ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 9 de agosto de 2011

RECIFE - SECRETÁRIO APRESENTA O PROUPE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - ARARIPINA ESTÁ INCLUÍDA




O secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja, foi à Assembleia Legislativa na terça-feira (09), debateu e expor com os deputados o Programa Universidade para Todos em Pernambuco – PROUPE, durante reunião conjunta das comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Educação e Cultura, no Plenarinho III (2º andar do Anexo I da Alepe). O convite foi feito pelo líder do Governo, deputado Waldemar Borges, o deputado Raimundo Pimentel, presidente da CCLJ, e a deputada Tereza Leitão, presidente da CEC.

O Projeto de Lei que cria o Programa Universidade para Todos em Pernambuco – PROUPE está tramitando no Legislativo e destina-se a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para alunos do Ensino Superior em Autarquias Municipais, sem fins lucrativos.

O PROUPE tem como objetivo elevar o patamar da educação no Estado de Pernambuco, através da concessão de bolsas integrais e parciais a alunos de graduação nas Autarquias Municipais, residentes no Interior do Estado, de forma a incentivá-los a concluir o curso superior com qualidade para fortalecer a Rede Estadual de Ensino e a economia de todas as regiões do Estado.

O líder do Governo explicou que fez o convite ao secretário Marcelino Granja porque será a pasta de Ciência e Tecnologia a responsável por gerir o PROUPE. “A iniciativa reforça as medidas que o Governo vem tomando no sentido de fortalecer a educação pública de qualidade e acessível ao maior número de pessoas”, afirma o deputado Waldemar Borges.

Serão beneficiados com a iniciativa a grande maioria dos 19.443 estudantes matriculados, no 1º semestre de 2011, em 13 (treze) Autarquias Municipais, distribuídas em todas as micro-regiões do Estado, nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Palmares, Limoeiro, Goiana, Belo Jardim, Arcoverde, Garanhuns, Belém do São Francisco, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Os estudantes deverão comprovar vínculo de matrícula na Autarquia integrante do PROUPE e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral. Também serão beneficiários do Programa, os professores não licenciados da rede pública de ensino, que comprovem o exercício da docência e os estudantes portadores de necessidade especial.

Na reunião de terça-feira (09), foi aberta ao público e o secretário Marcelino Granja expos como vai funcionar o PROUPE, os valores, como se dará o repasse das verbas, o processo seletivo, a distribuição das bolsas, a adesão ao Programa, as obrigações e a avaliação das autarquias.

Ida Comber - Assessoria de Comunicação

2 comentários:

André Alencar disse...

Meu caro Fredson Paiva...

Venho aqui lhe informar que Araripina não está somente contemplada com as bolsas, mais que também é responsavel direta pelo projeto ter vindo a ser uma realidade, pois foi por meio de uma reinvindicação de uma comissão de alunos da FAFOPA (e digo FAFOPA) por intermédio dos integrantes do D.A. desta instituição, nas pessoas de seus diretores André Alencar e Nilo Sergio (presidente e vice presidente respectivamente) quando em sua gestão a frente desta entidade. Ainda temos o referido aluno André Alencar, recentemente eleito por voto direto, representante das 13 autarquias, junto ao conselho consultivo das ASSIESPE na formatação do projeto PROUPE. deixarei meus contatos para quaisquer esclarecimetos.

André Alencar
87 9115 3959
9932 7619
andrealencaar@hotmail.com

ps.: favor não publicar esta nota.

Anônimo disse...

absurdo!!! sabemos muito bem que quem correu atras desta bolsa foram os alunos da FACIAGRA ,que barramos o governador todas as vezes seu remora.