ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PERNAMBUCO - DENGUE JÁ MATOU SEIS PESSOAS ESTE ANO


Pernambuco atingiu a marca de seis mortes causadas por dengue este ano. Ontem quinta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou boletim informando a confirmação de que uma mulher de 46 anos, moradora de Paulista, no Grande Recife, morta em 26 de junho, foi vítima da doença. O caso revelado ontem alimenta as estatísticas de contágios em 2010, que já estão 513,7% superiores em relação ao ano passado. Exames vão confirmar se outras 38 mortes também ocorreram por causa de dengue.

Até agora, 9.726 casos de dengue foram confirmados e quase 30 mil estão sendo investigados. No mesmo período de 2009, o número de casos registrados chegou a 6.409 e 1.381 receberam a confirmação em laboratório. Em 2008 inteiro, foram 41.072 casos notificados e 12 óbitos.

Recife lidera a lista de municípios com maior número de notificações: 8.823. Em seguida, aparecem Caruaru, no Agreste (5.829), Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife (2.650), Salgueiro (1.944) e Petrolina (1.833), no Sertão, Paulista (1.332), Cabo de Santo Agostinho (1.172) e Moreno (1.005), também no Grande Recife, Ouricuri (668), no Sertão, e Olinda (591), Grande Recife. Juntos, concentram 64,80% das pessoas supostamente infectadas em Pernambuco. A versão hemorrágica da dengue já atingiu 53 pessoas e quase 200 casos aguardam confirmação. Em 2009, foram 20 suspeitas e cinco confirmações.

A gerente de controle de zoonoses da SES, Nara Arruda, explica que diversos fatores colaboram para o aumento significativo no número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue. Um dele é o fator climático. “Este ano, esse período de chuvas está tendo muitos intervalos, com dias de altas temperaturas. Então, o mosquito tem tudo o que ele quer para se reproduzir: água acumulada e calor”, explica.

Além disso, o retorno do tipo 1 do vírus ao ciclo de contágio pegou muita gente desprevenida. “Não tínhamos registro desse vírus 1 desde a década de 90. Inclusive, é por isso que tantas crianças estão sendo contaminadas, porque não possuem proteção contra ele”.

A preocupação, agora, é com o tipo 4 do vírus, que foi registrado, pela primeira vez, em Roraima, no início do mês. “Aqui, ninguém nunca foi exposto a ele. Então, a possibilidade de todos terem dengue novamente é muito grande, se esse vírus se espalhar”, alertou.

CÂNCER - Também nessa quinta, a SES começou a receber os dados sobre a ampliação da atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento de câncer em Pernambuco. Os detalhes serão divulgados hoje, mas já se sabe que o estado receberá reforço de R$ 20 milhões anuais no orçamento e terá a tabela de valores pagos pelos serviços reajustada.

Fonte - JC OnLine

Nenhum comentário: