ARARIPINA

ARARIPINA

GOVERNO PE

FLOCÃO NOVO MILHO

ALIANÇA

SQS

SQS

BANNER DAVID

BANNER DAVID

HMSM 50 ANOS

HMSM 50 ANOS

O BLOG NO FACEBOOK

terça-feira, 1 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO - ALUNO PETROLINENSE QUE ENSINA A MÃE A LER VENCE ETAPA REGIONAL DO CONCURSO DE LEITURA

 
Klebson Barbosa emocionou muita gente com sua postura. Apaixonado por literatura, o aluno de oito anos de idade da Escola Municipal Luiza de Castro, no bairro João Deus, em Petrolina, ensina a mãe, a dona de casa Francisca Barbosa, a ler. Sua história foi contada pela rádio, TV e sites de todo o Estado.

Lendo um texto de Luiz Fernando Verissimo, Klebson ganhou a etapa local de um concurso de leitura, onde mais de quatro mil alunos concorreram, e se tornou o melhor aluno-leitor do ano em Petrolina. Na última segunda-feira (31), representou a cidade na etapa regional, em Salgueiro, Sertão do Estado, e, mais uma vez, foi vitorioso.
Klebson foi um dos três selecionados, entre os 20 concorrentes, e vai viajar, pela primeira vez, a capital do Estado, Recife, para representar a cidade na etapa final no dia 05 de outubro. “Estou bastante animado e um pouco ansioso, mas confiante. Vou representar bem nossa Petrolina”, comentou o aluno. “(...) Vou conhecer o mar pela primeira vez!”, festejou.

A vitória foi comemorada com muita emoção. Após o resultado, o aluno celebrou junto com sua mãe. Emocionada, Francisca Barbosa, que tem seu filho como grande incentivador do seu processo de aprendizagem - e também é aluna da Escola Luiza de Castro, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) -, não conteve as lágrimas. “Meu filho é meu orgulho, estou muito feliz! Ele é meu amigo, companheiro e professor. Aprendemos muito juntos”.

“A história de Klebson é muito bonita, gratificante, renova nossas forças e nos motiva a continuar trabalhando por uma educação de excelência e por uma cidade alfabetizadora para todos os alunos da Rede, como é a orientação do prefeito Miguel Coelho”, comenta Maéve Melo, secretária de Educação do Município.
Klebson recebeu, pela vitória local, um tablet, prêmio concedido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), organizadora do concurso, e ganhará um notebook, pela vitória regional. Caso esteja entre os vencedores na final, o aluno será premiado com um final de semana em um resort no litoral, junto com a professora, gestora e secretária de educação do Município.

O aluno esteve em Salgueiro acompanhado de sua mãe, da diretora de Ensino de Petrolina, Joelma Reis, e da diretora da Escola, Rosângela Amorim Torres.

*7º Concurso Ler Bem*

Criado em 2011 pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores, o Projeto Aspa de Incentivo à Leitura envolve uma saudável disputa entre alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental para ver quem ler melhor, seguindo critérios específicos da comunicação oral. Os estudantes são avaliados por uma comissão julgadora que atribui notas aos candidatos após analisar os seguintes aspectos: entonação da voz, espontaneidade na leitura e pausas determinadas pela pontuação. A edição 2017 do Concurso Ler Bem conta com a participação de 100 municípios de Pernambuco.

Da ASCOM

Nenhum comentário: