ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

IF-SERTÃO - CAMPUS OURICURI PROMOVE EXPOSIÇÃO "QUESTÕES DE SOCIOLOGIA DO BRASIL"

 
O professor de Sociologia do campus Ouricuri do IF Sertão 
– PE, Juliano Varela, promove, até esta quinta-feira (22), exposição Questões de Sociologia do Brasil que foi fruto de trabalhos realizados com os alunos disciplina de Sociologia 3 ministrada pelo docente para os alunos do Ensino Médio Integrado de Agropecuária, Edificações e Informática.

Juliano Varela sugeriu aos estudantes que escolhessem questões relacionadas à realidade social brasileira e apresentarem os trabalhos em forma de áudio visual, fotografia e artes plásticas para depois ser realizada uma exposição na instituição.

Os discentes preferiram os temas Alienação Midiática, Moradores de Rua, Intolerância Religiosa, Questão Racial, Questão das Cidades, Consumismo, Feminismo e Favela. “Os alunos se esforçaram, encamparam o projeto e produziram ótimos trabalhos e é uma oportunidade para eles pesquisarem, serem inventivos e criativos”, disse o docente.
Os interessados em participar e ver a exposição podem procurar o campus Ouricuri do IF Sertão – PE na Estrada do Tamboril, sem número. Na sala 09, há uma mostra fotográfica feita pelo professor Juliano Varela com o auxílio dos servidores Adriano Neves e Santiago Lacerda em uma visita técnica aos movimentos sociais urbanos do Recife, o Coque Resiste e o Ocupe Estelita. 

Os visitantes também podem conferir o trabalho dos alunos de Agropecuária sobre a Alienação Midiática e a contribuição dada por estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com a exposição sobre o Oxum, uma comunidade Quilombola de Lagoa Grande, entre outros. Não deixe de ver a mostra fotográfica dos discentes nos corredores do campus.Participe!

SAIBA O QUE ACONTECEU NO SEGUNDO DIA DA SELIB DO CAMPUS OURICURI
Oficina de Origami e o Alpendre Físico - Cultural foram as atividades realizadas, terça-feira (20), no segundo dia da primeira Semana do Livro e da Biblioteca do campus Ouricuri do IF Sertão – PE.

O Alpendre Físico – Cultural foi ministrado pelo professor convidado Josenildo Maria de Lima e o docente João Humberto Pedroza Junior. “Trouxemos poemas para debater questões relacionadas à ciência, à religiosidade e à poesia. Também discutimos sobre questões da Física no nosso cotidiano”, disse Josenildo Lima. O aluno Hyago Lucas Lima da turma 2013.1 do Ensino Médio Integrado em Informática opinou sobre a oficina. “Foi ótimo. Fiz muitas reflexões que vai me ajudar na vida, no estudo e em casa”,contou o discente.

A oficina de Origami chamou a atenção da aluna Edenia Maria da turma 2013.1 do Ensino Médio de Informática. “É muito bom aprender uma nova técnica. Senti que fiquei muito concentrada na atividade”, declarou a estudante. O professor de educação especial e bibliotecário explica o que foi feito na oficina. “Fizemos porta-treco, flores, o suru (pássaro símbolo do Origami). Trabalhamos com a memória, coordenação motora e a criatividade dos discentes”, contou.

CONFIRA A COBERTURA DO PRIMEIRO DIA DA SELIB DO CAMPUS OURICURI‏
O campus Ouricuri do IF Sertão – PE realizou, na última segunda-feira, o primeiro dia da 1ª Semana de Livro e Biblioteca (SELIB). Pela manhã, alunas da Licenciatura em Química orientadas pela professora Venúsia Saldanha apresentaram duas esquetes: A moção tecelã de Marina Colassanti e A Não me toques de Artur Azevedo.

Após a apresentação teatral, houve a abertura da SELIB feita pelo diretor geral do campus, Jean Carlos de Alencar, e pelo coordenador de Ensino da Educação Básica, Técnica e Superior, João Batista Nunes, que representava a Direção de Ensino. “Vocês vão perceber que a semana vai consegui retratar o que é a importância da literatura nas nossas vidas até por que embora a Semana trate de Literatura e Biblioteca, ela não está apenas recheada de leitura. Teremos também apresentação artística, musical e cultural”, disse o diretor.

Um pouco depois, ocorreu a mesa redonda “Letramento Cientifico e Letramento Literário : conexões possíveis” com a doutora em Educação e Letramento pela Universidade Federal de Minas Gerais, Socorro Nunes, e o mestre em Ensino da Ciência e Matemática e autor de livros de Literatura de Cordel sobre tema relacionados à disciplina de Física, Josenildo Maria de Lima.

No período da tarde, o artista plástico, Léo Nascimento, expôs as esculturas feitas por ele e também fez uma oficina de Sensibilização pela acessibilidade. Por fim, o docente Ricardo Macedo , integrante do Projeto de Extensão Os choros do Rei do Baião, fez uma belíssima apresentação musical e a noite se encerrou com o lançamento dos livros “Miragem” e “Meu Samba” de Socorro Nunes e “Coisas” do poeta ouricuriense Pedro Américo,apresentado e mediado pelo jornalista e crítico literário, Thiago Corrêa, que está morando em Ouricuri. 

Da ASCOM IF-Sertão Campus Ouricuri

Nenhum comentário: