ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PERNAMBUCO

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

BANNER DAVID

BANNER DAVID

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

quinta-feira, 30 de março de 2017

ENTREVISTA - PREFEITA FALA DAS DIFICULDADES E PROJETO PARA AJUDAR AGRICULTORES DE SANTA CRUZ

A prefeita do município pernambucano de Santa Cruz, Eliane Soares, participou nesta quinta-feira (30) do telejornal GRTV 1º Edição. A entrevista faz parte de uma série que pretende dialogar com os gestores dos 23 municípios da área de cobertura da emissora. A gestora falou das dificuldades enfrentadas e as expectativas para o mandato.

Izabella Freitas: Como é que está a atual situação lá em Santa Cruz? Como foram esses primeiros dias durante essa nova gestão?

Eliane Soares: A gente sabe a dificuldade que os municípios se encontram hoje. Nós lá em Santa Cruz pegamos o município em uma situação não tão confortável, a cidade estava um pouco desorganizada, diferente de quando a gente deixou há quatro anos, que eu já fui prefeita, é o terceiro mandato meu. A gente deixou a cidade muito organizada e depois de quatro anos, a gente está retornando e com uma grande dificuldade. Tanto a gente pegou a cidade totalmente desorganizada, as coisas tudo fora do lugar, como também por conta da dificuldade financeira da crise, que o país de uma forma geral vem passando. Essa crise tem afetado muito, mas a gente está procurando meios de resolver. E a crise existe, mas nós vamos vencer a crise. Já começamos o nosso trabalho e sei que hoje é difícil administrar com os recursos que chegam bem menores do que há quatro anos atrás, mas com certeza a gente vai fazer um governo bom e a gente precisa estar com os pés no chão. Hoje a realidade é totalmente diferente.

Izabella Freitas: O município tinha uma grande área rural, mas com a seca que a gente vem enfrentando existe muita dificuldade dos agricultores de permanecerem vivendo da agricultura. O que o município pensa em fazer em relação a isso para melhorar a economia do município?

Eliane Soares: É verdade. Nós temos terra produtiva, temos um povo trabalhador, mas há sete anos que a seca vem assolando o nosso povo, a nossa terra. Logo que nós iniciamos a gestão, quando chegou as primeiras chuvas, que foram muito poucas, insuficientes, nós pensamos em distribuir aqueles pequenos kits de irrigação para segurar o homem do campo na Zona Rural, até porque 70% do nosso povo vive na Zona Rural. Para que esse povo não saia de Santa Cruz para vir aqui para os projetos, onde boa parte do nosso povo hoje, quando a seca castiga, corre aqui para os projetos. Ele não vem por vontade própria, ele gosta da terra que mora.

Izabella Freitas: Esses kits chegaram a ser distribuídos?

Eliane Soares: Isso é um projeto futuro que já divulgamos esse projeto e quando a chuva chegar, vai ser uma das coisas que a gente vai fazer é tirar esse projeto do papel, para que a gente possa segurar esses agricultores no nosso município. Mas vai depender da chuva.

Clique AQUI e veja a entrevista completa.

Fonte - G1 Petrolina

Nenhum comentário: