ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

ARARIPINA - PATRULHA AMBIENTAL É ACIONADA PARA CAPTURA DE COBRA

Integrante da Patrulha Ambiental foi contatado por uma família que reside em um bairro próximo ao centro da cidade (Araripina – PE), no último dia (30/01) pois, no interior de sua residência teria aparecido uma serpente e que os moradores estavam assustados e caso não conseguissem alguém para capturar o réptil, teriam que eliminá-lo. Imediatamente, o patrulheiro Jeferson Lacerda entrou em contato com o também patrulheiro Marquel Jacob e se dirigiram ao local, onde foi realizada a captura e posteriormente a soltura do animal.
Com o nome Científico: Boiruna maculata ela se alimenta de Lagartos, serpentes, aves e pequenos mamíferos, suas dimensões podem chegar até 2,50 metros. 
A cobra preta (ou muçurana como é conhecida em outras regiões) não é venenosa, e se alimenta de outras cobras, inclusive das peçonhentas, como jararaca, cascavel entre outras.
A Patrulha Ambiental alerta para alguns cuidados a serem tomados como:

- nunca andar descalço em lugares de mata fechada;
- o uso dos sapatos, botinas, botas ou perneiras deve ser obrigatório;
- sempre olhar com atenção os caminhos a percorrer;
- usar luvas nas atividades rurais e de jardinagem;
- nunca colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras.

“É importante evitar plantas como trepadeiras, muito encostadas à casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro, além de não depositar ou acumular junto à casa lixo, entulhos e material de construção e manter sempre a calçada limpa ao redor da casa.

Em caso de acidente, deve-se lavar o local da picada de preferência com água e sabão e em seguida levar a vítima ao serviço de saúde mais próximo, se possível com o animal agressor, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.“Manter a vítima deitada é muito importante para evitar que ela se movimente, para não favorecer a absorção do veneno”.

Fotos: Marquel Filho

Imagens:Google

Fonte - Patrulha Ambiental Itinerante

Nenhum comentário: