ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 31 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO - PATRULHA AMBIENTAL BUSCA PARCERIAS ENTRE INSTITUIÇÕES PARA TRAZER CURSO DE PALEONTOLOGIA PARA ARARIPINA

O Araripe pernambucano já foi um lago que secou durante um período longo de aridez. A prova disso são os depósitos de gipsita.
Os fósseis, via de regra, são encontrados em rochas sedimentadas havendo raríssimas exceções, e essas rochas sedimentadas são encontradas em áreas conhecidas como bacias sedimentadas, que são depressões da superfície terrestre nas quais se acumulam sedimentos. Elas são de grande importância pois, constituem uma fonte de informações sobre a evolução ambiental e ecológica do passado da Terra.
Os fosseis do Araripe são conhecidos mundialmente por representarem, de forma rara e única, antigos ecossistemas da Terra com cerca de 100 milhões de anos.
Foi com esse pensamento que a ONG Patrulha Ambiental procurou o departamento de Geologia no Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE e expôs aos paleontólogos responsáveis por aquele departamento – a Dra. Alcina Barreto e Rudah Duque, o interesse em desenvolver um trabalho de coleta desses fósseis para que, em um futuro próximo, possa ser implantado o tão sonhado museu de paleontologia na cidade de Araripina – PE.
Na visita ao centro de Tecnologia e Ciências, a Dra Alcina Barreto se comprometeu em entrar em contato com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para saber se a ONG Patrulha Ambiental Itinerante poderia ser a responsável pela coleta dos fósseis. A resposta foi a seguinte: “A entidade não governamental pode realizar a coleta de fósseis, ressaltando que a autorização de coleta será concedida somente para pessoa física que comprove sua expertise para a realização da atividade, ou seja, possua formação em Geologia ou, no caso de outra formação profissional, ter pós-graduação (concluída ou em curso) na área da Paleontologia”.
Embora a ONG tenha interesse no trabalho de preservação da história e patrimônio, pois, os fósseis fazem parte da identidade do lugar em que eles são encontrados e por isso são considerados por leis brasileiras como “Patrimônio Cultural e Natural da Nação”, infelizmente ainda não temos, na equipe, profissionais com a formação exigida.
Em busca de alternativas que solucionem a lacuna, foi marcada uma reunião com a Diretora da AEDA, a Sra. Rosa Maria, onde foram expostas todas as soluções (dentro do possível) para sanar tal obstáculo e ceder as dependências da Faculdade para trazer o curso ou especialização na área de paleontologia. 
Estiveram presentes na reunião a Diretora da AEDA - a Sra. Rosa Maria, a Sra. Graças Jaques, Marquel Jacob (Patrulha Ambiental), representantes da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, e a professora Helena Deiva (sobrinha do Professor Vicente, grande conhecedor e pesquisador de fósseis). 

Fonte: Tesouros do Araripe
Fonte: A paleontologia e os fosseis do ARARIPE PERNAMBUCANO
Imagens: Google
Imagem: DNPM
Fotos: Patrulha Ambiental

Nenhum comentário: