A quarta pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN), divulgada neste sábado (27), mostra pela primeira vez o candidato Fernando Bezerra Coelho (PSB) à frente do adversário João Paulo (PT). O socialista cresceu sete pontos percentuais, atingindo 32% das intenções de voto. Já o petista detém 30% dos votos. A situação é de empate técnico, se levado em consideração que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A oito dias das eleições, a quantidade de entrevistados que decidiram pelos votos brancos, nulos e de pessoas que não souberam ou não responderam ainda é elevada e corresponde a 37%.
A candidata do PSTU, Simone Fontana, e a do PSOL, Albanise Pires, aparecem, cada uma, com 1% da preferência do eleitorado entrevistado. Oxis não pontuou.
No levantamento anterior, divulgado no último dia 11 de setembro, João Paulo tinha 29% das intenções de voto e FBC, 25%.
Um dos coordenadores da pesquisa, o economista Maurício Romão, explica que o maior desafio dos candidatos nesta reta final é disputar o voto dos eleitores da capital e do Grande Recife, fatia que corresponde a 43% do eleitorado do Estado.
Na capital, a popularidade do ex-prefeito do Recife João Paulo ainda é forte entre o eleitorado. Ele lidera com 35% das intenções de voto. O ex-ministro da Integração tem 31%.
No Grande Recife, a diferença entre os candidatos permanece pequena, são seis pontos percentuais de distância (33% a 28%).
No Sertão do Estado, reduto eleitoral de FBC, o socialista tem mais do que o dobro das intenções de voto em relação a João Paulo. No Sertão do São Francisco, região onde está localizada a cidade de Petrolina, em que FBC exerceu dois mandatos como prefeito, o ex-ministro abre uma diferença de 37%.
O ex-prefeito do Recife não consegue adentrar na região sertaneja, ao contrário do senador Armando Monteiro, que disputa uma vaga no Governo de Pernambuco.
LEIA TAMBÉM:
Notícias relacionadas
Do Blog de Jamildo
Nenhum comentário:
Postar um comentário