência dos que aparecem mensagens sobre política, políticos e governo.

Em 2021, 34% das pessoas diziam que o grupo de família era no qual mais apareciam esse tipo de notícias. Em 2024, eram 27%. Em relação aos grupos de amigos, a proporção caiu de 38% para 24%. Nos de trabalho, de 16% para 11%. O estudo apresenta depoimentos de alguns dos entrevistados, sem identificá-los.

“Evitamos falar sobre política. Acho que todos têm um senso autorregulador ali, e cada um tenta ter bom senso para não misturar as coisas”, relata sobre o grupo de família uma mulher de 50 anos, de São Paulo.

As informações foram coletadas de forma online com 3.113 pessoas com 16 anos ou mais, de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2024. Foram ouvidas pessoas de todas as regiões do país.

Receio de se posicionar

A pesquisa identificou que há receio em compartilhar opiniões políticas. Pouco mais da metade (56%) dos entrevistados disseram sentir medo de emitir opinião sobre política “porque o ambiente está muito agressivo”.

Foi possível mapear que essa percepção foi sentida por 63% das pessoas que se consideravam de esquerda, 66% das de centro e 61% das de direita.

“Acho que os ataques hoje estão mais acalorados. Então, às vezes você fala alguma coisa e é mais complicado, o pessoal não quer debater, na verdade, já quer ir para a briga mesmo”, conta uma mulher de 36 anos, de Pernambuco.

Os autores do estudo afirmam que se consolidaram os comportamentos para evitar conflitos nos grupos. Os dados mostram que 52% dos entrevistados se policiam cada dia mais sobre o que falam nos grupos, enquanto 50% evitam falar de política no grupo da família para fugir de brigas.

“As pessoas foram se autorregulando, e nos grupos onde sempre se discutia alguma coisa, hoje é praticamente zero. As pessoas tentam, alguém publica alguma coisa, mas é ignorado”, descreve uma entrevistada.

Cerca de dois terços (65%) dizem evitar compartilhar mensagens que possam atacar os valores de outras pessoas, segundo o levantamento. Dos respondentes, 29% já saíram de grupos onde não se sentiam à vontade para expressar opinião política. “Tive que sair, era demais, muita briga, muita discussão, propaganda política, bateção de boca”, conta uma entrevistada.

Afirmação

Mas o levantamento identifica também que 12% das pessoas compartilham algo considerado importante mesmo que possa causar desconforto em algum grupo. Dezoito por cento afirmam que, quando acreditam em uma ideia, compartilham mesmo que isso possa parecer ofensivo.

“Eu taco fogo no grupo. Gosto de assunto polêmico, gosto de falar, gosto de tacar lenha na fogueira e muitas vezes sou removida”, diz uma mulher de 26 anos de Minas Gerais.

Entre os 44% que se consideram seguros para falar sobre política no WhatsApp, são adotadas as seguintes estratégias:

30% acham que mandar mensagens de humor é um bom jeito de falar sobre política sem provocar brigas;
34% acham que é melhor falar sobre política no privado do que em grupos;
29% falam sobre política apenas em grupos com pessoas que pensam igualmente.

“Eu gosto de discutir, mas é individualmente. Eu não gosto de expor isso para todo mundo”, revela um entrevistado de 32 anos, do Espírito Santo. “É como se as pessoas já tivessem aceitado que aquele grupo é mais alinhado com uma visão política específica. Entra quem quer”, define uma mulher, de 47 anos, do Rio Grande do Norte. O estudo foi apoiado financeiramente pelo WhatsApp. De acordo com o InternetLab, a empresa não teve nenhuma ingerência sobre a pesquisa.

Amadurecimento

Uma das autoras do estudo, a diretora do InternetLab, Heloisa Massaro, constata que o WhatsApp é uma ferramenta "arraigada" no cotidiano das pessoas. Dessa forma, assim como no mundo "offline", ou seja, presencial, o assunto política faz parte das interações.

O estudo é realizado anualmente, desde o fim de 2020. De acordo com Heloisa, ao longo dos anos, as pessoas "foram desenvolvendo normas éticas próprias para lidar com essa comunicação política no aplicativo", principalmente nos grupos.

"Elas se policiam mais, relatam um amadurecimento no uso", diz a autora. "Ao longo do tempo, a gente vai observando essa ética de grupos nas relações dos aplicativos de mensagem para falar sobre política se desenvolvendo", completa.

domingo, 14 de dezembro de 2025

CINEMA - O AGENTE SECRETO VIRA A MAIOR BILHETERIA NACIONAL DE 2025


O Agente Secreto tem sido destaque no cinema brasileiro recente. Prova disso é que o longa de Kleber Mendonça Filho ultrapassou 1 milhão de ingressos vendidos e assumiu o posto de maior bilheteria nacional de 2025, conforme dados da Ancine — feito alcançado até agora apenas por outro título brasileiro: Chico Bento e a goiabeira maraviósa. O resultado ganha ainda mais peso por se tratar da primeira produção realizada fora do eixo Sul–Sudeste a atingir esse patamar de público no país.

Ambientado no Recife e protagonizado por Wagner Moura, o thriller político permanece em cartaz pela sexta semana consecutiva, com exibição em mais de 200 salas espalhadas pelo Brasil — um fôlego raro para produções nacionais. O alcance nas bilheterias acompanha a forte repercussão crítica e internacional do filme, que foi escolhido como a aposta do Brasil na disputa pelo Oscar de 2026.

Na segunda-feira (8/12), a trajetória ganhou novo impulso com três indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme de Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura. A cerimônia organizada pela Golden Globe Foundation está marcada para 11 de janeiro de 2026, em Los Angeles.


Além das indicações, O Agente Secreto também foi eleito o melhor filme do ano pela revista The Hollywood Reporter, consolidando-se como um dos títulos brasileiros de maior destaque internacional em 2025. Moura ainda figurou na lista de grandes atuações do The New York Times, bem como Tânia Maria, intérprete de dona Sebastiana, na categoria de “melhor atuação de cigarro”.

Na trama, Wagner Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que deixa São Paulo para trás após um passado violento e tenta reconstruir a vida no Recife de 1977, em pleno regime militar. A tentativa de recomeço, porém, esbarra em um ambiente de vigilância, suspeitas e ameaças constantes, que expõem os medos, conflitos e traumas de um país mergulhado na ditadura.

Além de Moura, completam o elenco nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e Alice Carvalho. A direção é de Mendonça Filho, já reconhecido internacionalmente por trabalhos como Bacurau e Aquarius. O longa estreou em Cannes, onde teve boa recepção: Moura levou o prêmio de Melhor Ator, enquanto Mendonça Filho foi laureado como Melhor Diretor. Também conquistou prêmios da crítica e do júri em Lima.

Confira as informações no Correio Braziliense.

EXAME - MORAES AUTORIZA BOLSONARO A SER SUBMETIDO A ULTRASSOM NA PRISÃO


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para realização de um exame de ultrassonografia dentro da prisão. A decisão foi proferida na noite deste sábado (13).

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista.

“Diante do exposto, autorizo a realização do exame no local onde o condenado encontra-se custodiado, nos termos requeridos pela defesa. Dê-se ciência da presente decisão à Polícia Federal. Intimem-se os advogados regularmente constituídos”, decidiu o ministro.

O pedido de autorização foi feito na última quinta-feira (11) após Moraes determinar que Bolsonaro passe por uma perícia médica oficial, que deve ser feita pela própria PF, no prazo de 15 dias.

O exame será feito pelo médico Bruno Luís Barbosa Cherulli. O profissional fará o procedimento com um equipamento portátil de ultrassom, nas regiões inguinais direita e esquerda.

A defesa disse que a medida é necessária para atualizar os exames do ex-presidente. Ao determinar a perícia, Moraes disse que os exames apresentados por Bolsonaro para pedir autorização para fazer cirurgia e cumprir prisão domiciliar são antigos.

Na terça-feira (9), os advogados de Bolsonaro afirmaram que o ex-presidente apresentou piora no estado de saúde e pediram que ele seja levado imediatamente ao Hospital DF Star, em Brasília, para passar ser submetido a cirurgia.

sábado, 13 de dezembro de 2025

MARCOLÂNDIA E CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ - COMPRE NAS LOJAS LEANDRO MÓVEIS E ELETROS E CONCORRA A PRÊMIOS NO FIM DO ANO


Já imaginou ganhar uma Smart TV de 43 polegadas, uma Air Fryer ou um Smartphone Redimi de 128 gigas? É mais fácil do que você imagina, é só comprar qualquer produto de qualquer valor ou pagar a sua prestação na Leandro Móveis e Eletros. É isso mesmo, comprou ou pagou já ganha cupons, preencha, coloque na urna e aguarde o sorteio no final do ano. Tá esperando o quê? Vá agora mesmo às lojas Leandro Móveis e Eletros, comprar ou pagar, para participar do sorteio da TV, da Air fryer e do celular. Leandro Móveis e Eletros, mais promoções, preços baixos, prêmios e facilidades o ano todo. Matriz Marcolândia, filial Caldeirão Grande do Piauí.

IMUNIZAÇÃO - SAÚDE LIBERA MOSQUITOS ESTÉREIS PARA FREAR REPRODUÇÃO DO AEDES


O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município de Pesqueira (PE). Em nota, a pasta informou que já foram soltos 50 mil insetos com o objetivo de fortalecer o controle de arboviroses na região.

“A estratégia impede que os mosquitos, ao acasalarem com as fêmeas, produzam descendentes, contribuindo para a redução gradual da população do vetor e da transmissão de vírus”, detalhou o comunicado.

De acordo com o ministério, a ação marca o início da aplicação da Técnica do Inseto Estéril por Irradiação (TIE) em territórios indígenas. Para as próximas fases, está prevista a liberação semanal de mais de 200 mil mosquitos estéreis.

Além da aldeia Cimbres, a tecnologia será implantada também no território Guarita, em Tenente Portela (RS), e em áreas indígenas de Porto Seguro (BA) e de Itamaraju (BA).

O investimento inicial é de R$ 1,5 milhão, contemplando produção, logística e monitoramento da estratégia.

Ainda segundo a pasta, a continuidade e a expansão das ações vão depender dos resultados alcançados e da avaliação técnica das equipes envolvidas. Os dados vão permitir analisar o impacto na redução de casos de dengue, Zika e chikungunya.

Entenda

A Técnica do Inseto Estéril utiliza a própria espécie para reduzir a população de Aedes aegypti. Em laboratório, os mosquitos machos são esterilizados por radiação ionizante, tornando-se incapazes de gerar descendentes, e são posteriormente liberados em grande quantidade nas chamadas áreas-alvo.

Ao acasalarem com as fêmeas, os machos não produzem filhotes, levando à diminuição progressiva da população de vetores de arboviroses.

“Por não empregar inseticidas e não oferecer riscos à saúde ou ao meio ambiente, a técnica é indicada para territórios indígenas situados em áreas de preservação e florestas, onde o uso de produtos químicos é restrito ou proibido”, destacou o ministério.