O Conselho Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), por meio da sua Unidade Regional Sertão do Araripe, realizou na última quinta-feira (20), a primeira reunião do ano para debater assuntos de interesse da indústria regional e planejar as ações de 2025. Na abertura do ano, o convidado dos conselheiros foi o prefeito de Araripina, Evilásio Mateus.
Durante a reunião do conselho, os empresários abordaram temáticas que buscaram o desenvolvimento da indústria e, também, assistiram a apresentações sobre as atividades do Sistema FIEPE e de entidades parceiras, sendo um momento de união e debate de ideias entre diversos setores industriais.
No encontro de abertura do ano, os conselheiros questionaram ao prefeito de Araripina quais ações estão planejadas e colocaram-se à disposição para contribuir com a administração municipal ofertando um espaço fixo para a equipe de secretários durante os encontros da FIEPE que acontecem mensalmente.
O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, afirmou que sua gestão deseja contribuir com a indústria local através da requalificação do Distrito Industrial levando mais ações de infraestrutura com investimentos na iluminação e manutenção das vias e, também, na duplicação da PE-615 do trecho da Lagoinha até a BR-316 que atenderá o setor industrial.
Ele afirmou que dará total incentivo para a instalação do novo distrito industrial de Araripina bem como, em breve, irá participar do anúncio de investimentos privados no setor agrícola que gerará novos postos de trabalho em áreas como técnicos agrícolas e operadores de máquinas.
“O setor industrial de Araripina é muito forte na geração de emprego e desenvolvimento social e econômico. Temos o polo gesseiro como destaque e novas economias estão em ascensão como o belíssimo exemplo da QBombom que leva o nome de Araripina para vários estados do Nordeste. Um outro mercado que está se formando na cidade é o agronegócio. Muito em breve teremos ótimas notícias que vão gerar mais emprego para os araripinenses”, afirmou o prefeito.
Também durante a reunião foram apresentados os resultados iniciais e as atividades que serão realizadas pelo programa Agenda.Tech na região do Araripe. Iniciado em 2024, com conclusão prevista para agosto deste ano, o programa tem como foco mapear a distribuição, as capacidades produtivas e as características das indústrias de gesso em Pernambuco, subsidiando estratégias de desenvolvimento e políticas setoriais.
A coordenadora de Inovação e Tecnologia do SENAI-PE, Andreza Pyrrho, afirmou que as perspectivas do Agenda.Tech para a região do Araripe este ano consistem na elaboração do projeto de avaliação do sistema construtivo do gesso e a capacitação e implementação da trilha BIM (Building Information Modeling) do setor gesseiro.
A reunião do Conselho Empresarial também contou com a presença dos representantes do Grupo Villela – uma fincare que atua no segmento de gestão tributária empresarial e restituição tributária, de representantes do SESI, SENAI, SEBRAE, Prefeitura de Araripina e SINDUSGESSO.
Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.
Crédito fotográfico: Jayne Soares / PMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário