ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

SÃO PAULO - MPA ENCERRA PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL COM ATO EM DEFESA DA SOBERANIA ALIMENTAR


A Avenida Paulista foi pintada de vermelho e branco, pintou-se de povo em luta nesta sexta-feira, dia 16 de outubro. Camponeses e operários, trabalhadores das mais diversas área juntaram-se no principal centro financeiro brasileiro em defesa da Soberania Alimentar e da Petrobrás, contra o modelo do agronegócio, a exploração das empresas frigoríficas e qualquer tipo de exploração para com a Classe Trabalhadora e Camponesa.

Na data em que comemora-se o dia internacional da Alimentação Saudável, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), juntamente com demais organizações da Via Campesina, sindicatos, federações e confederações vinculados a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Levante Popular da Juventude, a Pastoral da Juventude Rural (PJR) e a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), bem como, os operários das empresas frigoríficas, somam-se nas ruas em torno do Alimento. 

“Hoje é o dia internacional do alimentação e o MPA está culminando o seu I Congresso Nacional, mas também, aproveitando para materializar a Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar na prática, na rua, na marcha”, destaca o dirigente nacional do MPA, Valter Israel da Silva. 
Siderlei de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (CONTAC), expressa seu repudio a JBS, detentora das marcas Friboi e Seara. "A empresa bonitinha da televisão, não é a empresa real dos trabalhadores do campo, nem dos trabalhadores na fábrica.

Esperamos que a população entenda porque ela vive de propaganda enganosa. Essa empresa é opressora", denuncia Oliveira.
O povo precisa decidir o que quer consumir, “queremos consumir alimentos saudáveis e não alimentos cheios de veneno. Mesmo os orgânicos que estão no supermercado e são mais caros que o comum não são confiáveis porque a partir do momento que você contamina o solo, demoram muitos anos para que a terra seja recuperada", argumenta a coordenadora nacional do Levante Popular da Juventude, Jessy Dayane Santos.
“Hoje nós estamos aqui dando o grito do Campesinato aqueles que põem o Alimento na mesa do povo brasileiro, aqueles que são renegados, que são esquecidos, nós estamos mostrando que o Campesinato está vivo e que bota

70% da comida que vai a mesa do povo trabalhador”, destaca Valter. Nós estamos aqui unindo os camponeses e operários na prática para denunciar as mazelas do atual modelo e defender o Plano Camponês, o fortalecimento da Agricultura Camponesa, o fortalecimento da Aliança Camponesa e Operária em defesa da Classe Trabalhadora, finaliza o dirigente nacional do MPA.

Por Comunicação do I Congresso Nacional do MPA.

Nenhum comentário: