ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ARARIPINA - SÍTIO RIACHO FUNDO - NÚCLEO DE JOVENS É REFERÊNCIA PARA COMUNIDADES RURAIS


Criado no ano passado, com o incentivo do Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), através do Projeto Escola das Águas, o Núcleo de Jovens da Associação de Produtores do Sítio Riacho Fundo, tem boas histórias pra contar. Durante o curso oferecido pelo projeto, os jovens do Sítio Riacho Fundo, no município de Araripina, perceberam a necessidade de se unir para melhorar a qualidade de vida na comunidade. A ideia era formar um grupo na perspectiva de desenvolver trabalhos comunitários, por meio de atividades que possibilitassem geração de renda e sustentabilidade.

O núcleo do Sítio Riacho Fundo realiza reuniões ordinárias mensais e estes jovens são procurados por outros e também por presidentes de associações, para relatar a experiência do grupo em organização social. Durante as reuniões é reforçada a importância do associativismo. “Nesses momentos, jovens de outras comunidades, além de conhecerem melhor o trabalho do núcleo, também percebem as estratégias que são utilizadas e que contribuem para sensibilizar e atrair os/as jovens filhos/as de agricultores/as familiares que fazem parte de associações rurais”, explica a técnica de campo do Chapada, Keilla Noronha.

A importância do projeto

De acordo com Jonas Deyvid, presidente do Núcleo de Jovens da Associação de Produtores do Sítio Riacho Fundo, o interesse em criar um grupo era compartilhado com seu primo Hênio Charlles. “Na verdade nós já tínhamos a vontade de nos organizar enquanto jovens agricultores/as familiares rurais, mas foi durante o Projeto Escola das Águas que pudemos conhecer outros jovens com os mesmos objetivos e assim tivemos a oportunidade de concretizar esse antigo sonho”, explica Jonas.

Para o jovem concluinte do curso no ano passado, Eduardo Rodrigues, foi a partir do Projeto Escola das Águas, que ele teve a oportunidade de conhecer os jovens que atualmente compõem o grupo do Riacho Fundo. “Hoje eu consigo perceber a importância da união, de ser representado por um grupo. Se não fosse o projeto, eu não estaria aqui”, complementa.

Nas atividades realizadas pelo projeto é destacada a importância dos/as jovens envolvidos/as se organizarem de maneira coletiva. Na maioria das vezes, eles e elas se engajam em atividades de associações de produtores/as, agricultores/as ou de moradores/as, já que nestes espaços existem muitas possibilidades e as participações são diversificadas.

O Projeto Escola das Águas funciona como um sistema de formação de jovens, com o propósito de transformá-los profissionais habilitados em construção de tecnologias hídricas voltadas para agricultura familiar. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), em parceria com o Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga) e Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), tem o patrocínio da Petrobras e Governo Federal e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão).

Da ASCOM/ CHAPADA

Nenhum comentário: