ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 29 de abril de 2014

ARTIGO - EM EXU, ARMANDO MONTEIRO OU PAULO CÂMARA?

As cartas já estão na mesa: De um lado o Senador do Lula e do outro o Secretário de Eduardo, de que lado você vai ficar?

Essa pergunta só será dirigida a nós eleitores em outubro quando iremos até a urna depositar nosso voto de confiança aos candidatos a deputado estadual, deputado federal, governador, senador e presidente.

Mas o jogo já começou e os bastidores da política estão a pleno vapor: de um lado os governistas capitaneados por um político inexperiente e desconhecido e sem a figura de seu mentor que está ocupado demais com seu projeto pessoal para encabeçar a campanha a sucessão estadual. De outro lado, um senador experiente, livre, leve e solto, com todas as pesquisas apontando a seu favor.

Está fácil apontar quem vai vencer a eleição? Eu diria que não! Não se pode apontar um vencedor antes do fim do jogo, e nesse caso os governistas têm todo o aparato do Estado para oferecer e dificilmente à oposição vai conseguir frear o uso da máquina em prol da candidatura do Secretário de Eduardo, muito embora tal uso seja ilegal e proibido caso o Ministério Público funcionasse como deveria.

Enfim, estamos diante de um cenário indefinido, tanto que, nem um dos candidatos têm a tão sonhada fidelidade partidária com fator preponderante em suas pré-candidaturas e já se torna quase comum, mesmo antes do jogo começar, “partidários do 40” apoiarem o “14” e “partidários do 14” apoiarem o “40”.

Inevitavelmente me vem à pergunta: E a cidade onde a eleição foi vencida por apenas um voto, como ficará? Jailson Bento é 40 (PSB) e Léo Saraiva é 14 (PTB): de que lado ambos ficarão? Ocuparão novamente o mesmo palanque? Serão fiéis a sua legenda partidária? Disputarão novamente voto a voto a preferência do eleitorado?

As respostas a essas perguntas influenciam diretamente o destino de Exu-PE que tem recebido investimentos Federais (do Governo do PT) e Estaduais (do Goverdo do PSB) graças ao fato de ambos dividirem o mesmo palanque nas eleições passadas: isso possibilitou uma vitória fácil de Eduardo e de Dilma que trouxeram vários investimentos a nossa Cidade e que chegariam independentemente de quem estivesse ocupando a cadeira de Prefeito.

Mas agora o cenário mudou! Dilma/Lula não estão com Eduardo e nem Eduardo está com Dilma/Lula: Qual será então o futuro de nossa Cidade? Continuará a receber investimentos dos Governos Estadual e Federal? Isso vai depender muito de quem os políticos do município irão apoiar e consequentemente em quem iremos votar!

Que os políticos tomem a melhor decisão, pois eu JÁ decidi e que essa discussão se estenda por todos os municípios: do litoral ao sertão para o bem da democracia e para o bem de Pernambuco!

Dr. Nasário Duarte Bento

Advogado e Militante Político

Nenhum comentário: