ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 28 de abril de 2017

PETROLINA - GUARDA CIVIL MUNICIPAL COMEMORA 23 ANOS

Os 120 Guardas Civis Municipais de Petrolina estão em festa. É que nesta sexta-feira (28) está sendo comemorado o 23º aniversário da corporação. Por isso, o efetivo de folga se reuniu no Clube do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) para celebrar a passagem de mais um ano de existência da instituição, que foi criada em 27 de abril de 1994. Na programação, o tradicional jogo de futebol entre os times Papa Sol e Papa Sereno, churrasco, bolo e muita alegria na hora de cantar os parabéns.

PIONEIRISMO E CONQUISTAS

O dia 27 de abril tem um gostinho especial para aqueles que integram as forças de segurança pública no município. É que foi nesta data, ainda no ano de 1994, durante a primeira gestão do ex-prefeito e atual senador Fernando Bezerra Coelho, que foi criada a Guarda Civil Municipal de Petrolina (GCM). De lá pra cá, a “Força Azul”, carinhoso apelido dado por causa do fardamento marinho, construiu uma história de pioneirismo e conquistas. 

Em 2001, o então secretário de Defesa Social Marcus Vinicius Castello Branco, regulamentou a GCM com leis e estrutura organizacional próprias. Já em 2004, foi estabelecido o projeto social Guarda Mirim, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Depois, em 2009, a Guarda Civil Municipal de Petrolina se tornou a primeira do Nordeste a conseguir o porte de arma de fogo, através de convênio com a Polícia Federal. A sede própria, localizada na Avenida Senador Darci Ribeiro, no centro da cidade, veio em 2014. Naquele mesmo ano, a Lei Federal 13.022/14, ampliou a área de atuação da GCM, de modo a fazer parte, de fato e de direito, da política de segurança pública do município. 

Finalmente, em 2015, através do programa Crack É Possível Vencer, do Governo Federal, novas viaturas e armas não-letais foram incorporadas à estrutura da GCM. Hoje, a Guarda integra um importante papel na secretaria-executiva de Segurança Pública, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Petrolina (SEDURBS). O trabalho atua em várias frentes, como segurança patrimonial, escolar, de eventos, Defesa Civil e apoio às ações das secretarias do município. Ao longo desses anos, foram muitos os cursos de capacitação e aperfeiçoamento, enquanto que o sentimento da tropa foi um só: oferecer sempre o melhor para servir à população petrolinense. E de acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, esse mesmo compromisso é que vai guiar os trabalhos da corporação em um novo tempo. 

“Me orgulho muito em fazer parte da história de luta, superação, dedicação e serviço à população escrita pela Guarda em Petrolina. Todas as conquistas só reforçam a nossa responsabilidade em garantir o bem-estar das pessoas da nossa querida cidade. Vamos trabalhar para que esse comprometimento, comum a todo o efetivo, possa se estender por muitos anos ainda”, projeta Diniz. 

Da ASCOM 

Nenhum comentário: