ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

terça-feira, 4 de setembro de 2012

EDUCAÇÃO - ARILSON CONQUISTA ARARIPINA E PODE RECEBER A CHANCE DE MUDAR DE VIDA


Você já conheceu a história de Arílson. O garoto que, encravado no sertão do Araripe, equilibrando-se com dificuldade na linha da pobreza, exibe conhecimento acima da média. Já sabe, através da matéria do nosso site e da programação da TV Jornal, que ele não tem computador, pegou muito de seus livros do lixeiro e que – a despeito disso tudo- tem um potencial fora do comum.

O garoto de 15 anos é um sucesso na cidade. Depois das matérias produzidas pelo Sistema Jornal do Commercio, as novidades não param na vida dele. “Já apareceram dois empresários que se disponibilizaram passagens para ele ir a Recife”, diz o pai José Hamilton , segundo quem um dos maiores sonhos do menino é ver o mar e, pasmem, escrever poesias inspiradas pelo vaivém das ondas.

Mas a visibilidade do garoto não se restringiu apenas ao município. Pelo contrário, exatrapolou-o. O secretário executivo da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo, Gilberto Pimentel, lhe foi apresentado. Não deu outra: encantou-se com o eloquente Arílson. Visivelmente emocionado, garantiu que irá ajudá-lo. “De todas as cidades que visitamos, sem dúvida esse é o momento mais interessante. Ele (Arílson) representa o espírito com que a gente veio para o Seminário Regional. A ‘descoberta’ desse garoto renova nossa energia e mostra que a iniciativa foi um gol de placa”, explicou.

Mas não é só isso. “A gente vai pensar em maneiras de ajudá-lo. Já surgiram algumas ideias, entre elas levá-lo para o Recife para assistir à partida da Seleção contra a China, no Recife, no próximo dia 10, e de levá-lo para alguns seminários para bater papo com a garotada das outras cidades sobre Copa do Mundo. Além disso, não podemos prometer nada nesse sentido, mas irei falar com a Secretaria das Cidades para tentar uma casa para ele e um computador, através da secretaria da educação”, diz Pimentel. Para Arílson, a vida parece que vai melhorar.

O conhecimento puro que o garoto exibiu abriu-lhe portas que, ao que tudo indica, não serão desperdiçadas. Talvez seja essa a grande oportunidade de seu potencial decolar. Ainda processando todas as informações e novidades, o garoto permitiu-se falar como o jovem que ainda é. “Estou muito feliz por tudo isso. Quero aproveitar a oportunidade para ajudar minha família e conhecer o Recife”.

Do NE10/Blog do Martinho Filho/Blog do Fredson

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu torço muito por esse garoto, sem querer desmerecer Araripina, mas esse garoto tem muito potêncial para ser disperdiçado aqui nas condições atuais em que vive. Boa sorte Arilson. Cresça, seja alguém na vida mas nunca perca a humildade.