ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CIDADANIA - PREFEITO VALDEIR BATISTA INAUGURA UNIDADE DO CAPS EM ARARIPINA


Na última segunda-feira dia 31/03/08, o Prefeito Valdeir Batista em companhia de secretários inaugurou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, um serviço gratuito oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, atendendo usuários adultos de ambos os sexos portadores de transtornos mentais.
O CAPS possui uma equipe com vários profissionais: Médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, artesão(arte/educador), auxiliar de enfermagem dentre outros.
O CAPS é para pessoas que, por uma situação de sofrimento intenso, começaram a apresentar comportamentos diferentes de sua forma habitual de ser, com dificuldades no relacionamento familiar e social e em realizar as atividades da vida diária(trabalho, escola e outros). É popularmente apontado como doença dos nervos. A pessoa começa a queixar-se de insônia, impaciência, agonia, aperreio, desânimo, tristeza, choro com freqüência, isolamento, etc.
O CAPS atende pessoas encaminhadas por hospitais, unidades de saúde da família, unidades ambulatoriais, além das que chegam ao serviço espontaneamente.
O CAPS ainda oferece acolhimento e tratamento as pessoas em crise, atividades terapêuticas(individual e em grupo), visitas domiciliares e ações junto à família, atividades extensas(passeios, caminhadas, entre outros), oficinas de reabilitação com atividades culturais, esportivas e de outra natureza,
reuniões, programa terapêutico intensivo, semi-intensivo ou não intensivo e grupo de relaxamento. Segundo o CAPS, ter saúde mental significa ter pensamentos,
atitudes e sentimentos positivos sobre você mesmo e os outros ao seu redor. Por isso, procure guardar um tempo para ser feliz. Cuide de seu lazer, caminhe, dance, passeie, encontre quem você gosta. Fazer as coisas que lhe fazem bem é o melhor caminho para o equilíbrio.
Todos tem problemas como stresse, medo, angústia, solidão. Se acontecer com você, procure alguém com que possa conversar e tente mudar o que lhe faz mal. Mas se ainda assim o seu sofrimento for muito intenso, peça ajuda a um profissional de saúde, seja nas Unidades de Saúde da Família,
nos Centros de Saúde ou nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, localizado em Araripina no Centro. Faz parte da equipe técnica a Psicóloga Dra. Silvana Virgínia Rolim de Figueiredo(Coordenadora de Saúde Mental do Município), a Fisioterapeuta Leiliane de Souza Vieira, a Assistente Social, Dra. Sabrina Moura Delmondes e o Enfermeiro Marinaldo Lacerda Honorato Filho.
Segundo o Prefeito Valdeir Batista, essa é mais uma ação da Prefeitura Municipal em benefício de todos, principalmente as classes mais pobres.

Nenhum comentário: